sábado, 16 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 7: Os encontros e clássicos da MYTHOS

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a sétima parte do especial da história da Marvel Comics no Brasil. Hoje irei falar sobre uma editora que publicou histórias da Marvel no mesmo período que a ABRIL e também da PANINI, estou falando da editora MYTHOS.

o símbolo da mythos

   Fundada no ano de 1996, por Dorival Vitor Lopes, Hélcio de Carvalho e Franco de Rosa, a MYTHOS começou suas atividades publicando muitas histórias de fumetti(quadrinhos italianos) como: Tex,Zagor,  Martin Mystère, Mágico Vento, Dylan Dog, Dampyr, Júlia kendall, Ken Parker,  Mister No e Nick Raider.

quadrinhos italianos


   Durante o final da década de 1990 e a primeira metade da década de 2000 a editora lançou diversas revistas tanto da Marvel quanto da DC,na verdade eram em sua maioria histórias consideradas fora da cronologia,principalmente as da DC Comics conhecidas como eselworlds.

dc comics pela mythos

A MARVEL NA MYTHOS:

   A editora começou a publicar histórias da Marvel por volta de 1998 em uma parceria com a editora ABRIL, na verdade ela lançava histórias que a editora da árvore verde não achava interessante, a grande maiorias eram encontros dos heróis com outros personagens,na verdade a história da Marvel na MYTHOS pode ser dividida em duas fases:



1ª FASE- ENCONTROS E SÉRIES SOLOS:

Marvel e Ultraverso:

   A primeira fase da MYTHOS publicando histórias da Marvel não é tão interessante, em sua maioria são encontros entre os personagens da casa das ideias e os heróis da Malibu Comics, uma pequena editora que foi comprada pela Marvel na metade da década de 1990,são histórias passadas no universo conhecido como ultraverso.


encontros com o ultraverso

    Dessas histórias a que mais se destaca é a ressurreição de Fênix, onde os X-men são levados para o ultraverso para impedir que a entidade espacial destrua aquela dimensão.

fênix na malibu

Marvel luz e sombras:

preto e branco

    Mini-série com histórias curtas e preto e branco dos heróis Marvel produzida por diversos artistas no mesmo molde de uma série do batman da DC.

Guerras Mystech:

mortes a rodo 

    Encontro entre os personagens da Marvel tradicional e Marvel UK em uma história bizarra onde os heróis da Marvel tradicional são exterminados com uma facilidade incrível.

Ruínas:


o fim das maravilhas

    Uma das melhores publicações desse período, eram uma versão alternativa e sombria de Marvels de Alex Ross, porém nessa realidade tudo deu errado e os personagens Marvel são vistos como aberrações.

TERRA X:


o pior trabalho da mythos


   Aqui vai uma polêmica:Terra X era muito aguardada pelos leitores, era a grande saga de Alex Ross após os sucessos arrebatadores de Marvels e o Reino do Amanhã, a ansiedade dos fãs era enorme, porém a decepção foi gigantesca.
   A publicação de Terra X pela Mythos é considerada um dos piores trabalhos editoriais já feitos no Brasil, a editora juntou a mega saga de doze partes em apenas quatro edições, porém cortou muitas páginas em um trabalho amador,cortando até mesmo páginas duplas, a tristeza dos fãs só foi aliviada quase uma década depois quando a PANINI lançou Terra X em uma edição definitiva.

Mini Séries: 





séries para todos os gostos


    A MYTHOS publicou algumas mini-séries de alguns personagens da Marvel como:Gambit, Vampira,Os inumanos,Origens do universo Marvel e Marvel Boy com resultados indo do interessante até o irrelevante.


Mangá:


marvel japonesa

    A MYTHOS também publicou dois Mangás da Marvel: homem-aranha e x-men com resultados bem abaixo do esperado.


2ª  FASE- CLÁSSICOS ENCADERNADOS:

    A segunda fase da MYTHOS publicando material da Marvel é bem mais interessante para os fãs e colecionadores, esse período começou logo após a PANINI assumir a publicação dos personagens da editora norte americana, indo de 2001 até 2006.
    A editora passou a lançar diversos encadernados com histórias clássicas dos heróis Marvel como o título: Edição histórica....., uma curiosidade era que esses encadernados eram em formato americano,preto e branco, muitas páginas e papel simples,porém conquistou os colecionadores da época pois era a primeira vez que algumas dessas histórias era publicada sem cortes ou alterações em nosso país.

preto e branco mas com qualidade

    Esse tipo de publicação é muito comum nos Estados Unidos,sendo conhecida como ESSENTIAL, ela consiste na publicação de volumes encadernados em brochuras e preto e branco contendo cerca de 20 a 30 edições de revistas,cada volume contem entre 400 e 500 páginas, e papel jornal. A linha ESSENTIAL é promovida como uma opção mais barata para leitores interessados em ler histórias antigas e que não podem pagar pelas edições de capa dura .




clássicos ao alcance de todos

    A MYTHOS  lançou a coleção Edição Histórica  inspirada nos ESSENTIALS, foram publicados pela editora: X-Men, Wolverine , Homem-Aranha e Surfista Prateado .

Homem-Aranha-Edição Histórica:

homem aranha em dupla

    Foram lançados três encadernados do escalador de paredes,os dois primeiros números publicava em ordem cronológica histórias de Marvel Team UP, onde o herói fazia dupla com outros personagens da Marvel, já a terceira edição lançou um arco da revista Peter Parker-Spetacular Spiderman.


Surfista Prateado-Edição Histórica:

o filósofo espacial

   Publicava histórias da revista solo do arauto de Galactus desde a edição 1 original, foram lançados dois encadernados.

Wolverine-Edição Histórica:

o auge de logan

    Apresentou um longo arco de histórias do mutante canadense indo da edição 34  até o número 65 da publicação original,com histórias produzidas por Larry Hamma.

X-men-Edição Histórica:

o melhor dos x-men

    Na minha opinião o melhor material lançado pela MYTHOS,eu tenho os meus e não me desfaço, foram três edições lançando praticamente toda a fase da dupla Chris Claremont e John Byrne a frente dos mutantes, apresentando a melhor fase dos mutantes com o primeiro confronto com a tropa alfa, a saga de protheus, a saga da fênix negra e dias de um futuro esquecido.
    Atualmente a PANINI lançou essas mesmas histórias em encadernados de luxo.
  
    Grandes Clássicos Marvel:

o começo da Marvel

     A última publicação inspirada na linha EESSENTIAL no Brasil foi Grandes Clássicos Marvel vol.1, ao invés ter apenas um personagem, a publicação trazia histórias  clássica de quatro heróis: Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk . 
    No Brasil, a publicação de títulos da linha ESSENTIALS tornaram-se inviáveis, uma edição brasileira costuma ter a metade um volume original da Marvel e por conta dos custos de produção,tradução,e letreiramento, o preço não costuma ficar muito abaixo de uma edição colorida,fugindo do objetivo original da série que são os preços baixos.

Sentry:


o herói esquecido

    A MYTHOS encerrou suas publicações de material da Marvel por volta de 2006, sua ultima publicação foi a mini-série do Sentry (ou sentinela) mostrando um "herói esquecido da marvel".

O FIM DA MARVEL NA MYTHOS:

     Depois de 2006 a editora firmou parceria com a PANINI, sendo a responsável pela impressão e produção de revistas das linhas DC Comics e  Marvel Comics. Atualmente a MYTHOS publica diversos materiais das editoras DARK HORSE,DYNAMITE,TOP COW, IDW, e EC comics.

publicações atuais da mythos

    Bem é isso ai pessoal, apesar de pouco conhecida por alguns, a passagem da Marvel pela MYTHOS teve momentos interessantes, com a publicação de histórias no mínimo curiosas, assim como o lançamento de várias histórias clássicas que merecem estar na coleção de qualquer fã da Marvel que se preze.
    Estamos na reta final e na próxima parte do especial  iremos ver a história da Marvel na PANINI até lá.

2 comentários:

  1. Sensacional esse blog, parabéns e continue com o trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e ótimas recordações. Como tudo era mais colorido e divertido. Ok, tínhamos problemas, mas quem viveu não troca pelos Deluxe... Abraços.

    ResponderExcluir