terça-feira, 3 de maio de 2016

Meu TOP 10 dos melhores filmes de super-heróis.

    Olá a todos que acompanham o Blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje resolvi fazer uma coisa diferente e polêmica:decidi fazer uma lista dos dez melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.
   Listas são sempre polêmicas,nunca agradam ninguém,resolvi fazer por gosto pessoal levando em conta sua importância para mim,estejam a vontade para discordar.
   Não coloquei adaptações de personagens ou HQs que não são de super-heróis como: Conan o Bárbaro,300, V de vingança,estrada para a perdição,azul é a cor mais quente entre outros.



  Hor Concours: Resolvi escolher dois filmes imbatíveis para a minha lista, o primeiro é por um motivo óbvio e o segundo é por motivos pessoais.


SUPERMAN-O FILME:


A TRAMA: Jor-El, um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes.    No nosso planeta, ele usa o nome de Clark Kent,e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane, uma colega de trabalho,ele é obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor, um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.

OPINIÃO:É o filme de super-heróis definitivo,com um elenco estelar que inclui: Marlon Brando,Gene Hackman e Nead Beatty,com o roteiro primoroso de Mario Puzo,o diretor Richard Donner soube como ninguém levar as telas de cinema as aventuras do superman de uma maneira ao mesmo tempo adulta mas com um pé na fantasia, Christopher Reeve nasceu para ser o superman e John Williams criou o tema definitivo do herói, é impossível ouvir os primeiros acordes e não ligar ao herói.No final você quer voltar a ser criança e enrolar um lençol no pescoço para fingir que pode voar.

BATMAN:


A TRAMA: Em Gotham City o milionário Bruce Wayne, que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

OPINIÃO: O filme que marcou a minha infância e me fez o nerd que sou hoje,não importa quantas vezes eu assista me sinto como uma criança ao lado do meu pai no cinema de Olaria vendo pela primeira vez.
  Tim Burton trouxe as trevas para o homem morcego apagando definitivamente a visão camp que as pessoas tinha do seriado dos anos de 1960,temos a melhor versão de Gotham City,uma armadura espetacular para o homem morcego e um coringa insano e assustador,além do espetacular e sombrio tema do personagem composto por Danny Elfman.


Agora que falei sobre os dois filmes imbatíveis para mim posso começar a lista:

10º lugar-HOMEM DE FERRO:



A TRAMA: Tony Stark é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

OPINIÃO:O primeiro filme do Marvel Studios e tudo sai perfeito,apostaram em um personagem pouco conhecido do público leigo e acertaram na mosca,Robert Downey Jr nasceu para o papel, a trama é redondinha e agradável.

9º lugar-BATMAN BEGINS:


 A TRAMA: Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.

OPINIÃO: O filme de origem definitivo,oito anos após o terrível batman e robin sepultar a franquia do homem morcego, Christopher Nolan, trouxe a melhor encarnação do personagem no cinema,acompanhamos a jornada de Bruce Wayne pelo mundo em uma história adulta, totalmente calcada no mundo real e com explicações para todos os equipamentos do batman. O filme não tem pressa e assim como Superman 1, o personagem só aparece em sua glória após uma hora de filme,foi um padrão a ser seguido por diversas outras produções.

8º lugar-BATMAN O RETORNO:



A TRAMA: Com o objetivo de manipular Gotham City, o milionário Max Schreck  tenta transformar o Pinguim, um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato,que apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade, em razão de problemas no passado. Ambos os vilões decidem se unir para acabar com a imagem de batman perante a cidade,transformando-o em um fora da lei.


OPINIÃO: Um filme espetacular,talvez até melhor que o primeiro,sombrio,gótico,com cenários que lembram os filme de terror do expressionismo alemão,os telhados de Gotham City cobertos pela neve do inverno é assustadoramente hipnotizante, cada vez que assisto batman o retorno vem o seguinte pensamento: "-não é um filme para crianças!".Personagens perturbados,sexualmente ativos,sexualmente reprimidos,corruptos, isolados do resto do mundo,nunca o universo do homem morcego foi tão sombrio, na época do seu lançamento muitos pais reclamaram do pinguim grotesco e tarado que apalpava mulheres enquanto expelia uma bile verde pela boca ou da mulher gato em um traje sadomasoquista.Arrecadou bem menos que o primeiro filme,porém com o passar dos anos ganhou o status de cult.

7º lugar-HOMEM ARANHA:


A TRAMA: Peter Parker é um jovem estudioso que vive com seus tios: Ben e May, desde que seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Até que, em uma demonstração científica, um acidente inesperado faz com que aranha modificada geneticamente pique Peter. A partir de então seu corpo é quimicamente alterado pela picada da aranha, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à uma teia de aranha e passe a ter um "sentido de aranha", que o avisa sempre que há perigo por perto, além de superforça e visão ampliada. Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir de então, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde, que na verdade é o empresário Norman Osborn após ter sido exposto à um gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física, ao mesmo tempo tenta conquistar sua grande paixão dos tempos de escola a jovem Mary Jane.

OPINIÃO: Um filme perfeito, tudo se encaixa aqui, Sam Raimi respeita o material de origem,conta a origem do herói e a batalha contra seu arqui-inimigo, em um filme repleto de ação,emoção,comédia, drama, com personagens tridimensionais. Não esqueço até hoje quando assisti no cinema no já distante ano de 2002,quando vi o homem-aranha se balançando na tela pela primeira vez eu abri um sorriso no rosto,senti um arrepio no braço e pensei:caramba é igual como imaginava nos gibis!

6º lugar- X-MEN 2:


A TRAMA: Ainda vivendo em um mundo que os odeia, os mutantes passam a sofrer uma discriminação ainda maior quando um novo mutante provoca um ataque ao Presidente dos Estados Unidos, quase matando-o. A notícia faz com que a sociedade se manifeste ainda mais contra os mutantes, fazendo com que ganhe força o projeto do registro. William Stryker, um militar que tem experiência em lidar com o assunto e uma ligação com o passado de Wolverine, torna-se um dos porta-vozes deste pedido, além de se tornar o responsável por um plano que tem por meta erradicar de uma vez por todas os mutantes. Com a autorização do Presidente, Stryker inicia uma grande ofensiva contra os x-men, invadindo a mansão do Professor Charles Xavier e forçando que Magneto, que fugiu da prisão, se una aos X-Men para combater Stryker.

OPINIÃO:X-men 2 é um filme excelente,adulto,que trata de preconceito de uma maneira nunca vista nas adaptações de HQs, é um veículo para diversas metáforas como:racismo, crenças religiosas, preconceito e intolerância são espelhados nos problemas enfrentados pelos pupilos de Xavier. A cena em que Bobby Drake, o Homem de Gelo, diz aos seus pais que é um mutante é, por exemplo, uma típica saída do armário de um adolescente que revela ser homossexual. Além disso somo brindados com cenas de ação espetaculares como o ataque de noturno a casa branca, a invasão da mansão Xavier repelida por Wolverine e a perseguição ao pássaro negro,o jato dos x-men.

5º lugar-CAPITÃO AMÉRICA-O SOLDADO INVERNAL:



A TRAMA: Após os acontecimentos em Nova York,Steve Rogers continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff , também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, além de lidar com a volta da H.I.D.R.A que se infiltrou na S.H.I.E.L.D.

OPINIÃO: O filme mais sério do universo Marvel,abordando espionagem,política,traição e ótimas sequências de ação.Chris Evans está totalmente seguro e assume definitivamente a postura do capitão, o soldado invernal é o destaque do filme. Os irmãos Joe e Anthony Russo que dirigem o filme, deram um toque a mais, lembrando os thrillers de espionagem da década de 1970 como:Todos os homens do presidente.A Marvel atinge a maturidade no cinema.

4º lugar- HOMEM-ARANHA 2:


A TRAMA: Após derrotar o Duende Verde, a vida de Peter Parker muda por completo. Temendo que Mary Jane sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry , seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May  passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus, um homem que possui tentáculos presos ao corpo.

OPINIÃO: O melhor filme do homem-aranha,eleva a estratosfera tudo do primeiro filme: ação,comédia,romance, boas cenas de luta,diálogos espetaculares,tudo se encaixa de maneira perfeita.As cenas de batalha entre o homem-aranha e o doutor Octopus parecem ter saído do gibi.

3º lugar- CAPITÃO AMÉRICA-GUERRA CIVIL:


A TRAMA:O Capitão América lidera a nova equipe dos Vingadores em seus esforços para manter a humanidade em segurança. Depois que outro incidente internacional envolvendo os Vingadores causa
danos consideráveis, o aumento da pressão política resulta na implementação de um sistema de responsabilidade e um conselho governamental para determinar quando pedir ajudar da equipe.
  O ato divide as opiniões, originando duas facções: Uma se alia ao Capitão América, que busca defender a humanidade sem a interferência do governo,uma vez que ele viu que inimigos podem se infiltrar em qualquer escalão governamental. Já a segunda é liderada pelo Homem de Ferro, que decide apoiar as decisões do governo, dando início a uma batalha entre ex-aliados.

OPINIÃO:O melhor filme da Marvel,tudo convergiu para esse momento. A trama é bem amarrada,desenvolvida,tensa e séria.Mesmo as piadas são pontuais e servem para quebrar a tensão da trama.Por incrível que pareça tanto o Capitão América quanto o Homem de Ferro estão certos e ao mesmo tempo errados em seus pontos de vista.
  Quem disse quem a trama não tem nada parecido com a das HQs, apenas o título está bem enganado vi diversas referencias a história original.
  Apesar da grande quantidade de personagens todos tem o seu grande momento no filme,as cenas de ação são espetaculares destaque para o quebra pau no aeroporto a maior cena de ação das adaptações de filmes de super-heróis.

2º lugar-OS VINGADORES:


A TRAMA: Loki retorna à Terra enviado pelos Chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro das instalações da S.H.I.E.L.D., e com isso adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig e Clint Barton/Gavião Arqueiro, que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de heróis com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntos: Tony Stark/Homem de Ferro, Steve Rogers/Capitão América, Thor, Bruce Banner/Hulk e Natasha Romanoff/Viúva Negra. Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.

OPINIÃO:O grande projeto da Marvel e talvez um dos mais ambiciosos do cinema, foram quatro anos desde o primeiro Homem de Ferro que a Marvel veio preparando e instigando os espectadores para mais do que o filme, um evento cinematográfico que uniu pela primeira vez um grande número de heróis na tela.Respeitando o material original o filme tanto bebe da origem clássica da década de 1960 (os vingadores se uniram para enfrentarem Loki),quanto da origem moderna da linha Ultimate dos anos 2000 (os vingadores se unem para combater os Chitauris).É impossível não se divertir e voltar a ser criança vendo o filme.

1º lugar- BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS:


A TRAMA: Após dois anos desde o surgimento do Batman , os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman luta contra o crime organizado. Acuados os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa um psicopata sem limites que pretende instaurar o caos na cidade e o contratam para acabar o Homem-Morcego.

OPINIÃO: O melhor filme de super-heróis,um verdadeiro épico, mais do que isso, o cavaleiro das trevas é um filme policial e dos bons, do nível de clássicos como Sérpico,Operação França,Fogo Contra Fogo e chego a ousar dizer que é o Poderoso Chefão dos filmes de super-heróis,qualquer palavra não fara jus ao filme.Acompanhamos o drama e a jornada de quatro personagens: batman,Gordon,Dent e o Coringa quando os seus caminhos colidirem em um final tenso,dramático onde todos saem perdendo.

  Antes que me joguem pedra pela lista,saibam que muitos filmes não entraram nela por pouco:Watchmen,superman II,X-men 1,x-men primeira classe,x-men dias de um futuro esquecido,Blade-o caçador de vampiros,Blade 2,homem formiga,guardiões da galáxia,batman vs superman(sim eu gostei) entre outros.

  Bem é isso ai, espero que tenham gostado ou odiado,como falei listas são pessoais e feitas para serem questionadas,gostaria de saber a opinião de vocês e quais os seus filmes favoritos.
  A próxima postagem voltará ao estilo normal,até a próxima pessoal. 

Um comentário:

  1. Listas são sempre controversas... eu mesmo quando tento fazer a minha ou quando faço uma semana depois divirjo de mim mesmo kkkk

    ResponderExcluir