terça-feira, 12 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 5: A salvação da Marvel na RGE/GLOBO

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a quinta parte do especial da história da Marvel Comics no Brasil.Antes de começar gostaria de fazer um esclarecimento:recebi muitos elogios e também críticas pesadas em relação a postagem sobre a editora BLOCH,algumas pessoas criticaram a postagem dizendo que eu havia escrito besteira dizendo os problema que haviam na editora de Adolpho Bloch, porém gostaria de informar que estou realizando essas postagens da forma mais isenta possível,me atendo a fontes confiáveis como publicações da área, livros sobre o assunto,sites especializados e analisando até mesmo depoimentos dados na internet por profissionais da área,sei que a memória afetiva dos fãs conta muito,mas eu não sou irresponsável de escrever essa série baseado em "achismo",mas sim em informações seguras.
   Dito isso está na hora de falar da editora que deu uma sobrevida a Marvel no Brasil em duas épocas diferentes e serviu de ponte para era de ouro da editora no Brasil,estou falando da editora RGE/GLOBO.

as estrelas da editora

    Criada por Roberto Marinho na década de 1950, a RGE( Rio Gráfica Editora) fazia parte das Organizações Globo,porém havia um fato curioso: a empresa não podia usar seu tradicional nome como editora, pois este era propriedade de uma conhecida livraria do Rio Grande do Sul,por isso Marinho resolveu criar outro nome.
   No final da década de 1970,a RGE já era uma potência editorial e publicava diversos personagens das HQs como:o Fantasma,Flash Gordon,Tex, Mandrake, Dick Tracy e os gibis de terror kripta.

publicações da RGE

A MARVEL NA RGE:

    Na metade da década de 1970, a Marvel rompeu contrato com a BLOCH devido a insatisfação com o tratamento dos personagens na editora.Já havia algum tempo que os super-heróis da editora norte americana tinham desaparecido das bancas preocupando os fãs,até que no ano de 1978 a Marvel resolveu fechar contrato com a RGE, que pegou os chamados heróis do "primeiro escalão" da editora.
   Na verdade o objetivo da RGE era aproveitar o sucesso dos desenhos animados do homem-aranha, do hulk e do quarteto fantástico e dos seriados televisivos do escalador de paredes e do Golias esmeralda que eram exibidos na TV GLOBO.


heróis da TV

    Assim chegaram as bancas os títulos: Homem-Aranha, O Incrível Hulk, Os Quatro Fantásticos, Almanaque Marvel (com histórias dos X-men,Nova e Mulher-Aranha), Almanaque Premiere Marvel (com um mix variado contendo histórias da Mulher-Hulk,Rom,Cavaleiro da Lua e a série o que aconteceria se...) e Super-Heróis Marvel(revista mix com histórias do Hulk,Homem-Aranha e Coisa).


os títulos da RGE

O SUCESSO DO HOMEM-ARANHA:

   O homem-aranha era o carro chefe da RGE,o personagem estava em seu auge com histórias cada vez melhores,possuía um desenho animado,um seriado com atores sendo exibidos na Rede Globo e um número gigantesco de fãs, era óbvio que a RGE iria aproveitar isso, o herói teve diversas publicações na editora como:

Homem-Aranha:

  A série principal com histórias da cronologia do herói,publicadas na revista americana Amazing Spiderman,a revista possuía apenas histórias do escalador de paredes.



 
excelente fase do homem-aranha 


Almanaque do Homem-Aranha:

    Revista com histórias tiradas das tiras de jornais americanos que possuíam uma cronologia própria e da revista Spetacular Spiderman.


o homem-aranha dos jornais 

Superalmanaque do Homem-Aranha: 

    Era um almanaque que publicava apenas histórias de marvel team up com encontros do aranha com outros heróis.


grandes encontros do aranha

Super-Heróis Marvel:

    Apesar de ter sido lançada como uma revista mix logo virou outro título do homem-aranha, publicando também histórias de marvel team up, além das aventuras do coisa ao lado de outros heróis que saia em marvel two in one.



um título informal do aranha


O encontro com o super-homem:

    Assim como a EBAL havia publicado o primeiro encontro entre homem-aranha e o super-homem,a RGE lançou o segundo encontro dos dois heróis,nem preciso dizer que apesar de ser em formatinho também foi um sucesso.

o segundo encontro 

O SUCESSO DOS MUTANTES:

     Uma das revistas que mais deixou saudades nos fãs da RGE foi Almanaque Marvel, a revista além das espetaculares histórias do novíssimo herói Nova,  também publicava histórias dos X-men (na época chamados por aqui de xis-men).
    Os X-men já haviam sido publicados no Brasil pela GEP, porém foi na RGE que os mutantes começaram a ter um certo número de fãs, principalmente porque a editora publicou o inicio da fase dos Novos X-men incluindo a origem da fênix e o começo da fase Claremont/Byrne.


a explosão dos x-men

   O sucesso dos heróis mutantes foi tão grande que quando a revista foi cancelada eles migraram para o Almanaque do Hulk,chegando a ter três edições só com histórias deles e nenhuma do astro da revista.

expulsando o dono da revista 

OS PROBLEMAS DA RGE:

    Assim com todas as editoras brasileiras a RGE possuía problemas:apesar da colorização ser correta, muita das vezes a impressão saia borrada sendo comum ver as cores fora do corpo do personagem.


cores certas pena que borradas

    Mas talvez o principal problema da editora foi o fato de querer conquistar apenas os fãs dos desenhos da televisão,a RGE não pensava a longo prazo, assim como não entendia que o universo Marvel era amplo e coeso, tanto que o material que a RGE achava sem apelo como: Capitão América, Thor e Homem de Ferro ( sim os queridinhos da marvel atualmente, já foram os patinhos feios) foram deixados para a editora ABRIL.

heróis marvel em outra editora

    A favor da RGE contou o fato que a editora acelerou a cronologia marvel no Brasil, não cortava páginas(apesar de ampliar quadros) e deu os primeiros passos na consolidação definitiva da marvel no país.


O FIM DA MARVEL NA RGE:

    As vendas na RGE não estavam tão boas, a estratégia de focar nos fãs dos desenhos deu certo inicialmente, porém após o excesso de reprises alguns fãs perderam o interesse, além disso a concorrente editora ABRIL estava fazendo um bom trabalho com suas publicações marvel  pois entendia a importância do universo da editora norte americana como uma coisa unificada. 
    Assim no ano de 1983 a RGE perdeu os direitos dos personagens marvel que possuía para a editora ABRIL, dando início a uma nova fase dos quadrinhos marvel no país: pela primeira vez os direitos de todos os personagens pertenciam a uma única editora nacional.

  A MARVEL NA EDITORA GLOBO:

     No ano de 1986, com a compra da editora gaúcha pelo grupo de Roberto Marinho,ocorreu a mudança de nome da RGE para EDITORA GLOBO.Inicialmente a editora publicou apenas personagens licenciados da marvel/hasbro como transformers e comandos em ação.

a"quase" volta da marvel

     Na década de 1990, a editora GLOBO conseguiu a licença de diversos personagens da casa de idéias que haviam sido deixados de lado pela editora ABRIL como: pantera negra, cavaleiro da lua, esquadrão supremo, força de ataque morituri, guardiões da galaxia, novos guerreiros, excalibur e motoqueiro fantasma.
     Esses personagens foram lançados em mini-séries e na revista mensal Marvel Force que foi um sucesso de vendas,o mais importante era que diferente da ABRIL essas histórias não possuíam cortes.



novos heróis em uma nova casa

     Era óbvio que essa investida da GLOBO irritou a ABRIL que pressionou e conseguiu os direitos dos personagens marvel de volta principalmente de excalibur,motoqueiro fantasma e cavaleiro da lua.Para a GLOBO sobraram apenas a força de ataque morituri e a espetacular série do esquadrão supremo que foi publicada no selo GIBI apresenta: Marvel Force.


o último suspiro da marvel na Globo

     Assim,no ano de 1994 terminou definitivamente a história da marvel comics na editora GLOBO.
    Bem é isso ai pessoal,espero que tenham gostado e matado a saudade da RGE,uma editora que não deixou os heróis marvel morrerem no Brasil.
    Na próxima parte do especial, veremos o período da marvel na editora ABRIL que até hoje é motivo de controvérsias, amor e ódio dos fãs ,até a próxima.








2 comentários: