quinta-feira, 7 de julho de 2016

A história da Marvel no Brasil parte 2: Os mutantes nacionais da obscura GEP

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem do especial que conta a história da Marvel Comics no Brasil,hoje irei falar de uma obscura editora nacional que publicou algo relacionado aos super-heróis Marvel: a editora GEP.
    Tudo começou em meados da década de 1960, quando Miguel Penteado e Luiz Vicente Neto fundaram a GEP (Gráfica Editora Penteado),encabeçada por grandes nomes dos quadrinhos nacionais como Edmundo Rodrigues e Gedeone Malagola a GEP inicialmente publicava apenas histórias com heróis nacionais como raio negro,fantar,homem-lua,super-argo além de histórias de terror como a múmia e o lobisomem.


os títulos da GEP

   No ano de 1968, a GEP conseguiu os direitos de publicação de alguns super-heróis da Marvel que haviam sidos recusados pela EBAL como: os X-men, o surfista prateado e o Capitão Marvel,assim foi lançada a revista Edições GEP que publicava esses heróis além de outras histórias.

OS MUTANTES E OS HERÓIS ESPACIAIS:

   Entre os números 01 e 08 da revista Edições GEP,foram publicadas histórias dos  X-Men em sua formação clássica,com traduções no mínimo curiosas com Blob sendo chamado de Bolão e o Fanático de Jaganata (uma adaptação de seu nome original: Juggernaut ). Os X-Men fizeram sucesso e ainda reapareceriam nos números 13, 14 e 19 da Edições GEP.



as edições da GEP com os x-men

   Nos números 09, 18 e 29, foram publicadas pela primeira vez no Brasil histórias do Surfista Prateado, onde o herói espacial enfrentava Mefisto e outras criaturas.

as aventuras do surfista prateado

   O mesmo aconteceu com as edições 11, 15 e 21 de Edições GEP, que apresentaram outro herói da marvel :o Capitão Marvel.

o capitão Marvel na GEP

   Além dos heróis Marvel, Edições GEP trazia histórias de guerra, e ficção cientifica, incluindo a história: no mundo de gigantes, inspirada no seriado Terra de gigantes.

outras histórias publicadas na revista


MUTANTES NACIONAIS:

    A revista Edições GEP, não tinha um número de páginas definido e alternava volumes grossos de lombada quadrada, com volumes finos, grampeados, para cumprir o número de páginas da edição, Gedeone Malagola produziu algumas histórias dos X-men, isso mesmo,histórias dos mutantes escritas e desenhadas no Brasil! foram produzidas ao todo 10 histórias, que segundo o pessoal da época foram todas autorizadas pela Marvel, entre elas uma curiosa história que retratava o vingador Thor como um vilão que enfrentava os mutantes.


x-men made in brasil


PROBLEMAS COM A EBAL:

   Apesar de pequena, a GEP acabou tendo um grande problema com a EBAL,devido aos super-heróis Marvel.O editor da EBAL Adolfo Aizen não entendia que o universo Marvel era compartilhado e que alguns heróis apareciam nas aventuras de outro, como o quarteto fantástico que apareceu em uma história do surfista da GEP ou os vingadores que estrelavam uma aventura ao lado dos X-men. Para Aizen aqueles personagens eram seus e ponto,talvez por isso que a GEP não publicou a história em que o Capitão Marvel mudava de uniforme,pois a história tinha a participação do Capitão América, com certeza a pequena editora não quis comprar briga com a gigante EBAL.

universo compartilhado

O FIM DA GEP:

   No começo da década de 1970, após 23 números, a revista Edições GEP foi descontinuada, mas durante o período no qual manteve os direitos sobre os heróis Marvel, a editora ainda lançou um almanaque inédito do Surfista e outro de  encalhe dos X-Men, chamado Super-Almanaque dos X-Men.

 
duas raridades

    A GEP acabou no ano de 1972, em parte devido à militância de Miguel Penteado no Partido Comunista e por causa da censura que implicava com as capas de mulheres semi-nuas da revista Salão de Barbeiro,devido a pressão dos censores, Penteado desistiu dos quadrinhos e fechou a editora.
   Os artistas que trabalhavam para a GEP seguiram seus rumos, alguns indo para a BLOCH editores, dando início a uma nova era Marvel no Brasil.
    É isso ai pessoal, espero que tenham gostado de descobrir esse pouco conhecido período da Marvel comics no país,foram apenas seis anos, entre 1966 e 1972, que a editora GEP existiu,mas foi tempo suficiente para ela deixar saudades nos fãs das antigas,além disso, ela foi a responsável pro trazer os X-men para o Brasil.Se alguém tiver curiosidade sobre as histórias dos mutantes feitas em nosso país,foi lançado em 2015 a revista Arquivos X-Men de Gedeone Malagola , uma edição que reúne as HQs produzidas no Brasil pela Editora GEP, foram 10 histórias  publicadas no mix da revista "X-Men" da GEP , A edição é quase artesanal com tiragem reduzida, 100 páginas por R$ 56,00.

um verdadeiro arquivo histórico

    Na próxima parte do especial da Marvel no Brasil vocês irão conhecer outras editoras ainda mais obscuras que em algum momento publicaram histórias da Marvel em nosso país: GEA, GORRION, ROVAL, TRIESTE E GRAÚNA, até a próxima.










Um comentário: