quinta-feira, 21 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 9: O final da jornada com a coleção da SALVAT.

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a nona e última parte do especial da Marvel Comics no Brasil. Hoje irei falar sobre uma editora desconhecida do grande público que deu uma mexida no mercado editorial ao lançar três coleções de luxo com histórias da Marvel, estou falando da amada e odiada SALVAT.
o símbolo da salvat

    A SALVAT é uma editora espanhola criada no final do século XIX, em Barcelona.No ano de 1988, ela foi adquirida pela multinacional francesa Hachette,quando começou a sua expansão.

A MARVEL NA SALVAT:

    A SALVAT começou a publicar histórias da Marvel no Brasil no ano de 2013, quando lançou a coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, uma coleção de arcos clássicos e famosos dos mais conhecidos super-heróis da casa das ideias,tendo suas mais importantes histórias republicadas em formato de luxo.

a coleção da salvat


COLEÇÃO OFICIAL DE GRAPHIC NOVELS MARVEL:

    Tudo começou no ano de 2013,quando a pouco conhecida editora anunciou que lançaria uma coleção de graphic novels de luxo da Marvel contendo  arcos clássicos das décadas de 80,90 e 00 além das mais importantes sagas da casa das idéias.

a grande novidade

    A coleção era composta de 60 edições, cada edição era dotada de uma introdução com informações sobre os acontecimentos anteriores a história,no final, todas as edições trouxeram uma ficha do roteirista e artista, assim como informações de personagens e muitos esboços com extras exclusivos.

extras inéditos 

   Além dos extras as edições juntas dariam origem a um belo painel formado pelas lombadas das 60 edições.

o belo painel da lombada

     Nem preciso dizer que foi um alvoroço entre os colecionadores, muitas das histórias já haviam sido publicadas no Brasil pela PANINI,mas estavam esgotadas a muito tempo,além de histórias nunca lançadas pela editora italiana como: a origem de venom,capitão britânia entre outras.




















a coleção completa

A EXPANSÃO DA COLEÇÃO:

    Devido ao sucesso da coleção,em Dezembro de 2015 após o lançamento do último número, A SALVAT anunciou a expansão da Coleção com mais 60 edições.

o anuncio da expansão

   Essa expansão da coleção era formada por 40 edições com arcos clássicos das décadas de 1960 e 1970 (com lombada numerada em algarismos romanos).






os grandes clássicos da marvel

   Além de outras 20 edições contendo arcos modernos e histórias da última década, totalizando 120 edições na coleção.


arcos modernos

     Muitos podem achar que isso foi uma estratégia gananciosa da editora,porém o filé mignon da Marvel está justamente na expansão com os arcos clássicos.

OS MAIORES SUPER-HERÓIS DA MARVEL:


   Ao mesmo tempo que publicava a coleção da "capa preta", a SALVAT lançou uma segunda coleção: os maiores super-heróis da Marvel.

a nova coleção

   Diferente da irmã mais velha o foco da nova coleção não é apresentar as melhores sagas ou os arcos mais populares,mas destacar determinados heróis ou equipes em séries nas quais tiveram participação importante.












a coleção da capa vermelha

    Assim como na primeira coleção, a junção das revistas da capa vermelha lado a lado formam um belo painel na lombada.

o painel da capa vermelha

   Um diferencial dessa coleção, é que cada edição além de um arco principal também apresenta uma história clássica do personagem, além de muitas informações.

muitos extras inéditos


PANINI  VS  SALVAT:

    Apesar de haver uma parceria entre a SALVAT e a PANINI (afinal a editora italiana é a responsável oficial pela publicação das histórias da Marvel no Brasil), o lançamento das coleções da editora espanhola deu uma sacudida na italiana, forçando a PANINI a relançar diversas histórias que os leitores pediam a muito tempo e que estavam na coleção da capa preta a preços mais em conta, apesar dos preços mais caros, a PANINI apresentou edições ainda mais luxuosas para conquistar os leitores com:capas envernizadas,uma quantidade maior de páginas e extras.



o luxo da panini

OS MUITOS ERROS ABSURDOS DA SALVAT:

    Assim como todas as outras editoras que publicaram a Marvel no Brasil,a SAVALT também apresentou diversos problemas,alguns quase amadores:

Erro nas lombadas:

totalmente desalinhada

   Devido a um problema de impressão alguns exemplares ficaram com a imagem da lombada tortos, deixando o painel desalinhado.

Erros de tradução: 

falta de revisão

   Outro grande problema, foi a quantidade de erros absurdos da coleção, incluindo repetição de diálogos em balões, o caso mais grave aconteceu na edição da capa vermelha do capitão américa.

Wolverine pirata:

ache o erro

   Esse foi um erro ao mesmo tempo grotesco e engraçado, na edição original da revista x-men 136, a perna do personagem wolverine é tampada por um código de barras, porém em todas as republicações da história as editoras refizeram a perna do herói mutante, porém o trabalho feito na capa da coleção da SALVAT foi amador dando uma perna de pau para o baixinho.
    Apesar dos erros amadores, a coleção da SALVAT foi uma novidade que agradou os colecionadores, principalmente os novatos que puderam ter acesso pela primeira vez a diversos arcos clássicos, além disso a nova editora deu uma sacudida no mercado tirando a PANINI de sua zona de conforto.

O FIM DA JORNADA:

   Bem é isso ai pessoal, chegamos ao fim do especial que contou a história da Marvel Comics no Brasil, acredito que um especial tão detalhado como esse que incluiu editoras obscuras tenha sido um projeto inédito em sites e blogs do país.
  Eu tentei ser o mais isento possível,apresentando as qualidades e apontando os erros de todas as editoras, me atendo aos fatos apresentados nos materiais que pesquisei.
    Antes de terminar gostaria de agradecer primeiramente ao site Guia dos Quadrinhos,pois sem ele seria quase impossível apresentar algumas capas mostradas nesse especial, a revista Mundo dos Super-Heróis que foi outra excelente fonte de pesquisa, assim como o canal do You Tube: Drops do Ricardo Quartim que também forneceu informações importantes,além de diversos livros e outras publicações que me auxiliaram na pesquisa.
   Agradeço também a todos que apoiaram essa louca jornada com elogios, incentivos e também críticas.
    Assim como tenho que agradecer especialmente a minha esposa Paula pela paciência,incentivo e até correções nos textos. 
   Para finalizar, muitos me perguntaram se irei fazer um especial contando a história da DC Comics no Brasil,podem ter certeza que isso vai ocorrer,só não sei quando.
    Depois dessa épica jornada faço uso das palavras de um clássico da literatura mundial:"-me sinto fino como se eu tivesse esticado, como manteiga que foi espalhada em um pedaço grande de pão",é hora de voltar para casa,descansar e começar outra jornada.Lá de volta e outra vez.
   Até a próxima, EXCELSIOR! 

marvel rules 











Nenhum comentário:

Postar um comentário