terça-feira, 10 de maio de 2016

Os filmes dos X-men

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem especial da semana de aniversário do Canil do Beagle,hoje irei falar sobre a minha cine-série de filmes de super-heróis favorita:os X-men.

 a turma da escola

   Antes de tudo cabe uma explicação, principalmente para aqueles que não gostam da série achando que ela não retrata fielmente o desenho animado dos anos 90,onde muita gente conheceu a equipe de super-heróis:No ano de 1997, o filme Batman e Robin sepultou as adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos, o público estava de saco cheio de heróis com roupas coloridas, histórias rasas e piadinhas sem graça.

 filme que sepultou os heróis

   No ano seguinte chegou aos cinemas o filme Blade:o caçador de Vampiros adaptando um personagem do terceiro escalão da Marvel de maneira séria, o grande problema é que os próprios produtores fizeram de tudo para não associar o filme com um super-herói das HQs com medo de rejeição do público portanto X-men é que detém o título de filme que iniciou a era moderna das adaptações de HQs.

ninguém sabia que era uma história em quadrinho

   O diretor Brian Singer assumiu o comando da produção e decidiu que ao invés de ser um filme onde heróis com roupas coloridas se estapeavam preferiu focar no subtexto que os mutantes traziam desde a sua concepção: a luta contra o preconceito e aceitação.
   Assim preferiu transformar o filme em uma ficção científica séria, calcada no mundo real, onde os heróis utilizavam um uniforme de couro preto estilo paramilitar.

você queria um collant amarelo?

   Feita essa explicação,irei analisar cada um dos filmes da série, resolvi deixar de fora os filmes solos do Wolverine,portanto vamos começar:

X-MEN- O FILME:

um orçamento modesto

SINOPSE:   Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada mutante desenvolve um tipo diferente de poder e muitas vezes precisam aprender a controlá-lo, pois só se manifesta na adolescência ou mesmo quando se tornam adultos. Os mutantes sofrem um grande preconceito, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e os temem por serem superiores às pessoas comuns.
    Do lado dos mutantes estão os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier, um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. No entanto a Irmandade dos Mutantes, comandada por Magneto, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação. O ódio e o medo que os humanos sentem pelos mutantes está à beira do fanatismo, principalmente por causa de uma campanha anti-mutantes liderada pelo senador Robert Kelly.Dois mutantes serão envolvidos nesta luta: o primeiro é Wolverine que possui o esqueleto coberto pelo metal indestrutível adamantium e o segundo é Vampira, uma jovem que absorve toda a força vital de qualquer pessoa que ela toque. Estes dois mutantes são disputados pela Irmandade dos Mutantes e pelos X-Men, pois cada facção quer fortalecer seu lado.

OPINIÃO:Uma das melhores adaptações de HQs para os cinema, X-men,provou que filmes de super-heróis poderiam ser sérios, utilizando a metáfora dos mutantes para debater sobre preconceito, troque a palavra mutante por negro,homossexual ou judeu e teremos o mesmo efeito.
    O fato é que raramente as produções protagonizadas por super-heróis tocam em questões como estas, preferindo concentrar a história em batalhas entre o bem e o mal.O roteiro é inteligente em mostrar Magneto, um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz,que diferente de outros vilões não quer conquistar o mundo, ele simplesmente se revolta ao perceber que está prestes a ser novamente segregado por causa de sua carga genética.
   Outro ponto interessante é a relação entre Xavier e Magneto, ao invés de inimigos eles são amigos e apesar de visões opostas existe um respeito mútuo.
   As cenas de luta também estão presentes,porém colocadas em conta gotas para ocorrerem no clímax, destaco a atuação perfeita de Hugh Jackman como Wolverine, além de ser fisicamente igual ao personagem,exceto o fato de ser alto enquanto que Logan é baixinho, sua primeira aparição é icônica.
   Um filme que marcou época e trouxe credibilidade para as adaptações de personagens de HQs.

X-MEN 2:

ainda melhor

SINOPSE:Ainda vivendo em um mundo que os odeia, os mutantes passam a sofrer uma discriminação ainda maior quando um novo mutante provoca um ataque ao presidente dos Estados Unidos, quase matando-o. A notícia faz com que a sociedade se manifeste ainda mais contra os mutantes, fazendo com que ganhe força o projeto do registro de mutantes. William Stryker, um militar que tem experiência em lidar com mutantes e uma ligação com o passado de Wolverine, torna-se um dos porta-vozes deste pedido, além de se tornar o responsável por um plano que tem por meta erradicar de uma vez por todas os mutantes. Com a autorização do Presidente, Stryker inicia uma grande ofensiva contra os mutantes, invadindo a mansão do Professor Charles Xavier e forçando  Magneto, que fugiu da prisão, se unir aos X-Men para combater Stryker.

OPINIÃO: Ainda melhor que o primeiro filme,X-men 2 possui majestosas e excelentes cenas de ação e aprofunda o debate sobre preconceito. No começo do filme somos apresentados ao personagem Noturno que dominado por Stryker invade a Casa Branca, se teletransportando e quase matando o presidente,outra cena de destaque é o ataque a mansão X onde finalmente vemos Wolverine libertando toda a sua fúria animal contra os soldados de Stryker,além disso temos uma perseguição aérea onde Tempestade utiliza seus poderes para criar um paredão de tornados contra os caças.
   O debate contra o preconceito se aprofunda ainda mais nesse filme, principalmente na cena em que o Homem de Gelo revela para seus pais que é um mutante, ao descobrir a verdadeira natureza do filho,a mãe de Bobby pergunta:-Você já tentou não ser mutante?. Nesta indagação, a palavra mutante  poderia perfeitamente ser substituída por gay e teria o mesmo impacto.
  Outra cena interessante é quando Noturno pergunta para Mística o porquê desta não usar seus poderes para apresentar uma aparência sempre semelhante à dos humanos, a moça responde: Porque não deveríamos ter que fazer isso.

X-MEN 3-O CONFRONTO FINAL: 

a batalha final

SINOPSE: Um ano se passou desde os acontecimentos do filme anterior, quando é revelado para o mundo a descoberta uma cura para os mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos normais.  Enquanto alguns mutantes estão interessados na cura, como é o caso de Vampira, outros estão assustados com o anúncio.Magneto, que acredita que esta cura se tornará uma arma contra os mutantes,pois o mesmo já vivenciou isso quando passou a infância em um campo de concentração nazista decide que o ataque é a melhor defesa emonta uma nova irmandade de mutantes.
   Do outro lado os X-men tem que lidar com a ressurreição de Jean Grey e descobrem que ela possui uma outra personalidade a Fênix.

OPINIÃO:Aqui a porca torce o rabo e vou ter que fazer uma longa explicação,após o sucesso de X-men 2,Bryan Singer preferiu deixar a FOX e ir para a Warner dirigir Superman o retorno, o estúdio que esperasse por ele,além disso o diretor levou mais da metade da equipe técnica junto.
    A FOX se sentiu ofendida e decidiu tocar o projeto com um novo diretor  decidindo lançar o filme antes de Singer,a posição de diretor foi oferecida para Darren Aronofky, Alex Proyas, Joss Whedon e Mathew Vaughn ;o escolhido foi Brett Ratner. Costumo dizer que ele foi um herói, pois teve apenas um ano para escolher o elenco,escrever o roteiro, filmar e fazer a pós produção,além de agradar a Hugh Jackman e Halle Berry, a atriz que havia ganho um oscar se sentia desprestigiada pelo antigo diretor e chegou a ameaçar não participar do novo filme, além disso ele precisava agradar os fãs que reclamavam das poucas cenas de ação dos filmes anteriores.
   O que o diretor fez?, seguiu a máxima:time que está ganhando não se mexe,Ratner seguiu a cartilha de Singer,não fazendo nenhuma firula, o problema é que o pouco tempo que tinha, o diretor não pode se aprofundar muito, o filme tem alguns problemas porém os debates,metáforas e questionamentos estão ainda mais firmes.
   Os problemas: Os principais problemas de X-men 3 são a morte precoce de ciclope (uma vingança da FOX por James Marsden ter participado de Superman o retorno), o sumiço sem explicação de Noturno e a pouca utilidade de Vampira,porém seu arco dramático é interessante.
  As coisas boas:O filme possui excelentes cenas da ação com destaque para a batalha final na ilha de Alcatraz que é puro gibi.
   O personagem Fera é uma excelente adição a equipe e quando ele aparece rouba a cena.
    X-men 3-o confronto final continua o debate sobre preconceito com a descoberta da cura mutante(alguém aí gritou cura Gay?), um dos pontos mais interessantes é quando os heróis discutem sobre o assunto e Tempestade diz: Isso é ridículo eles não podem nos curar!,não temos doenças,nascemos assim.
   Outra cena impactante é quando o jovem Anjo tenta arrancar do próprio corpo os sinais de sua mutação, quando é finalmente surpreendido pelo pai, cuja a reação é um misto de dor e repulsa com a expressão: Você não!!.Novamente uma metáfora entre mutantes e integrantes de qualquer minoria discriminada no mundo real.

X-MEN- PRIMEIRA CLASSE:

o começo de tudo

SINOPSE: Na década de 1960, o jovem Charles Xavier,formado em genética e filosofia  realiza um trabalho de pós-graduação junto às Nações Unidas. Quando Xavier apresenta suas teorias na CIA, um agente revela que a agência tem uma divisão especial pesquisando mutantes e pede ajuda para procurar um perigoso mutante chamado Sebastian Shaw.
  Enquanto isso,  Erik Lensherr sobrevivente de um campo de concentração nazista caça o assassino de sua mãe, seu caminho cruza com o de Xavier quando descobrem que estão procurando o mesmo homem.
  Charles e Erik logo se tornam amigos, mantendo um respeito mútuo,ambos decidem usar seus poderes para ensinar jovens mutantes a usarem seus dons para fins pacíficos,nascendo a Escola para Jovens Superdotados,o problema é que os amigos possuem pontos de vistas diferentes sobre a questão mutante.

OPINIÃO: Após o fracasso de X-men origens:Wolverine, a saga mutante dá uma guinada e resolve contar os primórdios da equipe e mostrar o começo da amizade de Xavier e Magneto.
   Dirigido por Matthew Vaughn,o filme usa a crise dos mísseis de Cuba como pano de fundo para a ação,acertando em cheio ao misturar incidentes históricos com seus personagens fantásticos.
 Foi um excelente recomeço para a franquia,pois podemos presenciar o surgimento da amizade entre Erik e Charles e vemos como a vida de ambos foi diferente:um cresceu em uma mansão enquanto o outro em um campo de concentração.
   É  muito bacana vermos os primórdios da equipe e o surgimento de diversos equipamentos como o jato pássaro negro e o detector de mutantes:cérebro.
   Além do clima inocente temos um belo trabalho de recriação da época,além de ótimas cenas de ação com destaque para a batalha final em Cuba e o rompimento da amizade entre Erik e Charles com desfecho trágico.

X-MEN-DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO:

exterminadores do futuro

SINOPSE: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask . Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier, Magneto, Tempestade,Homem de gelo, Kitty Pryde e Wolverine, que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo a década de  1970.   Lá ele ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier e Magneto, para que juntos impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.

OPINIÃO: Baseado no famoso arco dos quadrinhos,o filme acerta em cheio em sua história apesar de mudar o protagonista(sai Kitty Pryde entra Wolverine),a recriação da época é espetacular com um clima hippie, costeletas,bigodões,calças boca de sino e discoteca.
   A história nos apresenta um professor Xavier amargurado e viciado em uma droga(alguém gritou heroína?) que recupera o movimento  das pernas, mas inibe seus poderes.
   O filme aborda temas como:novas escolhas,segundas chances,dor e aceitação, isso tudo misturado com boas cenas de ação,com destaque para as batalhas no futuro e a hilária participação do Mercúrio.
   Quem reclamou que Wolverine é mais uma vez o protagonista do filme, não prestou atenção, ele é um coadjuvante, servindo como os olhos do espectador, tanto que ele não possui uma cena de ação e na batalha final ele é rapidamente descartado.
   O filme termina com uma espécie de reboot e abre novas possibilidades para a franquia.

X-MEN- APOCALYPSE:

só os fortes sobrevivem

SINOPSE:Na década de 1980, o professor Xavier e Mística precisam criar uma nova equipe de X-mens para combater Apocalype, o primeiro e mais poderoso mutante do mundo.Desde o início da civilização ele é adorado como um deus, acumulou poderes tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo magneto, para provar sua teoria que apenas os mais fortes merecem viver.

OPINIÃO:Como puderam notar X-men é minha franquia de super-heróis favorita e com certeza vou adorar o filme que mostrará a formação da equipe do primeiro filme:Ciclope, Jean  e Tempestade enfrentando o poderoso Apocalypse,o famoso vilão dos anos 90.
   Para os que estão criticando os quatro cavaleiros do apocalipse, Singer com certeza se inspirou no desenho animado X-men Evolution onde:Tempestade,Magneto,Mistica e o Professor X eram os arautos de En Sabah Nurr.

  Bem é isso ai pessoal,espero que tenham gostado da minha análise de cada um dos filmes dos mutantes. Não entendo quando leio na internet pessoas torcendo pelo fracasso dos filmes para que os direitos voltem para a Marvel, na minha opinião não são fãs de HQs de verdade, são apenas pessoas que conheceram os heróis pelos filmes da marvel, por isso antes de reclamar, vejam que foi graças a um filme com orçamento modesto que os super-heróis voltaram aos cinemas, até a próxima.




2 comentários:

  1. Muito bom post! Xmen é um marco do cinema de heróis!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem. Parabéns, me deu vontade de re-assistir todos eles.

    ResponderExcluir