segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Teia do Aranha

     Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Antes de começar gostaria de agradecer as visitas, as críticas e os elogios referentes  as postagens sobre:Grandes Heróis Marvel,Superaventuras Marvel e Heróis da TV;Quando comecei o Canil do Beagle a exatamente um ano não imaginava que tantas pessoas iriam visitá-lo,para um blog sem patrocínio e que é divulgado apenas em páginas do FaceBook o número de visitantes me deixou bem satisfeito,dito isso vamos deixar os agradecimentos de lado e partir para o que interessa,o tema de hoje será sobre uma das revistas em quadrinhos mais bacanas da década de 1990, estou falando da Teia do Aranha.

o logo da revista

   Tudo começou no ano de 1989,quando a editora Abril lançou a edição de número 23 de Grandes Heróis Marvel com a história:Homem aranha nunca mais! e a primeira aparição do Rei do Crime.

a gênese de a teia do aranha

    Essa edição vendeu muito bem,logo a Abril notou que os fãs queriam mais histórias antigas do aracnídeo e alguns meses depois surgiu nas bancas a revista:A Teia do Aranha,ela continuava em ordem cronológica a saga do Aranha a partir de onde essa GHM 23 havia parado e prometia mostrar a vida do herói até a morte de Gwen Stacy,Porém o sucesso foi tão grande que a revista continuou e passou a publicar histórias das décadas de 1970 e 1980.
    Quando o primeiro número de a Teia do Aranha chegou as bancas foi um impacto e tanto:formato magazine,três ou quatro histórias por edição e totalmente colorida,o problema desse luxo todo era o preço mais elevado, por conta disso a partir do número cinco ela passou para o formatinho.

a histórica primeira edição

OS COLORIDOS E INGÊNUOS ANOS 60:

      As histórias apresentadas se passavam na segunda metade da década de 1960,mostrando a vida de Peter Parker na universidade, tendo que lhe dar com vários problemas na vida pessoal e heroica, ao mesmo tempo em que era disputado por Gwen Stacy e Mary Jane, Peter precisava enfrentar diversos super-vilões e nessa primeira fase toda a galeria de inimigos clássicos do homem-aranha deram as caras:doutor Octopus,Lagarto,Abutre,Mysterio,Kraven,o Rei do Crime,Electro, o Homem-areia e o mais perigoso de todos:o Duende verde.






os vilões clássicos 

     Apesar do clima Hippie, paz e amor uma história marcou essa fase:a trilogia das drogas,onde o Homem-Aranha precisa combater o Duende Verde,ao mesmo tempo em que seu melhor amigo e filho do vilão: Harry Osborn inicia um longo e perigoso envolvimento com LSD e Heroína.

a história das drogas 

OS SOMBRIOS  E VIOLENTOS ANOS 70:

     O momento mais trágico da vida do Homem-Aranha foi mostrado na edição 23 de A Teia do Aranha, quando a namorada do herói:Gwen Stacy foi morta pelo Duende verde, mostrando o fim da inocência nas histórias do aracnídeo.

o fim da inocência

     Originalmente a Teia do Aranha estava programada para encerrar nesta edição, porém o sucesso da revista permitiu que ela continuasse a contar as aventuras do herói em ordem cronológica.
  O fim da Guerra do Vietnã e o sentimento de "Dream is Over " foram refletidos nas histórias do homem-aranha que se tornaram mais urbanas com o herói enfrentando não apenas super vilões,mas também neuróticos de guerra e gangues de motoqueiros.






a década violenta

 Dois arcos se destacaram nesse período:

A saga do clone original:

    Após a morte do Duende verde o novo grande vilão desse período foi o Chacal que clonou Gwen Stacy e o homem-aranha, o objetivo do vilão era enlouquecer Peter Parker, já que o Chacal era o professor apaixonado de Gwen.

a saga do clone original 

O surgimento do Justiceiro:

     O personagem apareceu pela primeira vez nas histórias do Aranha, sendo manipulado pelo Chacal.O Justiceiro era um ex-combatente do Vietnã que teve a sua família morta por bandidos e decidiu caçar um por um,ele deu muito trabalho para o herói, e com o tempo virou um anti-herói.

surge o justiceiro

OS ESPETACULARES ANOS 80:

    A nova década começou com tudo para o nosso herói, A Teia do Aranha mostrou o surgimento de um novo amor para o aranha:a ladra Gata Negra com quem o herói manteve um relacionamento complicado por toda a década até se decidir por Mary Jane.
   O Homem-Aranha finalmente encarou o assassino do Tio Ben em uma história espetacular e emocionante.
   A Teia do Aranha mostrou também o surgimento do principal vilão da década: o Duende Macabro.



uma fase memorável 

Duas sagas se destacaram nesse período:

Guerras Secretas:

    Foi uma surpresa para os fãs a republicação da mega saga na Teia do Aranha,pela primeira vez sem cortes,pois em sua primeira publicação ela foi cortada e totalmente alterada.
   Na história os maiores heróis e vilões da Marvel são levados  para um outro planeta por um poderoso ser chamado Beyonder para lutarem entre sí. Ao final da saga o Homem-aranha retorna ao nosso planeta com um novo uniforme.


as guerras secretas

A saga do uniforme negro:

    Foi o último arco clássico apresentado pela A Teia do Aranha.Na história Peter retorna da Guerras Secretas com um novo uniforme negro,porém ele era na verdade um Simbionte/Parasita alienígena que queria usar Peter como hospedeiro.

a saga do uniforme negro

   Depois disso, a última história clássica do herói foi publicada na edição 74 com o casamento do homem-aranha.

a última história clássica

OS PÉSSIMOS ANOS 90:

    A partir da edição 75 A Teia do Aranha passou a publicar apenas,histórias inéditas,tornando-se um título comum interligado com a revista principal.


 a revista virou um título normal 

   Durante a segunda metade da  década de 1990, ambas as revistas passaram a publicar a péssima saga do clone que dizia que o homem-aranha que todos conheciam era o clone da história dos anos 70, isso gerou revolta e afastou os leitores antigos.


a péssima saga do clone 

    Nesse período apenas dois arcos se destacaram:

Crise de identidade:

    Após ser acusado de assassinato e ser perseguido por todos o Homem-aranha cria quatro novas identidades super-heroicas para provar a sua inocência.

a única boa saga do período

 Gênese:

  A origem do Homem-aranha e seu primeiro ano como herói é recontada por John Byrne,mas não tem o mesmo impacto.


a nova origem.

    A teia do Aranha  acabou cancelada junto com a revista regular pra darem lugar à linha Premium um dos maiores erros estratégicos da  editora Abril que já foi falada no Blog (aqui).

a péssima linha premium

   A título de curiosidade:no ano de 1997, a editora Abril lançou uma revista chamada Spiderman Collection que trazia histórias em preto e branco em ordem cronológica desde a primeira aparição do homem-aranha até a história apresentada em A Teia do Aranha número 6.

da primeira aparição até a teia do aranha


   Bem é isso aí, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer uma das melhores revistas que o homem-aranha já teve, vale muito a pena correr atrás delas em sebos e no Mercado Livre,até a próxima pessoal.

6 comentários:

  1. Nossa cara, quantas vezes eu fui na Praça José de Alencar, aqui em Fortaleza, comprar essas revistas. Me emociono só de lembrar. Muito obrigado por você trazer à tona tão boa lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Beagle, excelente coluna, como de praxe.

    Mas me corrija se eu estiver errado: não houve um tempo que "A Teia do Aranha" publicou alguns crossovers do Escalador de Paredes com outros heróis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teve sim Leo foi entre as edições 70 e 73,com histórias de Marvel Team UP,preferi não falar sobre elas pois achei um tremendo tapa buraco,originalmente sairiam a morte de Jean de Wolf e guerra de gangues anunciada pela própria abril, não sei porque eles desistiram.

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu blog! Muito bem feito, com um visual bem legal e bastante informativo. Gostei demais. Continue fazendo este trabalho que traz à tona muitas lembranças a tantos amantes de HQs.

    ResponderExcluir
  4. Beagle, nos últimos meses tenho lido suas postagens e só tenho aprendido sobre o mercado editorial de quadrinhos e arcos clássicos dos heróis Marvel e DC.
    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento enciclopédico conosco e parabéns pelo magnífico trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Clovis, o blog tem andado em marcha lenta devido ao meu trabalho mas vou tentando postar sempre nele

      Excluir