segunda-feira, 4 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 1: Os heróis em preto e branco da EBAL

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje darei início ao projeto mais ambicioso do Canil do Beagle até o momento:contar a história da Marvel Comics no Brasil em uma série de postagens,indo da EBAL até a PANINI.

EBAL:SUPER-HERÓIS,DESENHOS ANIMADOS E POSTOS DE GASOLINA:

o símbolo da EBAL

   A história da Marvel no Brasil  começou no ano de 1967,quando Adolfo Aizen fechou um acordo com a Marvel Comics para publicar os super-heróis da editora norte americana no país.
   Para que tudo desse certo foi criada uma gigantesca campanha de marketing envolvendo as emissoras de televisão e o posto de gasolina Shell.Na TV estreou o programa Clube Marvel com a exibição dos famosos "desenhos desanimados" Do capitão América,Thor,Homem de Ferro,Namor e Hulk.

os "desenhos desanimados"

   Já os postos de gasolina Shell distribuíram  exclusivamente o número 0 das revistas CAPITÃO Z(com capitão américa e homem de ferro), SUPER X(com namor e hulk) e ÁLBUM GIGANTE( com o thor).

a primeiras revistas Marvel no Brasil

   Nem preciso dizer que a estratégia foi um sucesso,as revistas eram em preto e branco,formato americano e publicavam histórias que a molecada acompanhava nos desenhos da TV em histórias produzidas pela dupla Stan Lee e Jack Kirby.
   Alguns meses depois,dois grandes medalhões da casa das ideias ganharam publicações pela EBAL:o homem-aranha e o quarteto fantástico.

os novos super-heróis

O AUGE DA EBAL:

   A EBAL aproveitou ao máximo o sucesso dos heróis, colocando no mercado, produtos ligados aos personagens como almanaques,bonecos da Gulliver,revistas para colorir, e os cartões de identidade com dados dos super-heróis,uma curiosidade é que na época não existiam Heróis Marvel ou Heróis DC, eram todos chamados de Heróis da EBAL.


 
os cartões dos heróis 

  Somente dois heróis Marvel ganharam edições colorida: o homem-aranha e o capitão américa.

edições em cores

O FIM DA MARVEL NA EBAL:

    O grande problema que assolou a Marvel na EBAL foi a cronologia, na época ninguém entendia que o universo Marvel era totalmente integrado e as histórias possuíam uma continuidade,além disso,personagens que foram recusados pela EBAL foram lançados pela editora GEP, outro problema era que várias histórias eram puladas ou acabavam ficando sem início ou conclusão pois muitas histórias da Marvel eram divididas em várias edições.
   No ano de 1975 a EBAL perdeu o interesse nos personagens Marvel abrindo mão de quase todos eles menos do homem-aranha e do capitão américa, as última publicações de um herói Marvel pela EBAL foram os épicos encontros entre o homem-aranha com o super-homem e do batman com o hulk,porém já era tarde e a Marvel passou a ser publicada pela colorida BLOCH.

 
o canto do cisne da marvel na EBAL

   Apesar de tudo,com histórias preto e branco,histórias puladas e falta de continuidade a EBAL marcou uma geração e cumpriu o papel de trazer a Marvel para o Brasil.
   Bem é isso ai pessoal,espero que tenham gostado dessa primeira parte da matéria sobre a Marvel Comics no Brasil,na próxima postagem vocês vão conhecer a obscura GEP que publicou os X-men pela primeira vez no país,até lá.











7 comentários:

  1. Kkkkkkkkkkk, eu lembro desse embate entre o Super e o Aranha. Eu era moleque quando ia na casas de uns primos e eles tinham essa HQ lá, ô saudade!!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre o blog trazendo excelentes matérias, parabéns amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu falecido tio tinha uma edição da EBAL com duas histórias do Homem de Ferro: um embate com Lúcifer e outro com Homem de Titânio e o segundo Dínamo Escarlate, que resultou na morte da Janice Cord.

    ResponderExcluir
  4. Correçao: A ultima vez que a EBAL publicou um personagem Marvel foi no começo dos anos 80, no especial Batman x Hulk, publicado em formato magazine! Depois essa HQ foi republicada em formatinho pela Abril.

    ResponderExcluir