terça-feira, 19 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 8: A conquista das livrarias com a PANINI.

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a oitava parte do especial da história da Marvel Comics no Brasil.Estamos chegando na reta final do nosso especial, hoje irei falar sobre a editora que atualmente publica as histórias da Marvel em nosso país: a PANINI COMICS.
o símbolo da panini 

    Criada no ano de 1945 pelos irmãos Benito e Giuseppe Panini, a editora PANINI é um grupo editorial italiano de produção de história em quadrinhos licenciados de outras editoras, com atuação no mercado europeu e com filiais no Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Argentina e Hungria.

O COMEÇO DA MARVEL NA PANINI:

    Inicialmente a editora era responsável pela produção de álbuns de figurinhas no mundo todo,porém em 1994 a editora americana Marvel Comics comprou a Panini, fundindo a mesma à sua filial Marvel Itália e tornando-a responsável por licenciar a publicação de quadrinhos da editora em todo o resto do mundo.

as figurinhas da panini

     A história da Marvel com a PANINI no Brasil começou no final do ano de 2001, as vendas das revistas da casa das ideias pela editora ABRIL estavam péssimas depois do desastrado projeto da linha premium, ele era extremamente caro e visava apenas os leitores com alto padrão aquisitivo.O contrato entre ambas terminaria no fim do ano e a PANINI que já distribuía as revistas Marvel pelo mundo assumiu a tarefa de reerguer as vendas no Brasil.

o fim da linha premium

O COMEÇO DE UMA NOVA ERA:

    A PANINI teve um trabalho hercúleo de divulgação, afinal uma gigantesca parcela dos leitores haviam abandonado as publicações de quadrinhos, pois não podiam pagar o valor de R$9,90 em uma revista( lembrando que estamos falando de um período que o real ainda possuía uma certa valorização).A editora lançou revistas com uma qualidade nunca vista antes: formato maior,capa cartonada,papel especial,publicação das capas originais americanas(algo inédito em nosso país) e o atrativo preço de R$6,90, um pouco mais em conta.


os primeiros títulos da panini

    Além das revistas tradicionais, foram lançadas diversas revistas a preço ainda mais baratos chamados de linha econômica, era o renascimento da Marvel em nosso país após um período de trevas.

a linha econômica 

 A VOLTA DOS CLÁSSICOS:

    Ciente que muitas das histórias clássicas lançadas no Brasil haviam sofrido cortes e modificações e que os leitores antigos agora eram adultos com um relativo poder aquisitivo, a editora PANINI de olho nos velhos leitores investiu pesado em edições que republicavam histórias clássicas pela primeira vez em nosso país no formato original, sem cortes e com nova tradução era a série:os maiores clássicos....











uma coleção que marcou época

O FORMATO AMERICANO:

    No ano de 2003,para contornar a inflação e a desvalorização do real a PANINI adotou uma medida radical: padronizou o formato de todas as suas revistas para o chamado "formato americano"  e reduziu o número de páginas,indo na contra-mão do mercado, a resposta dos leitores foi imediata:o aumento nas vendas.

o formato padrão

A CONQUISTA DAS LIVRARIAS:

    A maior diferença entre a PANINI e as demais editoras, é que a editora italiana firmou parceria com as maiores livrarias do Brasil, assim pela primeira vez as publicações Marvel seriam vendidas em livrarias, com os passar dos anos a editora investiu pesado nesse seguimento e em pouco tempo as HQs passaram a ter um setor exclusivo em todas as maiores redes de livrarias do país.


a conquista das livrarias 

    Com a criação de setores de quadrinhos nas livrarias a PANINI investiu pesado criando várias linhas de encadernados visando diversas faixas etárias e econômicas:

Biblioteca Histórica Marvel:

   Coleção de diversos encadernados de luxo que tinham como objetivo publicar as primeiras histórias dos heróis da Marvel em ordem cronológica, apesar do belo trabalho o preço elevado e a falta de periodicidade acabou afastando os colecionadores e terminando a coleção.





uma biblioteca de luxo

Coleção Histórica Marvel:

    Republica histórias clássicas da Marvel Comics com preços mais acessíveis, além de brindar os colecionadores com uma caixa arquivo para guardar a coleção. foi uma resposta da editora após as baixas vendas da biblioteca histórica Marvel.   













clássicos acessíveis 

 Marvel Deluxe:

   São edições encadernadas com histórias da ultima década com capa dura, formato diferenciado e preço elevado.



não é pra qualquer bolso

Encadernados em geral:

    Além dos encadernados especiais a PANINI sempre investe em edições encadernadas de diversos personagens principalmente de arcos clássicos.


encadernados para todos os gostos 

OS PROBLEMAS DA PANINI:

      Assim como todas as demais editoras que publicaram a Marvel em nosso país, a PANINI também apresenta a sua parcela de problemas,sendo os principais:

    Falta de um calendário: 

   A maior reclamação dos leitores da editora italiana é a falta de um calendário fixo para o lançamento de suas revistas, se a editora promete um lançamento para um determinado mês, pode ter certeza que ele irá sair apenas no mês seguinte com sorte, como alguns dizem: "-o mês da panini tem 60 dias".

não acredite no mês da capa

O preço surreal: 

    Aqui vai uma coisa que não dá para entender a PANINI: ao mesmo tempo em que ela lança uma edição com um número considerável de páginas e acabamento de luxo por um preço justo ela é capaz de lançar uma edição com menos páginas e preço estratosférico, antigamente a PANINI dava a opção dos colecionadores de escolher entre uma edição de capa cartonada e preço mais em conta ou uma edição em capa dura porém mais cara,alguns fãs acusam a editora de tentar forçar uma elitização dos colecionadores.

saudades de escolher o preço

    Mesmo com qualidades,defeitos,acertos e erros a PANINI elevou as publicações da Marvel a um patamar nunca imaginado no Brasil.Bem é isso ai pessoal,estamos quase chegando a reta final do nosso especial da Marvel Comics no Brasil,na última parte iremos conhecer a SALVAT e sua linha de graphic novels de luxo da Marvel Comics, até a próxima.



















Um comentário: