sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Fantasma- O espírito que anda

    Olá a todos que acompanham o Blog,sejam bem vindos a mais uma postagem especial da semana de aniversário do Canil do Beagle.Hoje resolvi me impor um desafio:falar de um personagem que tenho pouco contato e conheço o básico:conhecido como o guardião das trevas orientais,o homem que nunca morre,o espírito que anda,estou falando do Fantasma.

o espírito que anda

  Meu primeiro contato com o Fantasma foi no desenho dos Defensores da Terra,uma espécie de vingadores com personagens antigos,era o meu personagem favorito, me lembrava muito o batman e por isso caiu no meu gosto.Fora isso tive algumas revistas dele dadas pelo meu Pai,o principal responsável por me fazer conhecer o herói.

meus primeiros contatos com o Fantasma

   Criado por Lee Falk no ano de 1936,o Fantasma teve a honra de ser o primeiro herói mascarado dos quadrinhos,publicado ininterruptamente em diversos países, ele possui uma verdadeira legião de fãs.

o primeiro herói mascarado

O ESPÍRITO QUE ANDA:

   A história do fantasma existe a mais de 400 anos,quando a embarcação em que o jovem Kit Walker viajava com seu pai foi atacada pelos piratas Singh na costa de Bengala na África.A tripulação foi massacrada e apenas o jovem sobreviveu,chegando a praia Kit foi acolhido pela tribo de pigmeus de Bandar e jurou sobre o crânio do assassino de seu pai que combateria a pirataria e o crime proferindo um juramento: "Juro dedicar minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. Os meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".
   Os Pigmeus confeccionaram um uniforme para Kit baseado na figura de um deus africano,então o jovem adotou a alcunha do Fantasma que protege a floresta e combate o crime,ganhando a fama de imortal e o apelido de:o espírito que anda.

a origem do Fantasma

    Na verdade, o fantasma não é imortal,mas sim o integrante de uma longa dinastia, cujo o manto passa de pai para filho,onde todos os meninos possuem o nome de Kit Walker para perpetuar a lenda da imortalidade.O Fantasma dos quadrinhos é o 21º da dinastia Walker.

A MITOLOGIA DO PERSONAGEM:

    Uma das coisas mais interessantes do Fantasma é sua rica mitologia,onde encontramos diversos elementos que estão presentes desde a sua criação e são conhecidos por todos os fãs:

A caverna da caveira:

muito antes da batcaverna

    Escondida no meio da Floresta Negra, é a morada do Fantasma,além de servir de base de operações é nela que ficam guardadas sua riqueza e os registros dos seus ancestrais.

O anel da caveira:

a marca do Fantasma

    Criado por um alquimista e dado de presente para o 1º Fantasma,o anel possuía o desenho de uma caveira em relevo, que marcava definitivamente o rosto dos criminosos que atacavam o espírito que anda,tornando-se uma das marcas registradas do personagem.

Capeto e Herói:

os animais do fantasma

   São os animais do Fantasma,Capeto é o lobo de estimação do herói,que foi encontrado após sua mãe ser morta por um caçador.Capeto é extremamente inteligente,bem treinado e já salvou o herói de várias enrascadas.
   Herói é um cavalo branco que o Fantasma utiliza para se locomover, para os pigmeus é um animal mágico.

Diana Palmer:

a esposa do Fantasma

    É a esposa do 21º Fantasma,trabalhava nas Nações Unidas,corajosa e aventureira,ajudou o herói em várias missões,quebrando o estereótipo da donzela em perigo,após o casamento passou a morar na selva onde teve dois filhos, o gêmeos Kit e Heloise.

Guran e os pigmeus:

o melhor amigo do Fantasma

   A tribo dos Pigmeus foi quem acolheu o Fantasma,é formada por homens e mulheres de baixíssima estatura.Entre eles se destaca Guran,o líder e feiticeiro dos Pigmeus de Bandar, é amigo de infância do 21º Fantasma e sempre está pronto para ajudá-lo.

O desconhecimento do Rosto:

ele nunca mostra o rosto

   Uma das características mais marcantes  da mitologia do Fantasma e que sempre achei interessante é que em 80 anos de publicação NUNCA vimos completamente o rosto do personagem,quando está sem uniforme Kit Walker sempre utiliza um óculos escuro, muita das vezes também um chapéu,mantendo assim a aura de mistério entorno dele.

Os vilões

Entre os principais inimigos do Fantasma se destacam:

*os piratas Singh:

inimigos seculares

   É um grupo  de piratas que o herói combate a mais desde o primeiro de sua dinastia, atualmente os piratas são liderados por Kabai Singh.

*As piratas do céu:

perigosa e mortal 

   É  uma quadrilha de mulheres aviadoras lideradas pela perigosa e sedutora Sala.

*General Bababu:

inspirado no mundo real 

   É um violento militar que sempre tenta tomar o poder em Bengala,foi inspirado no ditador real: Idi Amin Dada.

A COR DO UNIFORME:

    Essa talvez seja a maior lenda envolvendo o Fantasma,só que no mundo real:Originalmente Lee Falk havia decidido que a cor do uniforme seria verde,para que o herói se camufla-se na selva,só que as tiras diárias de jornal onde o personagem era publicado eram em preto e branco, porém em 1939 surgiram as tiras dominicais coloridas onde o uniforme foi pintado de roxo!O próprio Falk achou engraçado e absurdo,afinal como uma pessoa de roxo se camuflaria na selva?,porém acabou adotando como a cor oficial.
a cor original

   Em diversos países a cor do uniforme do Fantasma possui coloração diferente: Azul(Suécia e Dinamarca),Marrom(Nova Zelândia)  e Verde( em sua estréia na Austrália).
   No Brasil durante décadas a cor do uniforme foi vermelha,pois na época de suas primeiras publicações era mais barato e prático aplicar essa cor nas prensas do que o Roxo.A cor original só passou a ser utilizada em nosso país na década de 1980.

o uniforme foi vermelho no Brasil por décadas 

FORA DOS QUADRINHOS:

   Assim como diversos heróis, o Fantasma também teve encarnações fora das HQs: em matines,desenhos animados e filmes.
   Em 1943 foi produzido um seriado de 15 capítulos exibidos nos cinemas,apesar da precariedade da produção(algo muito comum naquela época,fato que ocorria também nas séries do Superman,Batman,Capitão América e do Shazam) a série era relativamente fiel a mitologia do personagem.

a série de cinema

    No ano de 1986,o herói participou do desenho:os defensores da Terra,onde formava uma equipe estilo os vingadores ao lado de Flash Gordon,Mandrake, Lothar e seus filhos combatendo o imperador intergaláctico Ming.Uma curiosidade é que nesse desenho o Fantasma podia invocar a "força dos dez tigres" assim ganhava força e velocidade sobre-humanas.

vingadores das antigas

   Em 1995 surgiu a série animada Fantasma 2040, a série se passava no futuro e trazia o 24º Fantasma atuando em um futuro tecnológico e caótico,apesar da mudança radical o desenho era excelente e fez muito sucesso.

o fantasma do futuro

   No ano de 1996 o Fantasma ganhou um longa metragem,o filme era fiel a mitologia do personagem onde o herói enfrentava os piratas Singh e os piratas do céu. O filme não se saiu muito bem nas bilheterias nos Estados Unidos, no entanto, desde então tem vendido bem em VHS,DVD E BLURAY. 

o longa metragem

O SUCESSO NO BRASIL:

    O fantasma chegou ao Brasil no mesmo ano de sua estreia em 1936,no Correio Universal (março de 1936) e a Gazeta (dezembro de 1936) pela editora Globo através do Globo Juvenil (julho de 1937) e depois pelo O GIBI ( agosto de 1939).

as primeiras histórias saiam em suplementos
  
   Porém foi no ano de 1953 que o personagem começou a trilhar uma carreira de sucesso com a publicação da revista Fantasma Magazine pela RGE/GLOBO.

o começo do sucesso

   O auge do Fantasma no Brasil foi entre as décadas de 1960 e 1980,quando possuía dezenas de publicações:o Fantasma,Fantasma Extra,Almanaque do Fantasma,Álbum do Fantasma,Fantasma especial, entre outras edições especiais e minisséries.



as diversas publicações no Brasil

   A demanda por material do personagem era tanta que além das histórias americanas, foram publicadas histórias da Suécia, Holanda, Dinamarca e Bélgica,além disso,a revista chegou a ter histórias (não creditadas) produzidas no Brasil. 

histórias nacionais

   Apesar do sucesso no passado e possuindo uma legião de fãs, atualmente o personagem anda meio esquecido e até nem é conhecido pela nova geração de leitores de histórias em quadrinhos, que preferem os modernos super-heróis que fazem sucesso no cinema.

longa vida ao Fantasma

   Bem, isso aí pessoal, espero que tenham gostado da minha postagem,para os que não conheciam o Fantasma aí está uma ótima oportunidade de correr atrás de suas revistas em bancas de jornal, sebos e no Mercado Livre, e para os fãs de longa data espero que tenham matado a saudade e que eu não tenham cometido grandes erros, até próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário