sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Os longas animados da Disney parte 7: As Princesas Empoderadas


       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a última parte do especial sobre os longas animados da Disney. Nessa postagem, iremos ver como a empresa se reergue novamente de um período criativo fraco e o surgimento de uma nova geração de princesas um pouco diferentes.

princesas empoderadas

 AS PRINCESAS EMPODERADAS:

      Depois de um período de animações fracas, era hora da Disney voltar a ser relevante e nada melhor do que apostar em uma nova geração de princesas, porém alinhada aos tempos modernos de empoderamento feminino, a casa do Mickey deu uma repaginada nessas novas mocinhas, que agora são: seguras, confiantes, decididas, questionadoras, aventureiras, não precisam de um príncipe para salvá-las e na verdade nem estão em busca de um amor ou como diria Elsa para sua irmã: "-Como assim você vai se casar com um cara que só beijou uma vez e nem conhece ele?". É a Disney quebrando suas próprias tradições.

 A PRINCESA E O SAPO (2009) :


    SINOPSE:

       A trabalhadora e ambiciosa, Tiana sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, o qual tinha se tornado um sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe, que agora é um sapo, tem esperanças de ser um humano novamente se Tiana beijá-lo.

OPINIÃO:

     O primeiro filme da nova safra de princesas já chega mostrando que as coisas serão diferentes agora, Tiana é mais corajosa e determinada que muitas das princesas clássicas, além disso ela não beija o sapo Naveen imediatamente, questionando o motivo do beijo. Outra mudança, é que Tiana é a primeira princesa negra da história da Disney, corrigindo o que foi feito no longa a Canção do Sul, um filme claramente racista que a casa do Mickey faz questão de esconder nos dias de hoje.

ENROLADOS (2010):


SINOPSE:

      Rapunzel, a princesa que foi raptada do castelo de seus pais quando bebê é mantida presa em uma torre e sonha com aventuras. Agora uma adolescente determinada e criativa, ela realiza uma fuga de arrepiar os cabelos com ajuda de um ousado bandido. Com o segredo de sua linhagem pesando na balança e seu captor em seu encalço, Rapunzel e seu amigo encontram aventura, emoção, humor e cabelos... muitos cabelos.

OPINIÃO:

     De todas as princesas clássicas, Rapunzel era a única que não havia sido levada para as telas pela Disney, isso foi corrigido em 2010.Mas alinhada aos novos tempos, a Rapunzel moderna é aventureira e usa seus longos cabelos para os mais variados fins, como se fossem os poderes de uma super-heroína.

MARTE PRECISA DE MÃES (2011):


SINOPSE:

       O filme conta a história do jovem Milo que tem a mãe abduzida por alienígenas e é levada para Marte. No planeta vermelho, a maior parte das crianças não tem pais e precisam ser educados pelas mães da Terra. Milo então vai para uma aventura em busca de sua mãe junto com Gribble e uma rebelde marciana, chamada Ki.

OPINIÃO:

    Apesar da história interessante, o longa é o segundo fracasso de bilheteria da Disney, muitos críticos ficaram decepcionados com o potencial do enredo sendo desperdiçado.  

 FRANKENWEENIE ( 2012):


SINOPSE:

      Victor é um garoto que tinha como companheiro inseparável, o seu cãozinho, Sparky. Após perder o amigo de quatro patas, Victor, inspirado nas suas aulas de ciência, tenta trazer Sparky à vida, uma experiência que repercutirá entre todos os seus colegas de classe, professores e movimentará a pacata cidade onde vive.

OPINIÃO:

    Essa talvez seja a mais bizarra parceria de todos os tempos: Tim Burton e Disney, mas por incrível que pareça, essa versão canina de Frankestein de Mary Shelley, deu muito certo e fez sucesso no ano de seu lançamento. Nos mesmos moldes de O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver, Frankenweenie é uma deliciosa animação Stop Motion que agrada adultos e crianças.

DETONA RALPH (2012):


SINOPSE:

      Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. 
     Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha, durante a jornada ele irá conhecer Vanelope um bug de videogame que irá mudar o seu jeito de ser.

OPINIÃO:

     Uma verdadeira homenagem os jogos de videogames e a cultura Pop, o longa conta com a participação de centenas de personagens de videogames, das mais variadas empresas: de Pac-Man a Sonic  passando por Ryu e Neffer. Detona Ralph inverte completamente os padrões com seu simpático e desastrado vilão de bom coração que quer ser herói e trás a espivitada Vanélope que não sabe sua origem como princesa.

FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE ( 2013):


SINOPSE:

    A destemida e otimista Anna sai em uma jornada épica, ao lado de Kristoff e sua leal rena Sven, para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes congelantes aprisionaram o reino de Arendelle em um inverno eterno. Encontrando condições de Everest, trolls místicos e um hilário boneco de neve chamado Olaf, Anna e Kristoff enfrentam obstáculos em uma corrida para salvar o reino.

OPINIÃO:

       Um clássico contemporâneo, a maior bilheteria da era moderna da casa do Mickey, o filme que quebrou definitivamente os padrões das princesas da Disney. Inspirado no clássico a Princesa da Neve de Hans Christian Andersen, o longa trás duas princesas as irmãs Anna e Elsa e como essa segunda lida com seus poderes congelantes.
      Apesar de ser um típico musical,com direito a grudenta Let It Go, o filme muda tudo o que conhecemos, Elsa é segura decidida e não precisa de um príncipe para salvá-la, o príncipe é o vilão da história e o beijo que vai quebrar a maldição é bem diferente que todos esperavam.

OPERAÇÃO BIG HERO( 2014):


SINOPSE:

     Na cidade high-tech de San Fransokyo, o prodígio da robótica Hiro Hamada vê a paz local ser ameaçada por forças poderosas e, acompanhado pelo robô Baymax, se une a um time de combatentes inexperientes determinados a enfrentar os inimigos e salvar o paraíso futurista da destruição.

OPINIÃO:

     É a versão Disney para as histórias de super-heróis, na verdade é levemente inspirado em uma história em quadrinho da Marvel Comics, que pertence a Disney, o longa tem as mesmas características das aventuras da turma do Homem de Ferro, com muita ação, personagens cativantes, cenas pós-créditos e até uma participação do Stan Lee.

ZOOTOPIA: ESSA CIDADE É O BICHO (2016):


SINOPSE:

      Zootopia é uma cidade diferente de tudo o que você já viu. Formada por “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia, essa metrópole abriga uma grande diversidade de animais irreverentes sempre prontos para encarar uma nova e divertida aventura. Quando Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde para desvendar um grande mistério.

OPINIÃO:

     Outro petardo da nova geração, Zootopia é muito mais que um desenho animado, por trás dos bichinhos fofinhos, o filme aborda de maneira espetacular o preconceito, racismo, machismo, xenofobia, corrupção e superação.Mostrando que podemos questionar o nosso lugar na sociedade.

MOANA: UM MAR DE AVENTURAS (2016):


SINOPSE:

     Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores, que é seu maior hobbie e, também, trabalho. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar sua família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Com a ajuda do lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada pelo mar aberto, onde vai enfrentar criaturas marinhas e descobrir antigas histórias do submundo.

OPINIÃO:

       Ao lado de Frozen, Moana é um clássico moderno da Disney que apresenta a destemida Moana de Montonui a filha de uma tribo (não uma princesa), que precisa devolver o coração de Te Fiti com a ajuda do hilário semideus Maui. Assim como suas contemporâneas, Moana é independente, questionadora, aventureira e não depende de um homem para ajudá-la no momento decisivo. Aliás a própria história de Te Fiti é uma metáfora de uma mulher que teve seu coração roubado por um homem por puro capricho.

WIFI RALPH: QUEBRANDO A INTERNET (2018):


SINOPSE:

     Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama corrida doce, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos "cidadãos da Internet" e de Yess, a alma por trás do "Buzzztube", um famoso website que dita tendências.

OPINIÃO:

     Se vocês acharam que o primeiro filme era lotado de referência prepare-se para o novo longa que irá abordar o universo da internet, com direito ao Facebook, Instagran, Twitter e o Google, além da aparição de todas as princesas juntas.

     Bem é isso ai pessoal, chegamos ao fim da última postagem de 2018, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais de cada uma dessas animações da Disney que por mais de 80 anos encantaram gerações de fãs no mundo todo. O Canil do Beagle entre de férias agora, mas retorna em 2019 com muitas postagens para os fãs de cultura Pop um Feliz Natal para todos e até o ano que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário