sábado, 9 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 4: Os Heróis coloridos da BLOCH

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a quarta parte do especial da história da Marvel Comics no Brasil.Hoje irei falar sobre uma editora que inspira amor e ódio nos colecionadores das antigas: a editora BLOCH.

os coloridos da bloch

    A BLOCH foi fundada em 1952, por Adolpho Bloch,chegando a ser um dos mais importantes conglomerados da imprensa brasileira,em seu auge a BLOCH possuía: uma editora,uma gráfica,teatros e uma emissora de televisão:a rede Manchete, que chegou a ser a segunda maior emissora do Brasil na década de 1980,mas isso é papo para outra postagem.

a saudosa rede manchete

O COMEÇO DA MARVEL NA BLOCH:

    No ano de 1975, após a EBAL perder os direitos, Adolfo Bloch adquiriu os direitos de publicação da Marvel Comics,assim como aconteceu com a EBAL, os heróis da Marvel na BLOCH foram lançados com uma gigantesca campanha de marketing com a criação do clube do bloquinho e com a reprise dos antigos "desenhos desanimados" no programa do capitão AZA um sucesso de audiência da época.

o capitão aza

    Uma das formas de marketing que visava os pais através dos filhos era a distribuição de pôsteres grátis para quem abrisse uma conta-poupança nas agências da Caderneta Grande Rio. 

a caderneta de poupança dos heróis marvel 


CADA HERÓI COM A SUA REVISTA:

    Quando decidiu publicar a Marvel no Brasil, a BLOCH resolveu trazer uma proposta inovadora:em um caso raro em nosso país,diversos super-heróis Marvel teriam revistas próprias, assim tivemos os títulos:Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, Thor, Conan - O Bárbaro, Namor, Tocha Humana, Homem de Ferro, Vingadores, Demolidor, Mestre do Kung Fu, Punho de Ferro,Defensores, Motoqueiro Fantasma,planeta dos macacos e Ka-Zar.





 
os títulos da marvel na bloch

OS TÍTULOS DE TERROR:

o capitão mistério

    A BLOCH não lançou todos os personagens da Marvel, deixando os x-men de lado, ao invés disso preferiu investir na linha de terror da editora norte americana com isso foi criado um selo para as revistas de terror chamado Capitão Mistério, com os títulos : Aventuras Macabras, Sexta-Feira 13, A Tumba de Drácula, Lobisomem, A Múmia Viva, Frankenstein, Cine-Mistério, Clássicos do Pavor e Histórias Fantásticas.



as revistas de terror da Marvel

OS PROBLEMAS DA  BLOCH: 

    Diferente da EBAL que adotou o formato magazine e preto e branco, a BLOCH preferiu um formato que se tornou padrão em nosso país por quase 30 anos e ficou conhecido como "formatinho".Isso acabou decepcionando muito os fãs,além disso as edições da BLOCH eram horríveis: histórias que haviam sido publicadas na EBAL,péssima qualidade do papel,páginas cortadas e quadros ampliados.Mas uma das grandes polêmicas quando se fala no período da Marvel na Bloch é a colorização utilizada por ela, o colorido das edições beirava o psicodélico com as cores dos uniformes dos super-heróis totalmente erradas. Os cenários das histórias muitas das vezes eram pintados da mesma cor como: rosa-choque, azul,laranja,vermelho, amarelo,em alguns casos os cenários eram apagados.


as cores polêmicas 

    Um dos casos mais bizarros foi quando a BLOCH lançou a adaptação do filme Guerra nas Estrelas e os leitores foram brindado com um Darth Vader de armadura rosa e capacete amarelo!! 

daltônicos nas estrelas

    Outro problema muito comum das publicações da BLOCH além das péssimas traduções era a inserção de gírias da época como: patota,bicho,joia,pode crer e brasa.

essa patota de heróis é uma brasa


O FIM DA MARVEL NA BLOCH:

     O período da Marvel na BLOCH foi curto,durou de 1975 até 1978, a editora americana ficou extremamente insatisfeita com o tratamento editorial que estavam dando aos seus heróis no Brasil,a Marvel rescindiu o contrato com a BLOCH,preferindo assinar contrato com a editora RGE,terminando assim o período mais psicodélico da casa das idéias em nosso país.
    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar essa editora que desperta saudade e ódio nos colecionadores antigos,na próxima parte do especial veremos o período da Marvel na editora RGE/GLOBO, até lá.






7 comentários: