quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Os longas animados dos estúdios Disney parte 4: Um período de filmes fracos


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial sobre os longas animados da Disney. Hoje iremos acompanhar um período complicado da casa do Mickey, quando foram produzidas animações pouco relevantes para os padrões do estúdio, chegando até mesmo a um fracasso de bilheteria.

o único filme lembrado

UM PERÍODO COMPLICADO:

     A década de 1980, é considerada por muitos fãs como a década perdida, pois durante quase todo o período os longas animados lançados não surtiram o efeito esperado. Para alguns, a criatividade do estúdio havia se esgotado nas décadas anteriores na época conhecida como a Era de Ouro, para outros os lançamentos não tiveram o mesmo impacto esperado para a grandeza da Disney.

 O CÃO E A RAPOSA (1981):


SINOPSE:

     Dodó, uma raposinha órfã, e Toby, um adorável cãozinho, são amigos inseparáveis. Sob os olhos atentos da mamãe coruja, Toby e Dodó, brincam alegremente na floresta, sem imaginar que em breve sua amizade passará por um teste definitivo.

OPINIÃO:

     É o melhor filme do período, um dos poucos lembrados pelos fãs, é uma produção emocionante, triste e bonita. Produzida no período de transição entre a antiga geração de animadores que estava se aposentando e a nova geração que chegava.

O CONTO DE NATAL DO MICKEY (1983):


SINOPSE:

     Inspirado na história clássica de Charles Dickens, A Christmas Carol. Conta a história de Ebenezer Scrooge "interpretado" pelo Tio Patinhas, um velho egoísta e avarento que não tinha limites para sua ganância e desprezava sentimentos como amor, amizade e generosidade. Até que, em uma véspera de Natal, ele foi visitado pelos Três Espíritos do Natal, que o fizeram compreender qual seria o seu destino final se ele não mudasse suas ações.

OPINIÃO:

     Não é um longa que foi lançado nos cinemas, mas esse curta- metragem é ao lado de O Cão e a Raposa a produção mais importante do período. A escolha do Tio Patinha para o papel do avarento Scrooge foi perfeita, assim como as participações de outros personagens Disney como os três espíritos do Natal: o Grilo Falante como o Espírito dos Natais Passados, o Gigante do Pé de Feijão como o Espírito do Natal Presente e João Bafo de Onça como o Espírito dos Natais Futuros. Exibido quase que anualmente na véspera de Natal é uma animação que marcou uma geração de fãs.

O CALDEIRÃO MÁGICO ( 1985):


SINOPSE:

     Na pequena fazenda de Caer Dallben, na mítica terra de Prydain, Taran é um ajudante do mago Dallben e sonha se tornar um grande guerreiro. No entanto, ele tem que colocar seu desejo de lado quando um porco chamado Hen Wen é seqüestrado por um senhor do mal conhecido como Rei Horned. O vilão espera que Hen Wen lhe mostre o caminho para o Caldeirão Negro, cujo poder pode criar uma legião de guerreiros invencíveis. Com a ajuda da princesa Eilonwy, de Fflewddur Fflam, e de uma criatura chamada Gurgi, Taran tenta salvar o mundo de Prydain do temido rei. Com os novos amigos, Taran começa a aprender o que significa realmente ser um herói e que algumas coisas são mais importantes do que a glória.

OPINIÃO:

     É o filme mais polêmico do período, a própria Disney não costuma lembra dessa produção que foi um verdadeiro fracasso de bilheteria mal conseguindo se pagar. Não é um filme ruim, pelo contrário, é a primeira produção da Disney a usar imagens feitas por computador, porém  devido a sua história sombria e violenta foram cortados quase 15 minutos de filme, além disso as crianças e os pais não entenderam o clima do filme, completamente oposto ao que pregava a casa do Mickey.

AS PERIPÉCIAS DO RATINHO DETETIVE (1986):


SINOPSE:

     O filme conta a história do ratinho detetive Basil, e suas investigações. O filme começa quando um fabricante de brinquedos é raptado por Ratagão. Olívia, sua filha, com ajuda do Dr. Dawson, decide contratar o ratinho detetive para encontrar seu pai. No decorrer do filme, fica-se sabendo que o plano de Ratagão inclui raptar a rainha e se declarar rei. Durante suas investigações, Basil conta com a ajuda de Dr. Dawson, e eles acabam se tornando grandes amigos.

OPINIÃO:

     O Ratinho Detetive, é a versão da Disney para as aventuras de Sherlock Holmes, inspirada no livro Um Estudo em Vermelho, o desenho foi relativamente bem de bilheteria, porém também não marcou tanto a memória dos fãs como outros longas.

OLIVER E SUA TURMA (1988):


SINOPSE:
           
      Nas ruas de Nova Iorque, um adorável gatinho órfão chamado Oliver encontra amigos e aventuras em meio a um bando de vira-latas desordeiros. Quando Jenny, uma garota rica que adota Oliver, é sequestrada, tem início uma ação eletrizante. Oliver e seus amigos vão tentar resgatar Jenny das mãos de um homem terrível e seus ferozes dobermans.

OPINIÃO:

      Apesar de ser inspirado em Oliver Twist, o longa adaptou a trama para a Nova York dos anos 80. Muitos consideram o filme mais fraco do período, sendo praticamente esquecido por todos os fãs que diziam que a Disney estava se tornando irrelevante.

     Após um período de filmes fracos e pouco expressivos, era hora da Disney voltar com as grandes produções, inspiradas na Era de Ouro do estúdio, foi preciso um certa sereia ruiva para o renascimento da empresa.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer ou relembrar desses longas pouco falado pelos fãs mas que fazem parte da história da Disney. Na próxima parte do especial iremos ver o renascimento do estúdio com a volta das super produções, até lá.




2 comentários:

  1. Tirando o Especial De Natal não me lembro de nenhum dos outros. Maneiro saber.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog ! Muita coisa curiosidade maneira !! Vou compartilhar !!

    ResponderExcluir