terça-feira, 31 de maio de 2016

Coleção Secret Wars Gulliver

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar de uma das mais marcantes coleções de actions figuries(ou bonequinhos) do Brasil,a coleção: Secret Wars.

a coleção em seu esplendor

   No ano de 1985,a Marvel Comics fechou um contrato com a fabricantes de brinquedos Mattel, para a produção de uma linha de actions figuries de seus personagens, porém a fabricante impôs uma condição:que fosse feita uma grande história em quadrinhos para a promoção da linha de bonecos, surgindo assim a primeira maxi-série da marvel:Guerras Secretas.

a série original

   Na história,os maiores heróis e vilões da marvel são levados para um planeta distante por uma força superior chamada Beyonder que faz a seguinte proposta:"Destruam seus inimigos e todos os seus sonhos serão realizado!". Simples e direto como se o roteiro tivesse saído da cabeça de um garoto de 8 anos brincando com seus bonequinhos.A editora fez um gigantesca campanha de marketing em suas revistas para promover tanto a história quanto a coleção de bonecos.

propaganda é a alma do negócio

    A coleção de bonecos contava com dezesseis personagens:

No lado dos mocinhos:capitão américa,homem de ferro, demolidor, wolverine, falcão, homem de gelo,  homem-aranha de uniforme azul e homem aranha de uniforme negro.

No Lado dos vilões:doutor destino,kang,magneto,doutor octopus,barão zemo,duende macabro,electro e constrictor.

a coleção completa

    Uma curiosidade é que muitos dos personagens da coleção,não participavam da saga nas histórias em quadrinhos: Demolidor,falcão,homem de gelo,barão zemo,duende macabro,electro e constrictor.
   No Brasil, a coleção chegou no ano de 1986,quando a empresa nacional Gulliver adquiriu os direitos de distribuição dos personagens,assim como o contrato original a distribuição da coleção obrigava a publicação da saga,isso acabou forçando a editora Abril a publicar guerras secretas muito antes do esperado.

a saga no Brasil.

    Como no Brasil a cronologia estava totalmente defasada, a editora Abril foi obrigada a fazer diversas alterações na história:cortou páginas, alterou diálogos, sumiu com personagens,mudou o roteiro, criando quase que uma história diferente, com direito até a um novo final.

um final exclusivo do Brasil

   Mesmo com todas essas alterações,a série fez um sucesso absurdo, além disso a publicação nacional trouxe duas exclusividade:

-A ficha dos personagens:Ao final de cada edição os leitores eram brindados com duas fichas de cada personagem da saga, com suas característica e um resumo de sua história.Pela primeira vez no país tínhamos um guia de personagens marvel.

  
o guia exclusivo do Brasil

-O álbum de figurinhas:O primeiro número de secret wars trazia um álbum de figurinhas,e as primeiras figurinhas, as próximas edições traria as demais figurinhas para completar o álbum.



o álbum e as figurinhas também exclusivas

   No primeiro número de guerras secretas,havia uma propaganda na ultima capa da revista com uma tarja preta com os dizeres:“Depois ninguém mais será o mesmo, nem você”.

a misteriosa chamada

   Isso foi o suficiente para aguçar a curiosidade das crianças da época, na edição quatro a tarja foi retirada e a coleção finalmente revelada.

a bombástica revelação

   A coleção apresentada pela Gulliver era composta por dez personagens:

Seis heróis: Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor,Wolverine e Homem-Aranha em duas versões (com uniforme azul e com o novo uniforme negro) 
Quatro vilões: Dr. Destino, Magneto, Dr. Octopus e Kang, o conquistador.

a coleção no Brasil

 Ficaram de fora:falcão,homem de gelo,barão zemo,duende macabro, electro e constrictor.
    Os bonecos vinham com um escudo com imagens em duas dimensões dos personagens que mudavam conforme o escudo era movido, além de uma base de apoio para os bonecos ficarem em pé com mais facilidade.

os famosos escudos

    Outro diferencial e até uma exclusividade da coleção brasileira eram as bases de operações dos personagens:o Super Castelo do Homem Aranha e a Fortaleza do Doutor Destino,além dos veículos chamados Turbo Cycle, havia do Capitão América, do Homem Aranha, do Doutor Destino e do Kang.

as super bases exclusivas

Mais uma exclusividade nacional era que cada boneco trazia um mini-gibi com os personagens e sua ficha técnica.





o gibi da coleção

    Os bonecos da coleção da Gulliver nem se comparam em qualidade com os da série Superpowers da DC comics,lançados no mesmo período,a qualidade da pintura era inferior,porém isso não fazia diferença para os fãs.

a coleção da DC

     A série fez tanto sucesso no Brasil,que no ano de 1989,a Gulliver relançou parte da coleção com um novo nome: Super-heróis Gulliver,o problema é que Wolverine, Demolidor,Magneto e Kang não foram relançados nessa nova série,assim como os veículos e bases da primeira coleção, que foram substituídos por helicópteros e motos reaproveitados da coleção S.O.S Comandos, também da Gulliver.

 

a segunda coleção

   Infelizmente no ano de 1991 a empresa perdeu os direitos de distribuição dos personagens no Brasil, encerrando um ciclo com a Marvel,deixando saudades nos colecionadores.
   A coleção Secret Wars foi tão marcante,que alguns anos atrás foi lançada nos Estados Unidos uma nova coleção baseada na saga,agora com todos os personagens da história.

a nova coleção de guerras secretas

  Infelizmente hoje em dia é muito difícil de se encontrar um boneco dessa coleção da Gulliver, normalmente são vendidos em leilões no mercado livre a preços absurdos.
   Bem, é isso ai,espero que tenham matado a saudade ou conhecido um pouco mais dessa coleção que marcou os pequenos marvetes do país na década de 1980, até a próxima pessoal!.










3 comentários:

  1. Muito Bacana! lembro que era muito caro os bonequinhos... tinha que se contentar com os monocromáticos da Gulliver!

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria parabéns,se quiser conhecer mais sobre essa coleção conheça o grupo no Facebook.
    https://m.facebook.com/profile.php?id=843781835737057

    ResponderExcluir