sexta-feira, 6 de maio de 2016

Thundercats

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje irei falar de um dos maiores desenhos animados da década de 1980: Os Thundercats.

Thundercats-HO! 

A PRODUÇÃO:

    Thundercats foi desenvolvido pela empresa Rankin/Bass e produzida pelo Pacific Animation Corporation, um grupo de estúdios japoneses, que deu uma qualidade muito superior aos desenhos da época, o que pode ser notado logo na abertura.

a espetacular abertura

A HISTÓRIA:

    Para quem não conhece o desenho,ele contava a história de um grupo de felinos-humanoides sobreviventes do planeta Thundera que acabara de explodir,os thundercats eram uma espécie de topa de elite que protegiam o príncipe do planeta:Lion-o. A frota foi atacada pelos inimigos dos thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruíram todas as naves da frota que escaparam, exceto a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira, que eles acreditam estar a bordo desta. A espada possui o Olho de Thundera,a fonte do poder dos ThunderCats, incrustado na empunhadura. Embora os Mutantes tenham causado danos à nave-mãe, o velho guardião de Lion-O, Jaga, se oferece para pilotar a nave e levá-los em segurança ao "Terceiro Mundo". No entanto, Jaga morre no processo porque a viagem leva várias décadas, apesar da tecnologia avançada da nave interestelar.
     Quando os ThunderCats acordam de seu estado de animação suspensa no Terceiro Mundo, Lion-O descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Ele agora é uma criança no corpo de um homem. Juntos, os Thundercats  constroem a "Toca dos Gatos", sua nova casa e sede, mas em pouco tempo, os Mutantes chegam ao Terceiro Mundo.
     Além disso, a chegada das duas raças alienígenas ao Terceiro Mundo não passa despercebida: Ao tomar conhecimento do Olho de Thundera, o feiticeiro demoníaco mumificado, do Terceiro Mundo, chamado Mumm-Ra recruta os mutantes para ajudá-lo a adquirir o Olho de Thundera e destruir os ThunderCats, para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.

resumo do primeiro episódio

OS PERSONAGENS:


- os mocinhos:

LION-O: 


    Príncipe de Thundera e futuro rei dos thundercats,justo e ponderado,quando entrou na sua cápsula de estase durante a fuga não percebeu que ela estava com defeito fazendo com que ele passasse de garoto a adulto, ficando com a idade, aparente, dos outros Thundercats.
Arma de combate: Espada Justiceira,através dela Lion-O podia obter a chamada “visão além do alcance” e assim verificar se algum dos Thundercats se encontrava em perigo e/ou localizar o inimigo, entre outras coisas. Com a espada Lion-O podia também avisar aos outros Thundercats quando se encontrava diante de algum tipo de perigo, bastando para isso levantar a espada sobre a sua cabeça, apontá-la para o alto e bradar “Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats....Hooo!!!”.
Momentos depois a espada dobrava de tamanho, raios e luzes começavam a flamejar dela e o símbolo dos Gatos do Trovão, era projetada no céu e ser vista a distância, pelos seus amigos Thundercats.

PANTHRO:


   Mestre em artes marciais e combate corpo a corpo,Panthro era o sargento das tropas de thundera,Panthro, além de engenheiro e construtor,foi ele o responsável pela construção do thundertanque e da toca dos gatos.
Arma de combate:nunchaku.


TYGRA:


   Filósofo,cientista e arquiteto,foi quem projetou a toca dos gatos,é o mais ponderado e racional dos thundercats.
Arma de combate:boleadeira que permite a invisibilidade.

CHEETARA:


   A velocista da equipe,possui dons de premonição.Em Thundera era protetora de Lion-O
arma de combate:bastão.

WILLY KAT: 


   Curioso e atrapalhado,deseja provar seu valor para a equipe,porém sempre se mete em confusão.
Arma de combate:prancha voadora e cápsulas de fumaça.

WILLY KIT:


   A irmã gêmea de Willy Kat,mais ponderada que o irmão,vive tirando ele de confusões.
Arma de combate: prancha voadora e cápsulas de fumaça.

SNARF:


   É a baba de Lion-O e cozinheiro da equipe.

JAGA:


    É o mentor e guerreiro mestre de todos os Thundercats. Jaga foi um dos maiores membros do conselho Thunderiano e foi também um grande e fiel amigo do rei Claudius pai de Lion-O.
Seu espírito sempre aparece para aconselhar e guiar Lion-O.

LYNX:


   Amigo de Jaga,teve seus olhos queimados pelas chamas da explosão de sua nave destruindo sua visão e provocando sua cegueira.
Arma de combate:um disco que pode ser usado tanto no ataque quanto na defesa.

BENGALI:


  É o primo de Tygra, é o ferreiro do grupo,assim como o primo é ponderado. 
Arma de combate: Usa um martelo como arma e ferramenta, com o qual já consertou a Espada Justiceira algumas vezes.

PUMYRA:


   É a prima de Cheetara, participava pouco das aventuras.
Arma de combate:uma corda super-resistente .

-os vilões:

MUMM-RÁ:


   Mumm-Ra é uma espécie de feiticeiro egípcio com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no terceiro mundo.
   Vive dentro de sua misteriosa pirâmide negra construída há milênios. Dentro desta fortaleza existe a sala central onde se encontram o caldeirão mágico, as quatro estátuas gigantes dos espíritos do mal e o importantíssimo sarcófago, local onde Mumm-Ra dorme e mantém suas energias sempre renovadas. 
  Apesar da aparência envelhecida quando Mumm-rá profere o seu famoso encantamento:"ANTIGOS ESPÍRITOS DO MAL,TRANSFORMEM ESSA FORMA DECADENTE EM MUMM-RÁ O DE VIDA ETERNA" ele se transforma em uma gigantesca criatura

ESCAMOSO: 


   Líder dos mutantes, comanda seus lacaios pela brutalidade. Deixa transparecer que não vê Mumm-Ra com bons olhos, embora muitas vezes aquele já o tenha ajudado. Isso porque acredita que ele e os demais Mutantes serão escravizados, caso a Múmia domine o Terceiro Mundo.

SIMIANO: 


    Simiano é o segundo em comando dos mutantes,sendo um macaco, Simiano tem uma força física acentuada, mas em compensação seu intelecto é bem limitado.

CHACAL: 


   Representando o Lobo na linhagem Plundariana, Chacal é o mais fraco, no físico, entre seus companheiros, mas é muito traiçoeiro e por várias vezes ele enganou os Thundercats em armadilhas muito perigosas.Certa vez Chacal traiu seus próprios amigos mutantes e roubando armas e equipamentos. 

ABUTRE: 


   Abutre é o cientista e engenheiro da equipe dos Mutantes. Ele é muito intelectual e perigosamente traiçoeiro. Abutre não possui muita força física, mas sua inteligência e conhecimentos em ciência e tecnologia são fatores fundamentais para a força mutante. A maioria das naves, armas e computadores foram projetados e construídos por Abutre que sem dúvida pode ser considerado um grande rival de Tygra e Panthro em tecnologia.

RATARO:


   É o mais terrível dos mutantes,frio e calculista foi o responsável pela destruição de Thundera. Chegando ao terceiro mundo meses depois da chegada dos Thundercats.Rataro assumiu o comando dos mutantes mesmo contra a vontade de Escamoso.

GRUNE: 


   Um Ex-thundercat, era o melhor amigo de Jaga quando ambos se tornaram thundercats, mas quando Jaga se tornou lider dos Thundercats, Grune ficou com inveja e junto de traidores thunderianos quebrou o código de thundera e em seguida foi derrotado por Jaga e selado no Terceiro Mundo.

O SUCESSO NO BRASIL :


     Thundercats começou a ser exibido no Brasil em 1986, a Globo passou a exibir dois episódios, em vez de um como vinha sendo exibido, nas manhãs de domingo.
      A Globo transferiu o desenho para o programa vespertino Sessão Aventura, aquele horário era direcionado ao público jovem,atingindo um enorme sucesso. O desenho passou a ser exibido diariamente. E por fim, para completar a coroação, ele passou a ser exibido nas manhãs da Globo no Xou da Xuxa. 

OS BRINQUEDOS:

   No auge do sucesso,chegaram ao Brasil os brinquedos baseados na série, eles foram comercializados pela empresa nacional Glasslite e foram várias séries:

OS BONECOS GRANDES:

a parte de trás da caixa dos bonecos

   Eram bonecos em escala grande, articulados e com equipamentos e armas, a série era formada por Lion-o,Panthro,Tygra,Cheetara,snarf,Mumm-ra,Escamoso,Simiano,Chacal e Abutre.

alguns bonecos da coleção

VEÍCULOS:

   Eram os veículos e equipamentos utilizados pelos bonecos de larga escala, formado por:Thundertanque,thunderjat,nave de batalha,fura-rocha e nave navalha.

alguns veículos da coleção

MINIATURAS:

    Como o próprio nome já diz eram miniaturas dos bonecos,feitos de plástico rígido,sem articulação, a vantagem era que a coleção era muito maior e abrangia mais personagens, além disso foi lançada a toca dos gatos e a cripta de Mumm-Rá.

as miniaturas de thundercats

ESPADA JUSTICEIRA:

   Foram lançadas pela Glasslite três versões da espada justiceira:

*VERSÃO DE LUXO:


 A espada justiceira era feita de plástico rígido, além disso acendia o olho de Thundera,o conjunto vinha acompanhado de um escudo e uma garra.

