quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Os longas animados dos estúdios Disney parte 2: Os curtas da Segunda Guerra Mundial


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre os  longas animados dos estúdios Disney. Hoje iremos ver um pouco sobre os curtas-metragens produzidos durante o período da 2ª Guerra Mundial que deram origem ao primeiro personagem brasileiro da casa do Mickey.

this is brazil

UMA GUERRA NO MEIO DO CAMINHO:

    No começo da década de 1940, os Estados Unidos estavam lutando na 2ª Guerra Mundial, então todos os esforços econômicos estavam voltados para a frente de batalha. O próprio Walt Disney foi convocado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt como membro de uma comitiva que viajou por diversos países da América do Sul, incluindo o Brasil, em uma viagem para conseguir a simpatia desses países na luta contra o Nazismo.  

walt disney farofeiro no brasil

     Os estúdios Disney, prevendo as dificuldades do período de guerra, decidiu produzir apenas curtas-metragens, bem mais baratos e que garantiram a sobrevivência durante esse período conturbado.

ALÔ AMIGOS(1942):


SINOPSE:

     O primeiro filme composto por curtas foi Alô Amigos! Que deu origem a novos personagens Disney de latino americanos.
     O Pato Donald é um turista americano que embarca em uma incrível viagem pelo Brasil  e conhece seu primo distante: Zé carioca, um papagaio malandro que vive no Rio de Janeiro.
   Pedro é um aviãozinho que voa pelo Chile e enfrenta uma terrível tempestade, passando por maus bocados para atravessar o Monte Aconcágua.
     Em Buenos Aires, Pateta aprende a usar o equipamento de montaria e danças típicas argentinas.

OPINIÃO:

     Recheado com coloridas cenas de diversos lugares da América do Sul, o desenho se destaca pela sequência com imagens de Carnaval do Rio de Janeiro e músicas como "Aquarela do Brasil"; Alô amigos deu origem a Zé carioca o primeiro personagem brasileiro da Disney, um típico malandro da Lapa (bairro do Rio de Janeiro) da década de 1940.

VOCÊ JÁ FOI A BAHIA? ( 1944):


SINOPSE:

    O filme é divido em três segmentos: Aves raras (com Paulinho, o pingüim friorento e com o Burrico Voador), Você já foi a Bahia? e Os Três Cavaleiros.
     O Pato Donald recebe de presente de aniversário uma visita ao Brasil, onde é recebido pelo Zé Carioca, e ao México, onde é recepcionado por Panchito.

OPINIÃO:

     Continuação de Alô Amigos!, É ainda mais divertida, graças a antológica cena em que Donald e Zé Carioca interagem com Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda.

MÚSICA, MAESTRO! (1946):


SINOPSE:

    O filme é composto por  uma coletânea de 10 histórias curtas cheias de música e animação.

OPINIÃO:

     Mais fraco que os anteriores, nessa seleção de curtas se destacam a sequência da baleia cantora e da adaptação do conto Pedro e o Lobo.

COMO É BOM SE DIVERTIR ( 1947):


SINOPSE:

     O Grilo Falante apresenta dois curtas de animação da Disney: “Bongo”, sobre um urso de circo que foge para a vida selvagem, e uma visão de famoso conto de fadas em “Mickey e o Pé de Feijão”, com Mickey, Donald e Pateta nos papéis principais.

OPINIÃO:

     Superior ao outro filme, Como é bom se Divertir é composto por apenas dois segmentos, o mais famoso deles é a versão da Disney para o conto: João e o Pé de Feijão onde vemos uma espetacular interação entre Mickey, Donald e Pateta.

TEMPO DE MELODIA (1948):


SINOPSE:

    O filme apresenta sete Clássicos com muita música e personagens inesquecíveis como: o Pato Donald em "A Culpa é do Samba". O intrometido abelhão em "A Dança do Zangão" e o travesso barquinho de "O Rebocador Apitinho".

OPINIÃO:

    Pouco lembrado hoje em dia, o filme tem como marca o terceiro encontro entre Donald e Zé Carioca. 

AS AVENTURAS DE ICHABOD E SR. SAPO (1949):


SINOPSE:

    O filme possui duas sequências a divertida  história do senhor sapo e a sombria Aventura de Ichabod Crane contra o Cavaleiro sem Cabeça.

OPINIÃO:

    O último curta do período é lembrado pela impressionante sequência de Ichabod Crane e o Cavaleiro sem Cabeça, sombria e com um visual surpreendente. Segundo alguns, serviu de inspiração para o diretor Tim Burton realizar seu filme de 1999:  A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer esses período pouco lembrado da história da Disney, onde o estúdio teve que dar um jeito de se manter presente nos cinemas. Reparem nas datas e percebam que Walt Disney só voltou a se aventurar a produzir longas animados cinco anos após o final da 2ª guerra mundial, quando a economia já se mostrava mais estável e esse retorno foi épico e é lembrado como o período de maior criatividade do estúdio quando adaptou diversos contos de fadas para as telas de cinema, é o que iramos ver na próxima parte do especial, até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário