terça-feira, 7 de junho de 2016

Barrados no Baile

    Olá a todos que acompanham o canil do Beagle,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar sobre um dos meus seriados favoritos,que marcou toda uma geração e que fez um sucesso absurdo na década de 1990,estou falando de:Barrados no Baile.

a turma original

O COMEÇO DE TUDO:

     Para quem não conhece, a série inicialmente contava a história de uma família de classe média:os Walsh que se mudavam de Minesotta para Beverly Hills,aparentemente dava a impressão de que a série se resumiria a mostrar a dificuldade que a modesta família em especial os gêmeos Brandon e Brenda teriam em serem aceitos pelos ricos do local,porém para surpresa de todos Barrados no baile passou a tratar de diversos assuntos ligados aos adolescentes como alcoolismo, drogas,HIV, gravidez na adolescência e o suicídio.

a família Walsh

   Por incrível que pareça,a série não fez sucesso logo de cara, apesar da fraca audiência da primeira temporada nos Estados Unidos, a FOX reprisou a série no Verão de 1991, a partir daí, conseguiu captar a atenção do público. A série transformou, em astros, os seus atores, especialmente Jason Priestley e Luke Perry, que acabaram se tornando ídolos das adolescentes.

sucesso no verão

   No começo da série só haviam episódios com histórias fechadas e temas simples como a vida escolar dos personagens,a garota mais bonita, a festa mais bacana.Inicialmente essas histórias se passavam no colégio West Beverly ou na lanchonete Peach Pit. Com o andamento da série cada personagem foi ganhando vida e problemas próprios.


escola,festas e compras.

OS PERSONAGENS:

a turma aumenta

  Devido a diversos fatores,o elenco de Barrados no Baile foi mudando ao longo das dez temporadas,aumentando o número de personagens,sendo os principais:

Brandon Walsh: 


   O protagonista da série,inteligente,caseiro,porém viciado em álcool e apostas,Brandon conquistou todas as personagens femininas da série,desde as amigas da escola,passando por professoras,mães solteiras e até uma testemunha de assassinato.

Brenda Walsh: 


  A rebelde da família,não obedece os pais, não dá mínima para as tradições,inicialmente era apaixonada por Dylan.A personagem fez muito sucesso no começo da série a grande identificação do público com Brenda, vinha de seu lado impulsivo e dos inúmeros conflitos com o irmão certinho Brandon.Acabou saíndo da série devido a brigas da atrz com o resto do elenco

Dylan Mccay:


    O galã da série,jovem podre de rico que não gostava de estudar,tinha problemas  com alcoolismo e depois se envolveu com drogas pesadas o que levou a tentar suicídio.Com o passar da série ficou obcecado em matar o assassino do pai.

Kelly Taylor: 


   Era a menina bonita e namoradeira da série,principalmente na fase colegial,namorou Steve,Dylan e Bradon.Com a saída de Brenda tornou-se a mocinha da série,passou por uma reformulação total, deixando o lado sexy depois de ter quase morrido em um incêndio ao entrar em uma seita universitária.

Donna Martin:


    Apesar de bonita era a "lerda da turma", tinha o sonho de casar virgem.

Steve Sanders:


  Rico e metido a playboy,nunca se dava bem com as garotas,durante a série descobriu que era adotado.

Andrea Zuckerman:


   Era a mais pobre da turma,conseguiu entrar em boas escolas graças a bolsas de estudo, casou ao longo da série,porém matinha um caso com seu médico.

David Silver: 


   Era músico e DJ,apaixonado por Donna,assim como os demais teve problemas com drogas durante a série.

Clare Arnold:


   Filha do chanceler da universidade da Califórnia,inteligente,porém pouco tolerante,era apaixonada por Brandon.

Jesse Vasquez:


   Estudante de direito e garçom nas horas vagas,casou-se com Andrea.

Valery Malone:


   A personagem surgiu após a saída de Brenda, como uma simpática amiga dos Walsh, que veio da cidade de Buffalo após o suicídio do pai abusivo, mas no final da  da 5ª temporada a personagem acende um cigarro de maconha e mostra uma personalidade desconhecida pelos demais personagens,revelando-se uma golpista.

EU ODEIO A BRENDA:

Everybody Hates Brenda

   Durante as três primeiras temporadas, a personagem Brenda Walsh conquistou a popularidade global, sendo sua intérprete, Shannen Doherty, capa de várias revistas em todo o mundo.


o sucesso inicial

   Toda a repercussão, bem como o estrelato, não foram assimilados por Shannen, eram comuns boatos e histórias a respeito de seu gênio forte e as confusões nos bastidores. O que gerou, à época, a criação de um jornal intitulado "Eu Odeio a Brenda", que criticava não apenas o jeito da personagem, como os boatos em que Shannen estava envolvida.

um jornal dedicado a odiar

 Mesmo sendo nos primórdios da internet, o jornal  teve uma grande repercussão mundo afora.Depois das confusões tornarem-se públicas, Shannen foi desligada da série.

O SUCESSO NO BRASIL:

a série na globo

   A série foi exibida na Rede Globo em 1992, apresentando pela primeira vez, um programa voltado a retratar os conflitos do público adolescente. A série teve bastante audiência tendo em vista que era exibida na Sessão Aventura nas terça-feiras junto com outras série populares em dias alternados como Anjos da Lei, Macgyver, Super Máquina.

a abertura na Globo

   Por ter um caráter inovador, causou alguma estranheza em pequena parcela adulta brasileira por abordar questão ligadas a primeira experiência sexual numa época em que isso ainda era um tabu para as famílias.

superior a malhação

   A série fez um sucesso enorme no Brasil,gerando alguns produtos derivados da série como álbum de figurinhas,capas de caderno e até chicletes.
   Com o passar dos anos, Barrados no Baile foi exibido no Brasil aos sábados antes do Planeta Xuxa, logo em seguida foi transferido para os domingos à tarde.

até álbum de figurinhas teve por aqui

   O sucesso alcançado por Barrados no Baile foi tão grande que gerou outra série: Melrose Place, que contou em seu episódio piloto e quatro primeiros episódios a presença dos personagens de barrados no Baile,porém sua trama era ainda mais adulta.

derivado de barrados no baile

   Até hoje Barrados no baile é conhecida como uma das séries Teens, mais longevas da história, tendo conquistado diversos prêmios e indicações a mundo a fora.

eles marcaram uma geração

   Bem, é isso ai pessoal,espero que tenham gostado de matar a saudade dessa série que marcou uma geração de jovens dos anos 90,em breve irei falar sobre outras séries aqui no canil do Beagle,até a próxima.





Um comentário:

  1. Assistia mas vou confessar não lembro de nada relevante da série. nem um episódio marcante.

    ResponderExcluir