sexta-feira, 8 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 3: As obscuras GEA,GRAÚNA,ROVAL MINIAMI &CUNHA E TRIESTE

     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a terceira parte do especial que conta a história da Marvel Comics no Brasil, antes de começar o tema de hoje gostaria de dizer que quando decidi realizar essas postagens especiais eu sabia apenas duas coisas:vai ser divertido e vou ter que pesquisar muito.Realmente estou me divertindo bastante e descobrindo muitos assuntos que eu tinha pouco ou nenhum conhecimento,além disso fui aos recantos mais obscuros do universo Marvel para fazer essa série especial: Do clube do inferno a área azul da Lua, da Terra Selvagem aos túneis Morlocks,de Nova York  a Latvéria o Beagle não fugiu da missão.


novos heróis marvel?

   Para finalizar gostaria de apresentar algumas fontes da minha pesquisa:a revista Mundo dos Super-Heróis, a revista Wizard/Wizmania e o especial  Marvel 40 anos no Brasil.




fontes de pesquisa 

    Gostaria de agradecer também ao site guia dos quadrinhos que foi uma mão na roda para achar as capas para esse meu especial, dito isto está na hora de começar.


A FASE OBSCURA DA MARVEL NO BRASIL:

    No ano de 1972,após a EBAL e a GEP perderem os direitos de publicação dos personagens da Marvel e meses antes da BLOCH conseguir os direitos  de publicação,diversas editoras menores lançaram um variado número de revistas da Marvel nesse ano . Com certeza os leitores mais novos nunca ouviram falar do material dessas editoras devido ao curto período de publicação, essas revistas são verdadeiras relíquias disputadas em leilões pela internet.Por isso chega de papo e vamos conhecer essas editoras:

EDITORA GRAÚNA:

    Era uma editora paulistana, conhecida na época por publicar as aventuras do herói nacional Golden Guitar,inspirado em Roberto Carlos.

o herói que era uma"brasa"

      A Graúna lançou uma única revista com um personagem da Marvel: Hartan: O selvagem, você deve estar se perguntando quem é ele? Nada mais era do que Conan o Bárbaro.Para não pagar direitos autorais do Cimério para a Marvel,a Graúna simplesmente batizou o personagem com um novo nome,algo que só poderia acontecer na década de 1970.

hartan o selvagem 

  Essa edição teve apenas um número e com o tempo ganhou o status de cult tornando-se muito valorizada por colecionadores.

EDITORA ROVAL:

  Pouco se sabe sobre a editora ROVAL, apenas que ela foi criada pelo mesmo fundador da editora EDREL.
   A  editora ROVAL publicou revistas do Conan:o bárbaro e de outra criação de Robert E. Howard: Kull:o conquistador, porém a editora alterou o nome para Koll:o conquistador, para que não fizessem piadas com o duplo sentido em português.




Conan e Koll?! 

 EDITORA MINAMI & CUNHA:

    Fundada por Minami Keizi e Carlos da Cunha, a MINAMI & CUNHA assim como a GRAÚNA e a ROVAL, também lançou uma revista do bárbaro cimério. Conan – o Bárbaro, teve apenas 3 edições.

mais revistas do conan

     A editora também publicou duas edições de Dr. Mistério, mais uma vez você deve estar se perguntando que raios de herói Marvel é esse? ele nada mais é do que o bom e velho Dr. Estranho.

dr. estran..OPS.. dr.mistério 

EDITORA TRIESTE:

    Outra editora que se tem pouca informação,diferente das outras,essa editora não quis saber de Conan e aproveitando a onda do agente secreto James Bond lançou a revista Nick Fury- agente da S.H.I.E.L.D.

   

seu nome é fury,nick fury

    O super agente secreto e líder da S.H.I.E.L.D estrelou oito edições,inclusive aparecendo em outras revistas da editora de heróis que nem eram da Marvel como a curiosa revista: Nick Fury apresenta-O coelho valente! .

recomendado por nick fury!

EDITORA GEA:

    Criada no ano de 1971 por um grupo de ex-funcionários da editora O CRUZEIRO, a editora GEA (Grupo de Editores Associados), deu uma sacudida no mercado quando lançou seis revistas da Marvel a cores.
     As revistas eram muito bem feitas e até hoje são elogiadas por colecionadores das antigas,as publicações da Marvel pela GEA foram: O Poderoso Thor (2 edições) O Príncipe Submarino (2 edições) Quarteto Fantástico (3 edições), O Invencível Homem de Ferro(3 edições), Defensor Destemido(o herói cego Demolidor com 3 edições) e O Incrível Hulk (1 edição).






marvel a cores

    É uma pena que as edições da GEA venderam pouco,imaginem como teria sido se ela continuasse a publicar essas e outras revistas com heróis Marvel, com certeza a história dos heróis da editora Americana teria seguido por outro caminho no Brasil. 
    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado e descoberto essa fase obscura da Marvel Comics no Brasil, todas essas revistas são dificílimas de serem encontradas,são disputadas a tapa por colecionadores das antigas e abrilhantam qualquer coleção devido a sua raridade.
    Na próxima parte do especial da Marvel no Brasil, vocês irão conhecer a extremamente colorida e polêmica editora BLOCH, até a próxima.









Nenhum comentário:

Postar um comentário