*VERSÃO SIMPLES:


   A espada justiceira era feita de uma material mais simples e o olho de Thundera não acendia.

*VERSÃO PEQUENA:



    Ainda tivemos uma rara versão pequena da espada antes de Lion-O convocar os thundercats.

REVISTAS EM QUADRINHOS:

   Em 1985 foi produzida um série de histórias em quadrinhos pela Marvel Comics,com o selo STAR COMICS,que adaptavam as tramas da televisão. No Brasil essa série foi publicada pela Editora Abril,sendo um sucesso. 



as revistas em quadrinhos dos thundercats


COPOS DA PEPSI:

a coleção de copos

   Em 1988 a pepsi lançou no Brasil uma coleção de copos de vidro que foi um sucesso.

FIGURINHAS ELMA CHIPS:

as figurinhas dos biscoitos

   No ano de 1988 a Elma Chips lançou uma coleção de figurinhas que vinham nos pacotes de biscoito.

ÁLBUM DE FIGURINHAS:

o álbum de figurinhas

    Como todos os desenhos animados da época, os thundercats também ganharam um álbum de figurinhas.
   
 Assim os Thundercats se tornaram uma mania na década de 1980,eu mesmo tive:os bonecos grandes do Lion-O,Panthro,Tygra, o thundertanque e a espada justiceira de luxo,além da coleção de copos.
   Os guerreiros de Thundera ganharam um remake em 2011 que fez um sucesso mediano que manteve aceso o interesse pelos Thundercats.

mapa do terceiro mundo

   Bem é isso ai,espero que tenham matado a saudade ou conhecido um pouco mais desse desenho espetacular que marcou uma geração,até a próxima pessoal.

15 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    Parabéns!!
    Faltaram alguns inimigos e aliados, como por exemplo os Berbills e os Lunatacks. Podetia ter colocado um guia de episódios.

    Mas está ótimo! 😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa valeu, é que preferi me focar apenas nos principais porque a postagem iria ficar gigantesca

      Excluir
  2. Muito bacana! Sobre os gibis, faltou falar sobre a série produzida pela Wildstorm/DC e publicada no Brasil pela Panini!

    ResponderExcluir
  3. Cara, aonde vc achou a versão luxo do kit da espada justiceira?
    Muito linda elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive quando era criança,ganhei do meu avô no natal de 88, a imagem achei na internet!

      Excluir
  4. Parabéns, ótimo material. Lembrei-me de uns brindes que vinham no Danoninho na época, que era de plástico, bem fininho, de pendurar na parede, tipo uma forminha, vc lembra? Nunca encontrei uma imagem sequer na internet desses brindes :(

    ResponderExcluir
  5. Lembro desses do link abaixo que eram da Pepsi, infelizmente os meus se quebraram com o tempo
    http://mlb-d1-p.mlstatic.com/raros-brindes-promocionais-da-pepsi-thundercats-anos-80-20784-MLB20197696508_112014-F.jpg?square=false

    ResponderExcluir
  6. Essa espada pequena q vc postou é a que eu faço, portanto nao é a oficial lançada na epoca.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733662664-replica-espada-justiceira-thundercats-anos-80-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo muito obrigado pelo esclarecimento, e havia achado essa imagem e essa informação no site thundercats.org, fiquei na duvida e acabei não confirmando..

      Excluir
  7. Olá. Referente à coleção de copos, está completa ali? Eram 5 e não 6?

    ResponderExcluir
  8. Desde criança fui super fã dos Thundercats...

    Tenho todos os gibis dessa coleção acima, as 30 edições e as duas edições especiais...

    Parabéns pela ótima postagem.

    ResponderExcluir
  9. Como posso conseguir um mapa da planta tá toca dos gatos

    ResponderExcluir
  10. Tenho 05 copos intactos. Estão a venda.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 05 copos intactos. Estão a venda.

    ResponderExcluir