quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Os longas animados dos estúdios Disney parte 6: Uma época pouco inspirada


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do especial sobre os longas animados da Disney. Na postagem de hoje iremos ver que após o espetacular renascimento da década de 1990, a casa do Mickey enfrentou novamente um período de filmes pouco relevantes.

símbolo desse período fraco

UM PERÍODO POUCO INSPIRADO:

    Após o renascimento que ocorreu na década de 1990, a Disney entrou novamente em um período de animações que não fizeram tanto sucesso, o principal motivo foi a concorrência com outros estúdios que agora peitavam a gigante de igual pra igual. A maior de todas as concorrências era dentro da própria empresa: a Pixar animation, uma subsidiária da própria Disney que produzia longas animados que estavam fazendo muito sucesso como: Toy Story, Vida de Inseto, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis.
   Outras empresas de animação também se estabeleceram nesse período como: a DreamWorks, a Blue Sky e a Illumination, responsáveis por longas como: Shrek, Madagascar, Rio, A Era do Gelo, Meu Malvado Favorito,entre outros.

a nova concorrência

      Não acostumada com uma concorrência pesada a Disney investiu até mesmo em sequências de seus clássicos, mas até essas animações foram ofuscadas pelos novos desenhos das outras empresas.

ATLANTIS - O REINO PERDIDO (2001):


SINOPSE:

     O explorador Milo Thatch recebe inesperadamente um mapa que indica a exata localização da cidade perdida de Atlantis. Juntamente com o Capitão Rourke e sua tripulação, ele parte em busca da cidade a bordo de um submarino, bancado por um excêntrico magnata. Porém, para encontrar Atlantis Milo, Rourke e sua tripulação terão que enfrentar os mais diversos obstáculos ao longo da jornada submarina.

OPINIÃO:

     Inspirado no texto de Mike Mignola (criador do Hellboy), o filme é uma boa aventura de ficção, porém não foi marcante e ainda foi lançado no mesmo ano do excelente Monstros S.A da Pixar.

PETER PAN - DE VOLTA À TERRA DO NUNCA ( 2002):


SINOPSE:

      Em um mundo sitiado pela 2ª Guerra Mundial vive Wendy, agora adulta, que tenta passar aos seus filhos a esperança em um mundo melhor contando a eles as mágicas experiências pelas quais passou na Terra do Nunca, ao lado de Peter Pan. Entre os filhos de Wendy está Jane, de 12 anos, que não acredita em tais aventuras. Até que ressurge o Capitão Gancho, que sequestra Jane e a leva para a Terra do Nunca, na intenção de usá-la em seu mais novo plano para capturar Peter Pan.

OPINIÃO:

     Boa continuação do clássico de 1953, uma história cheia de aventura pra criançada, mostrando que mesmo em 2002 todos queriam voltar para Terra do Nunca, para não crescer .

LILO & STITCH (2002):


SINOPSE:

      Lilo é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani . Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

OPINIÃO:

    É o filme mais lembrado desse período, com uma história divertida, muitas cenas de ação e até musica de Elvis Presley.

PLANETA DO TESOURO ( 2002):


SINOPSE:

     Jim Hawkins é um adolescente que encontra o mapa de um grande tesouro, escondido tempos atrás por um pirata espacial. Juntamente com alguns amigos, ele parte em uma grande nave espacial, que tem o formato de uma caravela, em sua busca. Porém, as maiores ameaças que enfrentará no decorrer de sua jornada não serão suficientes para prepará-lo para o pior: a inesperada traição de um de seus melhores amigos.

OPINIÃO:

     Versão da Disney para o clássico de Robert Louis Stevenson: A ilha do Tesouro, não fez sucesso na época e quase não é lembrado pelos fãs.

 IRMÃO URSO (2003):


SINOPSE:

     Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

OPINIÃO:

    O mais belo filme dessa safra, lembra os clássicos do passado da empresa.Com uma história emocionante e belas paisagens, Irmão Urso fez juz ao legado da Disney.

NEM QUE A VACA TUSSA (2004):


SINOPSE:

     A fazenda Caminho do Paraíso está em pânico, pois uma ação de despejo ameaça acabar com o local. Temendo ir para o matadouro, os animais da fazenda decidem ajudar a dona a conseguir a quantia necessária para pagar a hipoteca. O alvo escolhido pelo grupo é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.

OPINIÃO:

     Que os fãs me desculpem, mas esse é o pior filme dessa safra e um dos piores do estúdio. Com uma história fraca e sem graça, era pra ter sido o último desenho da Disney feito em animação tradicional, porém a empresa voltou atrás. Chegou a ser cogitado pelos críticos que era hora da Disney parar de produzir longas animados e deixar a cargo da Pixar.

O GALINHO CHICKEN LITTLE ( 2005):


SINOPSE:

      Chicken Little  é um galo cheio de imaginação, que vive aprontando as maiores confusões. Um dia ele provoca pânico generalizado na cidade onde vive, ao confundir a queda de uma avelã com um pedaço do céu que esteja caindo. Após a verdade vir à tona, Chicken Little perde todo o crédito junto aos habitantes, que não acreditam mais no que ele diz. Porém, quando um pedaço do céu realmente cai em sua cabeça, ele precisa encontrar um jeito de salvar a cidade sem fazer com que todos entrem em pânico mais uma vez.

OPINIÃO:

    Outro filme fraco, que não marcou os fãs do estúdio e é pouco lembrado, assim pode se definir Chicken Little, tanto que você não vê nem mesmo bonecos dele a venda, é um personagem que sumiu da mente dos fãs.

SELVAGEM (2006):


SINOPSE:

      O leão Sansão é a grande atração do zoológico de Nova York. Ele adora contar histórias de arrepiar sobre sua juventude na selva ao seu filho Ryan e aos demais animais do zoológico. Cansado de viver à sombra do pai e sem conseguir dar um rugido realmente forte, Ryan decide fugir do zoológico rumo à vida selvagem. Ele logo é capturado para ser enviado à África, o que faz com que Sansão e outros animais iniciem uma expedição para resgatá-lo.

OPINIÃO:

     Outro filme fraco do período, com uma história boba que ainda teve a infelicidade de sair na mesma época do espetacular Madagascar, chegando a ser chamado de plágio por alguns críticos.

BAMBI 2 - O PRÍNCIPE DA FLORESTA (2006):


SINOPSE:

      Após a morte da mãe de Bambi , seu pai, o Grande Príncipe da Floresta, vai se aconselhar com o Amigo Coruja. O Príncipe deseja encontrar uma boa corça, que possa cuidar de Bambi. Apesar de achar que este não é trabalho para um príncipe, ele aceita o conselho do Amigo Coruja e decide cuidar do filhote por alguns meses, até a chegada da primavera. Pouco habituado à companhia de jovens, o Príncipe tenta ensinar ao filho os segredos da floresta e também as responsabilidades de sua posição, que um dia será herdada por Bambi.

OPINIÃO:

      Outra continuação de um dos maiores clássicos da Disney, não teve o mesmo impacto que o original, mas mesmo assim não fez feio nas bilheterias, o que já um grande lucro para o período.

A FAMÍLIA DO FUTURO (2007) :


SINOPSE:

     Lewis  é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco . Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória.

OPINIÃO:

      Não é um desenho ruim, mas também não é uma maravilha, o filme mais parece o episódio piloto de uma série de televisão, fora o fato de ter sido lançado no mesmo ano dos excelentes: Ratatouille e Sherek Terceiro, contribuíram para que ninguém lembrasse da família Robinson

BOLT - O SUPERCÃO (2008):


SINOPSE:
                                        
       Bolt é um cachorro que estrela uma série de TV, na qual possui superpoderes.Entretanto Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso, acreditando que realmente possui dons especiais. Quando, nas gravações de um dos episódios, Penny é sequestrada pelo dr. Calico, o vilão da série, ele consegue fugir do furgão em que vive e parte atrás dela. Ao lidar com a vida real é que, aos poucos, ele toma consciência de que não tem superpoderes e é um cachorro normal.

OPINIÃO:

      Um filme regular e bobinho, Bolt foi o último dessa fase de animações fracas, na época chegaram a criar um movimento:Salve a Disney, pois a empresa estava ficando completamente para trás em relação aos outros estúdios, foi preciso a entrada de John Lasseter da Pixar para o estúdio voltar aos trilhos.

     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar essa outra fase pouco inspirada da Disney. Na última parte do especial vocês vão ver que será preciso o surgimento de uma nova geração de princesas, agora bem diferentes, para levar a Disney de volta ao topo das animações.Até a próxima!.





Nenhum comentário:

Postar um comentário