segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Os longas animados dos estúdios Disney parte 1: O início de tudo


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma sequência de postagens especiais do Canil do Beagle. Dessa vez resolvi abordar um pouco sobre os longas animados da Disney que marcaram gerações de fãs, desde 1937 até os dias de hoje, portanto preparem-se para uma viagem nostálgica.

personagens que marcaram gerações

UM INÍCIO ESPETACULAR:

    Como todo grande império, os estúdios Disney começaram de maneira tímida, fundada por Walt Disney no começo da década de 1920, produzindo o primeiro desenho animado sonorizado em 1928 chamado: Steam Boat Willie, que apresentou ao mundo Mickey Mouse.

 e tudo começou com um rato

     Depois disso, Disney teve uma ideia considerada absurda para época: produzir o primeiro longa metragem animado da história, a primeira opção foi A Rainha da Neve do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, porém o produtor mudou de escolha e decidiu levar para as telas a história de Branca de Neve dos Irmãos Grimm. Lançado em 1937, o desenho foi um marco revolucionário na industria do cinema,alçando Disney ao panteão das lendas cinematográficas.
    Após o sucesso, outros contos foram adaptados para o cinema assim como histórias originais que estabeleceram os estúdios Disney como o mais importante no ramo das animações..

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES  (1937):


SINOPSE:

    Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta,  a menina encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve, continua viva, a Bruxa Má, disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve, caia em um sono profundo por toda a eternidade.

OPINIÃO:

    O primeiro longa de animação da história é um verdadeiro espetáculo, mesmo passados 81 anos do seu lançamento, Branca de Neve e os Sete Anões impressiona pela beleza e fluidez da animação cheia de detalhes espetaculares. O Maior destaque vai para os Sete Anões que protagonizam as cenas mais engraçadas do longa

PINÓQUIO (1940):


SINOPSE:

    O marceneiro Geppetto vê uma estrela cadente e deseja que o boneco que acabou de criar, Pinóquio, torne-se um menino de verdade. A Fada Azul concede o seu desejo e pede ao grilo falante  para servir como a consciência do menino de madeira.

OPINIÃO:

    O segundo longa animado da Disney que conta a história do boneco de madeira que queria ser gente é tão espetacular quanto o primeiro, com cenas emocionantes e engraçadas.O Grilo Falante e as cenas em que o nariz de Pinóquio cresce cada vez que ele conta uma mentira são as mais lembradas.

FANTASIA (1940):


SINOPSE:

    Lançado em 1940, o filme representa o mais ousado experimento da Disney até hoje, pois mistura imagens de animação com música clássica. O que começou como um veículo para melhorar a carreira de Mickey Mouse deu origem a um longa-metragem que permanece único na história da animação.

OPINIÃO:

     Muito a frente de seu tempo, Fantasia foi muito mal recebido na época, composto por oito cenas de animação mescladas com obras de musica clássica, o longa só passou a ser reconhecido como uma obra prima a partir da década de 1960, quando foi redescoberto pelos fãs. Um dos maiores destaques é a sequência: O Aprendiz de Feiticeiro, estrelado por Mickey Mouse, esse segmento estabeleceu definitivamente a fama do camundongo no imaginário popular.

DUMBO (1941):


SINOPSE:

     Dumbo é um bebê elefante que nasceu com orelhas enormes e com a ajuda de Timóteo, um simpático ratinho, vai se transformar na principal atração de um circo. Usando suas orelhas, ele faz o que nenhum outro elefante conseguiu: voar!

OPINIÃO:

     O maior sucesso de bilheteria dessa fase, Dumbo foi inicialmente pensado como um curta-metragem, porém Disney, visionário como sempre, viu potencial na história do elefantinho que podia voar e acertou em cheio mais uma vez. O destaque fica por conta das espetaculares cenas do circo e a famosa sequência da alucinação de Dumbo.

BAMBI (1942):


SINOPSE:

     Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta", pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi, cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

OPINIÃO:

     É um dos maiores desenhos da história do estúdio, os desenhistas da Disney foram enviados a zoológicos para entenderem como os animais se comportam. As cenas na floresta são majestosas, assim como a morte da mãe de Bambi, uma das mais tristes da história do cinema.

    No ano de 1942, os Estados Unidos estavam lutando na segunda Guerra Mundial e por isso, Bambi não fez o sucesso esperado  e pra completar os recursos das indústrias estavam voltados para o conflito. Até os estúdios Disney começaram a fazer animações de propaganda para o exército, para economizar os custos e não encerrar suas atividades, Walt Disney passou a investir em curtas-metragens ao longo do período.
    Bem é isso ai pessoal, espero que tenha gostado de conhecer esses primeiros clássicos da Disney e na próxima parte do especial iremos conhecer os curtas-metragens do estúdio e um Papagaio muito importante para os brasileiros, até lá!







Nenhum comentário:

Postar um comentário