terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Os Longas Animados dos Estúdios Disney parte 5: O renascimento com os campeões de bilheteria


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial sobre os longas animados da Disney. Na postagem de hoje, iremos ver um verdadeiro renascimento do estúdio depois de um período de animações pouco relevantes na década de 1980.

o quarteto responsável pelo renascimento

O RENASCIMENTO DOS ESTÚDIOS DISNEY:

     Depois de um período com animações fracas, era hora dos estúdios Disney voltarem a produzir grandes filmes. Inspirado no período da Era de Ouro, as novas produções trouxeram o que havia de mais clássico na casa do Mickey: romance, aventura, comédia, musicais e acima de tudo bilheterias estrondosas. 
    Para todos, foi a retomada do sucesso, um verdadeiro renascimento que é considerado a segunda Era de Ouro.

A PEQUENA SEREIA (1989):


SINOPSE:

     Ariel é uma vibrante princesa sereia que anseia fazer parte do mundo dos humanos. Depois de corajosamente fazer um acordo com Úrsula, uma malvada feiticeira do mar, Ariel embarca em uma aventura sem igual. Mas o destino do reino de seu pai está em suas mãos. Com Linguado e Sebastião ao seu lado, Ariel precisará de toda a coragem e determinação para fazer a coisa certa nos dois mundos.

OPINIÃO:

    O filme que foi o responsável pelo renascimento da Disney. A Pequena Sereia trazia tudo o que se esperava de um clássico do estúdio: um romance de conto de fadas, humor, musicais e aventura. Foi a maior bilheteria da casa do Mickey desde Bernardo e Bianca de 1977.

A BELA E A FERA (1991):


SINOPSE:

     Um príncipe jovem e arrogante e servos de seu castelo sofrem o feitiço de uma bruxa, que o transforma em um monstro até que ele aprenda a amar e ser amado. Bella, uma alegre donzela francesa, entra no castelo da Fera depois que ela aprisiona seu pai, Maurice. Com a ajuda de seus servos encantados, incluindo a Sra. Potts, Bella começa a transformar o coração frio da Fera.

OPINIÃO:

     Uma obra-prima, assim poderia se definir A Bela e a Fera, foi o primeiro longa animado do estúdio a conseguir uma indicação ao Oscar de melhor filme. Com personagens, musicas e cenas memoráveis que marcaram fãs no mundo inteiro.

 ALADDIN ( 1992):


SINOPSE:

      Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmine e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. Mas o plano de Jafar falha, pois Aladdin fica com a lâmpada graças a intervenção de um pequeno macaco, Abu, seu fiel mascote. 
     Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladdin planeja usá-los para conquistar Jasmine, sem imaginar que Jafar é um diabólico inimigo, que precisa ser detido.

OPINIÃO:

      Outro petardo da Disney no período, inspirado no conto: As 1001 noites, com muita ação, aventura, comédia e uma trilha sonora espetacular. É uma das maiores bilheterias da época. O maior destaque fica para a espetacular e alucinada interpretação de Robin Williams como o Gênio e suas piadas.

 O REI LEÃO (1994):


SINOPSE:

     Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

OPINIÃO:

     Na minha humilde opinião, esse é o melhor longa animado produzido pela Disney até hoje.Tudo é perfeito, da abertura com a espetacular música Circle of Life, passando pela impactante morte de Mufasa, a aparição dos engraçados Timão e Pumba até a batalha final entre Simba e Mufasa.
    Assim como acontecera em Bambi, os animadores viajaram até a África para uma reserva ambiental afim de observar os movimentos do animais causando um impacto ainda maior no público.

POCAHONTAS - O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS (1995):


SINOPSE:

      Um navio parte da Inglaterra com objetivo de encontrar um “Novo Mundo”, tendo, entre os tripulantes, o ganancioso governador da Inglaterra, que só pensa em descobrir ouro, e o aventureiro capitão John Smith. Ao chegarem em uma terra desconhecida, John sai para explorar a região e encontra uma bela índia chamada Pocahontas. Ambos aprendem muito um com o outro, até que o povo de Pocahontas e os ingleses entram em guerra por terem interesses diferenciados em relação às terras.

OPINIÃO:

    Baseado em uma história real, o longa apresenta as relações entre os colonizadores ingleses e os nativos norte americanos em especial entra índia Pocahontas e o inglês John Smith. É o filme mais sério e um dos mais emocionantes do estúdio.

O CORCUNDA DE NOTRE DAME (1996):


SINOPSE:

     Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo , um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Até que, um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor Quasímodo terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo  e seu fiel ajudante Febo.

OPINIÃO:

     Outro belo filme do período, inspirado na obra de Victor Hugo, o longa fala de tolerância e respeito as diferenças para contar a história de Quasímodo, o sineiro deformado da Catedral de Notre Dame e sua luta para ganhar aceitação na sociedade.

HÉRCULES (1997):


SINOPSE:

     Dono de uma força sobre-humana, o jovem mortal Hércules precisa provar que é um herói para seu pai, o grande deus Zeus. Ele e seus amigos, Pégaso, um cavalo alado e Phil, seu treinador particular, são enganados por Hades, um vilão de cabeça quente que quer conquistar o Monte Olimpo. 
    Hércules precisa decidir entre seus poderes e Meg, seu verdadeiro amor. Só depois de aprender que o importante não é o tamanho de sua força, mas o tamanho de seu coração, ele vai se tornar realmente invencível.

OPINIÃO:

     Depois de dois longas mais sérios: Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame, a Disney investiu em uma aventura engraçada, aos moldes de Aladim, para contar a história do semi-Deus Hércules e sua luta contra Hades. O destaque fica por conta das gags visuais e do vilão Hades.

MULAN (1998):


SINOPSE:

     Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ser dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

OPINIÃO:

     Aventura, ação e muita cultura chinesa, esses são os ingredientes certeiros para contar a história da jovem menina que se disfarça de homem para servir ao exército imperial. Inspirado em um poema chinês do século V, o desenho utilizou técnicas de lutas reais para as cenas de ação.

 TARZAN (1999):


SINOPSE:

     Nas profundezas da selva africana, uma mãe gorila dá o nome Tarzan a um menino e adota-o como filho, apesar do líder Kerchak não considerar a "maravilha sem pêlo" um dos seus. Crescendo na companhia do espertalhão e divertido gorila Terk e do elefante Tantor, Tarzan desenvolve todos os instintos e agilidade de um animal selvagem, "surfando" e balançando-se pelas árvores à velocidade de um raio. Mas com a inesperada chegada dos da sua espécie, incluindo a encantadora Jane, dois mundos estão prestes a tornar-se um!

OPINIÃO:

    A versão da Disney para a história do homem criado por macacos trouxe uma das melhores aventuras do estúdio. Com muita ação e romance o destaque fica para a forma como Tarzan se movimenta entre as árvores, como se estivesse surfando nos troncos.

FANTASIA 2000 (2000):


SINOPSE:

   O clássico de 1940 da Disney, Fantasia, retorna com seis novos segmentos musicais clássicos, agora em som estéreo.

OPINIÃO:

    É uma espécie de continuação/remake do épico musical Fantasia original. A sequência o Aprendiz de Feiticeiro foi mantida e foram adicionadas novas cenas de música clássica, incluindo um sequência estrelada pelo Pato Donald.

DINOSSAURO ( 2000):


SINOPSE:

     A jornada do iguanodonte Aladar para encontrar outros seres de sua espécie. Devido a uma série de acontecimentos, o ovo em que nasceu foi separado de sua raça e Aladar precisa agora encontrá-los em meio à uma chuva de meteoros flamejantes e à cada vez maior escassez de água.

OPINIÃO:

     Um espetáculo visual, assim pode-se definir Dinossauro. Em 1940, Fantasia apresentou uma espetacular sequência em que mostrava desde o surgimento dos primeiros seres unicelulares até uma espetacular luta entre dinossauros, passados 60 anos, a Disney trouxe essa animação computadorizada com representações perfeitas dos seres pré-históricos.

A NOVA ONDA DO IMPERADOR (2000):


SINOPSE:

     O jovem e arrogante Imperador Kuzco é transformado em uma lhama por sua poderosa mentora chamada Yzma. Perdido na floresta, a única chance de Kuzco recuperar seu trono é com a ajuda de Pacha, um humilde camponês. Juntos, eles precisam enfrentar a bruxa Yzma antes de concluir sua jornada.

OPINIÃO:

    Uma das animações mais alucinadas da Disney, a Nova Onda do Imperador, tem um traço estilizado, quase caricato, além de um humor anárquico inspirado em Aladim.

     Depois de A nova onda do Imperador, a Disney começou a trazer novamente animações que tinham pouca relevância, seja pela qualidade da história seja pela concorrência com novos estúdios de animação como a sua parceira Pixar, a Dream works, a Blue Sky, e a Illumination.

       Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de rever essa época maravilhosa da Disney que foi recheada de sucessos e campeões de bilheteria. Na próxima parte do especial, vamos ver que a casa do Mickey voltou a trazer animações que não foram tão bem assim, produzindo uma nova era complicada para a empresa, até lá!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário