quinta-feira, 14 de julho de 2016

A História da Marvel no Brasil parte 6: O Império da ABRIL

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a sexta parte do especial da história da Marvel Comics no Brasil.Hoje irei falar sobre mais uma editora que gera amor e ódio nos colecionadores mas que teve um longo reinado de publicações da Marvel no país: a editora ABRIL.

o famoso símbolo da árvore

   Fundada na década de 1950 por Victor Civita como editora ABRIL,é até hoje um dos maiores grupos de comunicação da América Latina, pela editora já passaram diversos personagens das histórias em quadrinhos como: os personagens Disney, a turma da Mônica, personagens da Hanna-Barbera, entre outros.

publicações da abril

O COMEÇO  DA MARVEL NA ABRIL:

   A história da Marvel na ABRIL começou no ano de 1979,na época a RGE detinha os direitos de publicação dos principais heróis da casa das ideias como: Homem-Aranha,Hulk,Quarteto Fantástico,X-men, entre outros,deixando os personagens que ela considerava de segundo escalão de lado.
    A editora ABRIL conseguiu os direitos de publicação de alguns personagens da Marvel como: Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Surfista Prateado, Motoqueiro Fantasma, Conan, Luke Cage, Punho de Ferro, Warlock, Capitão Marvel e Drácula.
    A editora possuía apenas três gibis Marvel nas bancas: Capitão América, Heróis da TV e Terror de Drácula.

as primeiras revistas

    Nesse caso a famosa máxima:"menos é mais",permitiu que a editora da "árvore verde" se dedicasse a qualidade dos títulos:as revistas possuíam boa impressão,colorização competente e tradução dos títulos acima da média, enquanto a EBAL utilizava uma norma culta e a BLOCH carregava nas gírias, uma das qualidades da ABRIL era a preservação das características originais dos personagens.Por exemplo enquanto Luke Cage utilizava gírias, o Thor tinha uma fala quase teatral e o Surfista Prateado era totalmente filosófico. 
   No ano de 1983, a editora ABRIL conseguiu os direitos de publicação de todos os heróis Marvel, pela primeira vez na história todos os heróis de Stan Lee pertenciam a uma única editora no país,assim as revistas da Marvel nas bancas eram:Capitão América,Heróis da TV,Superaventuras Marvel,Homem-Aranha,O Incrível Hulk e Grande Heróis Marvel.


a famosa linha de revistas da abril

O AUGE NA DÉCADA DE 1980:

   A ABRIL foi a editora que publicou histórias da Marvel por mais tempo no Brasil, foram quase 23 anos ininterruptos. Diferente das outras editoras, ela foi favorecida pela qualidade do material que publicava em suas revistas, as histórias da Marvel passavam pelo seu auge criativo, todas as revistas publicavam o melhor da casa das ideias:X-men de Chris Claremont,Demolidor de Frank Miller, Quarteto Fantástico de John Byrne, Homem-Aranha de Roger Stern, Hulk de Al Milgron, Capitão América de Mark Gruenwald,apenas o melhor dos melhores.


o melhor da marvel

O DICIONÁRIO MARVEL:

    Uma das iniciativas da ABRIL que encanta os colecionadores até hoje foi o lançamento do dicionário Marvel, a editora resolveu lançar o dicionário como forma de explicar os inúmeros personagens do universo Marvel para os leitores.
   Além dos personagens, o dicionário também continha verbetes sobre lugares, bases secretas, organizações, elementos químicos e armas existentes apenas no Universo Marvel.



    O dicionário nunca teve uma encadernação oficial,as folhas foram lançadas nas revistas de linha,mas foi prometido pela Editora ABRIL uma capa que nunca foi lançada.Atualmente vários fãs disponibilizam versões com capas exclusivas do dicionário Marvel na internet.

capa dos fãs 

ALMANAQUES E ENCADERNADOS:

    A qualidade das histórias que a ABRIL publicava era tão boa, que logo ela criou uma prática que se tornaria muito comum: lançar diversos arcos em encadernados especiais para os fãs, sendo os principais:

Marvel Especial:

    O primeiro selo de republicações da editora foi Marvel Especial, que republicou algumas das melhores sagas dos heróis Marvel, a revista durou de 1986 até 1990 contando com dez edições, algumas sagas eram tão extensas que precisaram ser divididas em até duas revistas.



sagas reeditadas

Marvel Saga:

     O segundo selo de republicações da ABRIL foi Marvel Saga, que nada mais era do que continuação da revista anterior, acho que seria mais prático ter continuado com a numeração, Marvel Saga teve vida curta,durou apenas cinco edições entre 1991 e 1992.


uma série de vida curta

O Melhor de:

    O terceiro selo de republicações da editora ABRIL durou entre 1996 e 2000, porém diferente das irmãs mais velhas,aqui eram edições focadas em um determinado herói,não sendo uma série regular.


excelentes encadernados

Superalmanaque Marvel:

   O Superalmanaque Marvel foi uma publicação que marcou época, afinal era uma edição com nada menos que 260 páginas,contendo arcos fechados ou super-sagas,até aquela época nunca uma publicação Marvel teve tantas páginas em nosso país.
  Algumas sagas eram tão grandes que ocupavam duas edições, durou onze edições entre 1989 e 1994.



uma publicação que marcou época

Graphic Novels:

     Lançada no ano de 1989, a série Graphic Novel revolucionou as publicações de histórias em quadrinhos no Brasil, eram edições em formato magazine,papel de luxo,colorização especial, as histórias possuíam temáticas adultas que não seriam publicadas nas revistas de linha,era o primeiro passo para o amadurecimento das HQs em nosso país.
   Muitas histórias da Marvel saíram por esse selo como: X-men- conflito de uma raça,demolidor- amor e guerra , a morte do capitão marvel, entre outras. 



as espetaculares graphic novels

   Todas essas histórias eram oriundas do selo Marvel Graphic Novel,porém a série da ABRIL intercalava histórias da Marvel,da DC, além de quadrinhos europeus.Para resolver esse problema,a editora preferiu lançar uma nova revista:Graphic Marvel, apenas para publicar histórias das Graphic Novels da Marvel Comics.





as graphic novels da marvel

COMEMORAÇÕES:

    Uma prática muito comum na editora ABRIL que deixou saudades acontecia quando uma revista chegava em uma numeração especial como uma centésima edição,isso era sempre motivo de festa e a revista era lançada com mais páginas ou com um tema específico.
   No ano de 1986, as revistas Capitão América e Heróis da TV chegaram a sua centésima edição,o feito foi comemorado de maneira marcante: a ABRIL publicou as primeiras histórias dos principais heróis da Marvel da década de 1960 juntamente com uma história atual.

as primeiras comemorações

   Quando Superaventuras Marvel chegou ao seu centésimo número em 1990 teve a edição totalmente dedicada ao Demolidor.

comemoração sem medo

   O Homem-Aranha e o Incrível Hulk chegaram juntos na centésima edição e também tiveram muita comemoração com direito ao casamento do escalador de paredes.  


muitas comemorações


 OS MUITOS PROBLEMAS DA EDITORA ABRIL:

   Agora é o momento de tocar em um assunto MUITO polêmico: os problemas que ocorriam na editora ABRIL.
    Quando assumiu os títulos da Marvel, a ABRIL percebeu que a cronologia estava completamente defasada e bagunçada,para resolver esse problema a editora tomou uma medida radical:cortou páginas,alterou diálogos,pulou arcos inteiros e até mesmo refez a arte em alguns casos.Isso ficou conhecido entre os colecionadores como: cronologia abril.Essa prática se estendeu do início ao fim do período da editora com os personagens marvel.
    Até hoje os fãs condenam a editora por isso, para comprovar alguns cortes basta pegar os encadernados que são lançados atualmente e comparar com as revistas antigas,em alguns casos chega a ser surreal a diferença.
   Os maiores casos de cortes e adulterações que ocorreram foram:

Guerras Secretas:

    No ano de 1985,a Marvel Comics fechou um contrato com a fabricante de brinquedos Mattel, para a produção de uma linha de actions figuries de seus personagens, porém a fabricante impôs uma condição:que fosse feita uma grande história em quadrinhos para a promoção da linha de bonecos, surgindo assim a primeira maxi-série da Marvel:Guerras Secretas.

a saga original

    No Brasil, a coleção chegou no ano de 1986,quando a empresa nacional Gulliver adquiriu os direitos de distribuição dos personagens,assim como no contrato original, a distribuição da coleção obrigava a publicação da saga,isso acabou forçando a editora a publicar guerras secretas muito antes do esperado.

a versão abril

   Como no Brasil a cronologia estava totalmente defasada, a editora ABRIL foi obrigada a fazer diversas alterações na história:cortou páginas, alterou diálogos, sumiu com personagens,mudou o roteiro, criando quase que uma história diferente, com direito até a um novo final.

o final exclusivo

    Quando a cronologia das publicações da ABRIL chegaram a época correta de guerras secretas o que a editora fez? republicou a saga?..... mais ou menos! ...em uma decisão esdrúxula ela fez um "resumão" de 22 páginas em Capitão América 119, isso mesmo, a ABRIL lançou uma versão exclusiva e única em todo mundo colocando uma história de 310 páginas originalmente em apenas 22 páginas,reeditando algumas modificações da primeira publicação da minissérie, como a retirada da Capitã Marvel e de vampira.






 

"resumo" de guerras secretas

O Incrível Hulk:

    Na edição de número 52 da revista Incrível Hulk ocorreu outro caso bizarro de adulteração, como a cronologia de vários heróis que participavam da aventura estavam bem mais adiantadas do que as histórias no Brasil, a editora ABRIL alterou tudo sem dó:
-O homem aranha que estava de uniforme negro ,foi redesenhado em seu uniforme original.
-O vingador star fox foi substituído pelo fera
-A capitã Marvel foi redesenhada como a feiticeira escarlate.

veja as diferenças

A saga dos quatro Capitães América:

   Essa história foi uma verdadeira colcha de retalhos montada pelos editores da Abril, misturando várias HQs de épocas diferentes como se fosse uma única história, mostrando a origem do Capitão América e seus três substitutos.

mais uma história "exclusiva"

    Essas são apenas algumas das diversas modificações feitas pela ABRIL ao longo dos quase 23 anos com os heróis Marvel.

A COMPLICADA DÉCADA DE  1990:

    A década de 1990 começou bem intensa para a editora ABRIL, heróis da TV foi cancelada, mas em compensação três novas revistas surgiram na primeira metade da década: X-men com histórias dos mutantes que viviam seu auge de popularidade e já não cabiam apenas em Superaventuras Marvel, A Teia do Aranha com histórias clássicas do escalador de paredes em ordem cronológica e Wolverine mostrando as aventuras do mutante canadense.

três novas e excelentes revistas

    Já na segunda metade da década, algumas revistas clássicas foram canceladas e outras surgiram no lugar,porém sem o mesmo charme.Capitão América,Incrível Hulk e Superaventuras Marvel foram canceladas e deram lugar ao novo título Marvel  97 (posteriormente 98,99,2000),ou seja os leitores perderam três revistas e ganharam apenas uma.


a não tão querida 

   Além disso estávamos no auge da "mutante mania" com os X-men vivendo uma explosão de sucesso, com isso surgiram duas novas publicações: Fabulosos X-men em formato americano e Fator X.

mutante mania

    O problema é que a qualidade das histórias da Marvel nessa época caiu de maneira absurda: com roteiros ruins e sagas intermináveis como a famigerada saga do clone, a era do apocalipse, massacre e heróis renascem.


o pior da década

     Essa queda de qualidade se refletiu nas vendas e muitos leitores começaram a abandonar as revistas, então a ABRIL resolveu tomar uma atitude radical: acabar de vez com todos os formatinhos e lançar uma forma de publicação sofisticada: a linha premium.

A LINHA PREMIUM:

      A linha Premium é considerada por muitos colecionadores como a era das trevas dos quadrinhos de super heróis no Brasil, por causa dela muitos deixaram de colecionar HQs na época (inclusive este que vos escreve) levando ao fim da editora Abril com quadrinhos de super heróis.
    A linha premium era composta de edições em formato americano, capa cartão e papel especial, era óbvio que todo esse luxo iria sair caro e foi o que aconteceu, o valor das revistas saltaram de R$2,50 para R$9,90, isso em pleno ano 2000, quando o Real ainda estava relativamente valorizado e esse era um preço caro para uma HQ.



os títulos da linha premium

   O objetivo da editora era focar nos leitores mais velhos e com um alto poder aquisitivo,porém ao virar as costas para os outros leitores a estratégia se mostrou um "tiro no pé", após dezessete meses a linha premium da Marvel foi cancelada.

A QUEDA DO IMPÉRIO:

    Devido as baixas vendas, em Dezembro de 2001, a editora ABRIL perdeu os direitos dos personagens Marvel para a editora italiana PANINI que já representava a Marvel em diversos países,encerrando um reinado de quase 23 anos da ABRIL com os personagens Marvel.
    Bem é isso ai pessoal, espero que tema matado a saudade dessa editora que até hoje é motivo de discussão entre os fãs, que teve seus altos e baixos,mas que organizou e fortaleceu a Marvel em nosso país, marcando toda uma geração de leitores, na próxima parte do especial irei falar da editora MYTHOS, até a próxima.

5 comentários:

  1. Sempre com um trabalho de pesquisa primoroso! parabéns Professor! Compartilhando!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo trabalho! A maioria dessas revistas eu tenho, bem legal seu blog

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo que critica a Abril por causa desse lance da cronologia devia ser espancado em praça pública.

    Os caras foram é heróis, fizeram o que podiam com o que tinham a mão e catequizaram uma legião nos quadrinhos.
    Nego deu cara pra bater e agora fica apanhando de um monte de gente, a maioria que nem era nascida na época pra querer dar palpite agora... vão tomar groselha com o canudo enfiado no nariz, vão.


    Beagle, continua assim que tem blog tá bom demais!!!

    ResponderExcluir