sexta-feira, 20 de maio de 2016

He-Man e os mestres do universo parte 3: curiosidades

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a terceira e última parte da postagem especial sobre o He-Man.
    Como alguns puderam notar, existem tantas curiosidades a respeito do universo do defensor de Etérnia que me vi obrigado a fazer essa postagem, colocando algumas curiosidades a respeito do universo do He-Man, espero que gostem:

 ELE FOI INSPIRADO EM CONAN:


   Conforme foi dito na primeira postagem, He-Man era para ser um boneco baseado no filme Conan-O bárbaro,imaginem a cara dos executivos da fabricantes de brinquedo Matell saindo da exibição do filme que era violento,tinha cenas de sexo,bruxaria,decapitações e canibalismo.A empresa resolveu mudar a cor do cabelo e criar um novo personagem.



O MENTOR NÃO TINHA BIGODE:


    Nos primeiros quadrinhos da série,o personagem Mentor não tinha bigode,somente após a criação do desenho é que ele passou a ostentar um generoso bigodão, devido a isso o boneco do personagem lançado em nosso país, também era desprovido de pelos em cima da boca, isso fez com que muitos garotos da época pintassem de canetinha marrom um bigode no boneco.




O PRIMEIRO VISUAL DA FEITICEIRA:


     Para quem não sabe, nos primeiros mini-gibis que acompanhavam os bonecos do He-man os personagens tinham um visual bem diferente do que viriam a ter na animação, a feiticeira tinha a pele verde e possuía um elmo de naja;já no desenho animado, ela ganhou seu famoso visual de falcão.    
   Porém  a Matell aproveitou a personagem da HQ ,mudaram a cor da pele, tiraram o elmo e ela virou a Teela da animação.Só que o primeiro boneco de Teela também vinha com o elmo naja da antiga feiticeira, o que causou muita confusão entre os fãs brasileiros.



HE-MAN NUNCA FERIU NINGUÉM:


   Na primeira metade da década de 1980 existia um forte movimento de pais norte-americanos contra a violência nos desenhos animados, criando até uma ONG para boicotar desenhos violentos, por conta disso, várias séries sofreram censura  na época,no caso de He-Man, ele nunca bateu ou feriu nenhum inimigo,ele os agarrava e jogava em um barril, uma poça de lama, de água.Além disso o protetor de Etérnia não usava sua espada para outra coisa senão cortar obstáculos ou desviar raios lasers.



ECONOMIZAR ERA A ORDEM DO DIA:


   A ideia da Matell era que o desenho animado fosse o mais barato possível. Por isso, muitas sequências foram utilizadas várias vezes como as cenas de He-Man se transformando, correndo ou nadando,além disso a série utilizava a técnica de rotoscopia, em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores.



LIÇÕES DE MORAL:


    Por ser voltada para o público infantil, os episódios do desenho sempre terminavam com algum personagem contando aos espectadores a lição de moral que a história pretendeu transmitir.



O GRANDE VILÃO:


   O maior inimigo enfrentado por He-Man não foi o esqueleto, mas sim o Semente do Mal, Homem-planta que tentou conquistar Etérnia com um ataque de trepadeiras gigantescas e ferozes que cresciam de forma impressionante. Atacou tanto He-Man quanto Esqueleto. E para derrotá-lo, os dois tiveram que se unir. Aparentemente, Semente do Mal morreu ao ser atingido por uma tempestade de neve provocada pela combinação dos poderes de He-Man, Esqueleto, a Feiticeira e Gorpo. 



OS POSTERS E QUADROS:




    Uma das coisas mais fascinantes a respeito de He-Man e os mestres do universo foi a enorme quantidade de belas pinturas e quadros feitos durante décadas que acabaram entrando na mitologia do herói.Reparem que muitas dessas imagens lembram as ilustrações de Frank Frazetta,Barry Windsor Smith e John Buscema nas capas de Conan o Bárbaro, reforçando a ligação entre os dois personagens.






EXISTIRAM OUTROS HE-MAN:



Antes e depois de Adam assumir o posto de He-Man, existiram outros protetores de Etérnia:

Rei Grayskull: 


   Foi o primeiro soberano de Etérnia,antepassado do rei Randor,Foi o construtor do castelo de Grayskull. Após a sua morte, O Rei Grayskull transferiu suas energias místicas para sua espada, instrumento de poder, que agora constitui a base da "força" e demais poderes de He-Man; assim, o grito transformação: "Pelos poderes de Grayskull!",refere-se ao rei, não ao castelo que herdaria seu nome.

Vikor,o He-Man do norte:


   Foi um bárbaro poderoso das montanhas do norte de Etérnia, foi escolhido pela feiticeira para proteger a espada do poder, enquanto Etérnia esperava seu verdadeiro herdeiro.

HE-RO, o filho de He-Man:


   É o filho adotivo de He-Man e acaba herdando a espada do poder assumindo a identidade de He-Ro

O CASTELO DE GRAYSKULL JÁ GANHOU VIDA:


    O fato ocorreu durante uma grande guerra entre as forças de Etérnia e as tropas do esqueleto, quando a Feiticeira do Castelo de Grayskull usou um feitiço para invocar o poder de Grayskull e infundir vida ao próprio castelo. Levantando-se da câmara escondida do castelo,Grayskullman marchou para a batalha, balançando as duas espadas de energia, ajudando a vencer a guerra.



HE-MAN VS SUPERMAN:


    Em 1982, antes mesmo da série animada ser feita e para promover o herói, a DC lançou duas edições especiais onde He-Man trocou socos de igual para igual com o Superman.
Além disso, em 2014 saiu o especial Mestres do Universo VS Universo DC,onde os personagens se enfrentavam.



OS QUADRINHOS:

A SÉRIE DA DC:



   Como foi dito anteriormente, a primeira série do He-man era beM diferente do desenho animado: o Príncipe Adam, filho de Randor e Maleena era um despreocupado e preguiçoso rapaz, mas que aqui já possuía uma força sobre-humana. Ele teria sido escolhido pela Feiticeira para se tornar He-Man. Curioso que aqui, a Feiticeira é quem transforma Adam em He-Man, e para tal, Adam precisa ir ao Castelo de Grayskull.

A SÉRIE DA MARVEL:


   Com o sucesso da animação surgiu uma nova revista, desta vez pelo selo Star comics da Marvel, que continuava as aventuras da TV, acrescentando os personagens das novas linhas de brinquedos que saiam de tempos em tempos, e atualizando e envelhecendo os personagens.

ADAPTAÇÃO DO FILME:


   Quando o filme Mestres do universo foi lançado nos cinemas, foi feita uma adaptação para as HQs,curiosamente esta adaptação mudou alguns pontos do enredo do filme e o visual dos personagens deixando-os mais parecidos com a série animada.

A SÉRIE DA IMAGE:


   No ano de 2002, aproveitando o lançamento da nova série animada, a editora Dark Horse lançou uma minissérie mostrando uma nova aventura de He-man.

A NOVA SÉRIE DA DC:


   Por fim o personagem volta a DC comics em uma nova série onde o Esqueleto dominou Etérnia e apagou a memória de todos os heróis, Adam é um lenhador que passa a ter um vilumbre de sua outra vida, ele decide partir em uma jornada onde acaba enfrentando velhos inimigos e descobrindo o paradeiro de antigos aliados, um excelente gibi.

   Bem é isso ai pessoal,existem muitas outras curiosidades a respeito do universo do He-Man que nem cabem aqui,espero que tenham curtido essa série de postagens e tenham voltado aos tempos de criança.Até a próxima.




4 comentários:

  1. Muito bom! Também adoro o He-Man. Tem alguma notícia sobre o novo filme do He-Man? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nada ainda houveram rumores de um filme pra 2012 mas não se confirmou

      Excluir
  2. Matéria bacana. Só corrige aí que a HQ de 2002 saiu pela Image, e não pela Dark Horse.

    ResponderExcluir