terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Os longas animados dos estúdios Disney parte 3: A Era de Ouro


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial sobre os longas animados dos estúdios Disney. Na postagem de hoje, vamos conhecer o período pós 2ª Guerra Mundial, considerado por todos como o auge da Disney nos cinemas.

símbolos do recomeço

A ERA DE OURO DA DISNEY E A CONSTRUÇÃO DE UM IMPÉRIO:

       Alguns anos após o fim da 2ª Guerra Mundial, Walt Disney decidiu que era hora de voltar a investir em longas-metragens animados, principalmente em contos de fadas, histórias infantis clássicas e também em histórias inéditas. Esse período é conhecido como a Era de Ouro dos estúdios Disney, graças a qualidade das animações que transformaram a Disney em sinônimo de sucesso e em um verdadeiro império graças a construção dos parques de diversões: Disneylândia e Disney World.

um império em todos os sentidos

CINDERELA ( 1950):


SINOPSE:

     Cinderela, é uma jovem que é obrigada pela madrasta a vestir farrapos e forçada a trabalhar de empregada. Ela tem como únicos amigos os animaizinhos. A fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente, para que ela possa ir ao baile, mas a moça precisa estar de volta até a meia-noite, pois o encanto se desfaz. 
    No palácio, Cinderela, dança com o Príncipe, que fica encantado com ela. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela, perde um sapatinho de cristal e o Príncipe, faz de tudo para encontrar a dona daquele sapatinho.

OPINIÃO:

     Quando Walt Disney decidiu voltar a investir em longas animados, fez em grande estilo. Utilizando diversos elementos que haviam feito sucesso em Branca de Neve e os Sete Anões, Disney apostou alto nesse famoso conto de fadas que acabou virando um dos maiores clássicos do estúdio.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (1951):


SINOPSE:

     Alice, é uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono, acaba caindo no maluco País das Maravilhas, ao seguir o apressado Coelho Branco. Lá conhece os irmãos gêmeos, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre e o Chapeleiro Louco e precisa escapar da Rainha de Copas.

OPINIÃO:

     Walt Disney era fã da obra de Lewis Carroll e decidiu contar a sua versão do clássico Alice no País das Maravilhas. Para representar o louco mundo onde a personagem principal se encontrava, Disney se valeu das mais variadas cenas experimentais, originando uma verdadeira viagem lisérgica.

PETER PAN (1953):


SINOPSE:

      Londres, Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa dos Darling, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal Darling, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Wendy, tem certeza disto, pois Peter Pan, perdeu sua sombra. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, ele vai até a casa dela. Após recuperar sua sombra, Peter Pan, ensina a Wendy, João e Miguel, o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho, joga sobre eles. Peter, leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, o Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter.

OPINIÃO:

     Outro grande clássico, acabou se tornando para muitos a versão definitiva da história do garoto que não queria crescer marcando gerações de fãs. O longa utilizou as melhores técnicas de animação da época para retratar as cenas de voo.

A DAMA E O VAGABUNDO (1955):


SINOPSE:

     Dama é uma cadelinha da raça cocker spaniel, que vive na mordomia e no acolhimento da casa de seus donos, a aristocrata "Querida" e seu esposo Jim . Ela sempre recebeu carinho e tudo que queria, só que com "Querida" grávida, ela começa a se sentir em segundo plano. É justamente nessa fase que ela conhece Vagabundo . Ele é um cachorro de rua, vira-lata e que tem se virar para sobreviver. Até que um dia a dona de Dama viaja e deixa o bebê recém-nascido sob os cuidados de Tia Sarah , uma mulher que tem dois malvados gatos siameses. Eles armam uma tremenda confusão e culpam a cadelinha, que para se proteger tem de fugir. Dama então se perde na cidade, e vai depender da ajuda de Vagabundo para sobreviver e também para voltar aos seus donos humanos.

OPINIÃO:

    Uma das mais belas histórias de amor produzidas pela Disney, utilizando o batido tema da "menina rica" que se apaixona por um "rapaz pobre", ganha novos ares com a utilização de cachorros como protagonistas. Segundo dizem, foi de Walt a ideia da cena do jantar em que os personagens dividem um prato de espaguete, que se tornou uma das mais românticas do cinema.

A BELA ADORMECIDA (1959):


SINOPSE:

     Era uma vez uma linda princesa chamada Aurora, que sofreu uma terrível maldição: ao completar 16 anos, espetaria o dedo no fuso de uma roca e cairia em um sono eterno. Mas as três fadas madrinhas de Aurora descobrem uma forma de quebrar o feitiço. Um beijo de amor do corajoso príncipe Felipe poderá acordar a princesa adormecida desde que ele enfrente a ira da bruxa Malévola.

OPINIÃO:

     Foi o último conto de fadas produzido enquanto Walt Disney era vivo. O desenho traz tudo o que se pode esperar de um bom conto de fadas: romance, comédia, suspense, um herói valente, uma vilã cruel, cenas de ação e o casal de protagonistas juntos no final.
     Décadas depois, os estúdios Disney surpreenderam o mundo ao lançarem Malévola, o conto de fadas pelo ponto de vista da vilã, mostrando que ela não era tão malvada assim.

101 DÁLMATAS: A GUERRA DOS DÁLMATAS (1961):


SINOPSE:

     A história começa quando os dálmatas, Pongo e Prenda, tem 15 maravilhosos filhotes na casa de seus donos. Juntos eles formam uma grande e linda família até que a malvada Cruela Cruel, rapta todos os filhotes de dálmatas da cidade, incluindo os de Pongo e Prenda para fazer um casaco de pele de dálmatas. Agora, os corajosos pais tem a responsabilidade de reunir toda a população canina, em uma missão cheia de suspense para salvar os inocentes filhotinhos da horrível vilã.

OPINIÃO:

     Divertida história passada na década de 1960, o longa foi produzido com a mais moderna técnica de animação da época. Deu origem a uma das mais sinistras vilãs da Disney e foi responsável pela fama dos dálmatas naquela década.

A ESPADA ERA A LEI (1963):


SINOPSE:

     Um jovem garoto desajeitado, protegido e aprendiz do Mago Merlin, ouve dizer que aquele que conseguisse retirar uma espada mágica de uma pedra, seria declarado Rei da Inglaterra, e resolve aceitar o desafio, o que provoca risos dos outros interessados. Mas para surpresa de todos, o garoto, obtêm êxito tornando-se o lendário Rei Arthur.

OPINIÃO:

      A versão do estúdio para a lenda do rei Arthur é uma das grandes produções do período, a batalha final entre o mago Merlin e a bruxa Madame Min é um dos pontos altos do último longa lançado enquanto Walt Disney era vivo.

MOGLI - O MENINO LOBO (1967):


SINOPSE:

    O menino Mogli foi criado por lobos na floresta. Seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo humana por causa da ameaçadora presença do tigre Shere Kahn. Ao lado da pantera Baguera e do urso Balú, Mogli vive uma aventura a caminho da civilização.

OPINIÃO:

     Diferente da história original, o estúdio preferiu trazer um conto menos sombrio e mais divertido com canções que grudam na cabeça dos fãs (Eu uso o necessário, Somente o necessário, O extraordinário é demais).

A MORTE DE WALT DISNEY:

    Walt Disney faleceu no dia 15 de Dezembro de 1966, durante a produção de Mogli- O Menino Lobo. 

o adeus do mestre

     Apesar de abalar o estúdio, a empresa decidiu seguir um dos lemas do chefe: "Continue seguindo em frente!", com isso a Disney, agora um verdadeiro império com parques temáticos, continuou como líder do mercado de desenhos animados.

ARISTOGATAS (1970):


SINOPSE:

     A emocionante história começa em Paris, quando uma carinhosa e excêntrica milionária faz seu testamento deixando toda sua fortuna para seus gatos de estimação. Descobrindo sua intenção, o mordomo Edgar, rapta a elegante Marrie e seus filhotinhos, abandonando-os, no interior da França.      Na aventura de volta à Paris, Marrie conta com a ajuda do charmoso gato vira-lata Matinhos.

OPINIÃO:

     O primeiro longa totalmente feito após a morte de Walt Disney, manteve a qualidade exigida por seu fundador, com uma divertida história envolvendo gatos e a cidade de Paris. Um dos personagens, o gato trompetista, foi inspirado em Louis Armstrong.

ROBIN HOOD (1973):


SINOPSE:

     Robin Hood e seus amigos lutam para devolver o trono da Inglaterra ao Rei Ricardo e impedir que o Príncipe João, continue com a abusiva cobrança de impostos, mas esta não é a única batalha para Robin Hood, que também quer conquistar o coração de Marian.

OPINIÃO:

     Assim como aconteceu em A Espada Era a Lei, os estúdios Disney resolveram contar a sua versão da lenda de Robin Hood, só que utilizando animais no lugar dos seres humanos, com isso Robin virou uma raposa malandra, Little John um grande urso e o príncipe João um leão.

AS AVENTURAS DO URSINHO PUFF (1977):


SINOPSE:

     Em três deliciosas aventuras, Puff e seus amigos enfrentam uma enchente, se envolvem com um enxame de abelhas e se divertem com um tigre saltador!

OPINIÃO:

     Um dos filmes mais fofos do período, fez muito sucesso graças a seus personagens carismáticos como: o guloso Puff, o agitado Tigrão e o medroso leitão.

 BERNARDO E BIANCA (1977):


SINOPSE:

     A Sociedade de Proteção e Ajuda, formada por camundongos de diversos países, se reúne no prédio da ONU devido à descoberta de uma garrafa que contém uma mensagem de ajuda, enviada pela garota Penny. Bianca, uma das representantes da reunião, se oferece para investigar o caso. Para que ela não parta sozinha nesta missão é enviado também Bernardo, o porteiro da reunião, que está atraído por Bianca. Juntos eles partem para o orfanato em que Penny morava, para descobrir pistas sobre seu paradeiro atual.

OPINIÃO:

    O último desenho da chamada: Era de Ouro, trouxe muita diversão, romance e cenas de aventura.  Segundo alguns boatos, Cruela Cruel de 101 Dálmatas deveria ter sido a vilã do filme, porém ela foi substituída.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer essa época maravilhosa da Disney, quando foram produzidas excelentes animações que estão sempre na lista das melhores produzidas pela empresa, porém como tudo que é bom dura pouco, na próxima postagem iremos ver que o estúdio passou por uma crise criativa dando origem a desenhos pouco relevantes e até mesmo a um fracasso de bilheteria! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário