sábado, 31 de outubro de 2015

revista herói

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,gostaria de fazer uma pergunta: vocês leitores foram adolescentes nerds nos anos 90? como faziam para conseguir informações sobre o seu filme,série,HQ,anime favorito? realmente, era uma coisa muito complicada, em uma época em que internet era coisa de filme americano,em que não haviam redes sociais e poucos tinham acesso a um telefone celular, uma simples revista mudou tudo, estou falando da saudosa e revolucionária HERÓI.

esse nome remete a minha adolescência

    Criada em Dezembro de 1994 pelo jornalista André Forastieri, pelas editoras ACME/NOVA SAMPA  na onda dos cavaleiros do zodíaco(chegando a ser o"guia oficial" da série no Brasil) foi uma revista que marcou uma geração e durante muito tempo foi a única fonte de informações para os nerds brasileiros.
    Foi através dela que a maioria dos nerds brasileiros dos anos 90  “ouviram falar” pela primeira vez em image comics,a saga do clone, mangá, dragon ball, pokemon,zero hora, a era do apocalipse, massacre marvel, yu yu hakusho,o encontro marvel vs dc,o filme proibido do quarteto fantástico,plantão médico,arquivo x, barrados no baile, lois e clark, anos incriveis, macross, pirata do espaço,fantomas, akira,zilion e tudo o que rolava nos quadrinhos, desenhos, seriados, cinema,games e até músicas.
   Uma das coisas mais bacanas da herói é que ela era uma revista semanal com papel de qualidade,boa impressão e tinha o preço camarada de R$1,99, ou seja qualquer nerd podia comprar.
    Alguns nomes conhecidos  do meio nerd brasileiro escreveram para a revista como: Marcelo Del Greco,Odair Braz Junior,Alexandre Nagado, e Roberto Sadovski.
    Lembro até hoje quando comprei a edição número 1 com a capa do seiya dos cavaleiros do zodíaco,foi na primeira semana de Janeiro de 1995, durante as minhas férias escolares.

a lendária edição número 1 

   Adorei tanto a revista que passei a comprar todas as edições, pois era a minha fonte de informação, principalmente sobre cavaleiros do zodíaco e os primeiros números lembram as minhas férias de 1995.

os primeiros números da herói
 
   As vendas da herói eram muito boas,a revista sempre tentava agradar seus leitores com posteres e outras coisas, durante sua publicação ela até aumentou o número de páginas mudou o nome e até o formato.
    Após essa pequena introdução irei falar sobre as fases da revista herói  e seus spin offs:

- A primeira fase da revista Herói (semanal) foi do número 01 ao 23:

   A primeira fase da revista tinha como carro chefe o anime  os cavaleiros do zodíaco,mas também outros personagens foram matéria de capa como:super-homem,x-men,o novo desenho do batman e o novo desenho do homem-aranha.O grande problema dessa fase é que chegou um ponto que uma edição chegava as bancas e a outra nem havia sido recolhida,dando um nó na cabeça dos colecionadores,era preciso organizar a distribuição e arrumar o que estava bagunçado.


além de cavaleiros rolavam matérias sobre HQs e desenhos animados

- segunda fase Herói Gold em formatinho(semanal)foi do número 24 ao 100:


   Nessa segunda fase a distribuição foi normalizada,a revista ficava apenas uma semana nas bancas e era recolhida para nova edição chegar,a revista mudou de nome e aumentou o número de páginas, devido ao sucesso da herói gold esse período foi marcado pelo surgimento de revistas filhotes como:herói super,herói games,mini-heroi,entre outras que irei abordar mais pra frente, essa segunda fase pode ser dividida em 3 subfases:

*subfase 1 (edição 24 até 54): Aqui o carro chefe da revista ainda eram os cavaleiros do zodíaco,sempre saiam matérias a respeito do anime ,mas também tiveram capas:o seriado do robocop,o filme batman eternamente,power rangers,ultraman,kamen rider,o rei leão e o filme do mortal kombat,além disso a revista publicou  em oito partes um audacioso projeto de dossiê contando toda a história dos x-men da criação até aquela época.





 
o destaque para cavaleiros e outros assunto da época

   O auge foi dessa fase foi a edição 36 com a capa do filme dos cavaleiros do zodíaco que acabara de estrear nos cinemas,além disso ela vinha com um poster do filme, dizem que essa edição vendeu mais que a revista veja.

a campeã de vendas

 *subfase 2 (edição 55 até 70): Nessa fase a revista abandonou cavaleiros do zodíaco pois não tinha mais nada para falar sobre o anime, e passou a variar as matérias da capa:o desenho do street fighter,x-men,power ranger,o confronto MARVELvs DC, a luta livre da WWE,e barrados no baile,quem acreditava que a revista não ia durar sem cavaleiros do zodíaco quebrou a cara.




mesmo sem cavaleiros a herói continuou campeã de vendas

   O auge dessa fase foi a edição 61 em Dezembro com um formato gigante falando do filme dos power rangers e com uma retrospectiva com os maiores assuntos nerds de 1995.

a gigantesca edição 61

*subfase 3(edição 71 até 100): Nessa fase a revista passou por um novo projeto gráfico,deixando a herói ainda mais moderna,os assuntos era os mais variados focando em animes e filmes: sailor moon,missão impossível,dragon ball, shurato,zero hora e independence day, 





novo projeto gráfico e mais destaque para filmes

    O destaque dessa fase é a histórica edição 100,com uma bela capa,poster,ficha de personagens de cavaleiros do zodíaco e uma entrevista com Jim Lee.

a histórica centésima edição

- terceira fase Herói Gold (formato tablóide semana)foi do número 101 ao 140:

   Nessa fase a revista herói mudou de tamanho adotando um formato tablóide, focando principalmente em cinema e HQs,falava de filmes como:batman e robin,titanic,o filme do spawn,alien a ressurreição,godzilla,yu yu hakusho,a volta da trilogia clássica de guerra nas estrelas entre outros.



o formato tabloide focava muito em cinema

-quarta fase Herói 2000 (formato americano mensal) foi do número 01 ao 18


   A revista herói parou de circular  em 1998,apenas retornando em 1999, adotando o formato americano e a periodicidade mensal ,nessa fase os destaques vão para as matérias de capa de pokemón, dragon ball Z e digimon,além da cobertura completa do lançamento do primeiro filme dos x-men.




a nova fase da herói em formato americano e mensal 

-quinta fase Herói.com.br (formato americano mensal) foi do numero 18 até o 42

   Nessa última fase da revista, ela apenas mudou de nome e passou a dar destaque para o seu recém criado site,as matérias mais marcantes foram do primeiro filme do homem-aranha,dragon ball Z,ultraman tiga, os novos episódios de star wars e as novas febres: harry potter e o senhor dos anéis






a última fase da herói dava destaque a internet

    A revista herói chegou a ter o melhor site nerd da internet brasileira no inicio da década passada,a revista durou até Dezembro 2002, quando saiu a última edição com a capa de o senhor dos anéis as duas torres,o problema é que ela não se adaptou e nem acompanhou a velocidade das notícias on-line e encerrou suas atividades.
  Anos depois chegaram a lançar duas edições especiais: capa de matrix reloaded e de lost, mas foram verdadeiros caça níqueis que não passaram da primeira edição.


o último suspiro da herói

 Em seu auge, entre 1995 e 1996 a revista herói deu origem a revistas spin off que foram:


-herói games:

  Revista em formatinho que falava sobre jogos de videogame,era bacana,pena que as imagens eram em péssima resolução.

era uma revista bacana,mas com péssima imagem dos jogos

-herói super:
   Revista em formato tabloide,falava sobre filmes e seriados, o destaque vai para a excelente matéria sobre o novo filme do 007 da edição 2.

  
edições focadas em cinema

-herói-giga:
  Revista em formato gigante com matérias especiais e imagens que pareciam posteres,durou apenas uma edição.

essa foi raridade

-herói mini:
   Revista minuscula com pequenas matérias sobre diversos assuntos

pequena mais interessante


-herói extra:
  Revista dedicada a guia de episódios de desenhos e animes,destaque para a edição número 1 com o guia de episódios dos cavaleiros do zodíaco.


o guia de episódios da herói

-enciclopédia herói:
    Lançada em 1998, era um box com um CD-ROM com mais de 1.000 verbetes e 1.500 imagens. Vídeos exclusivos. Módulos especiais sobre 7 universos de super-heróis,biografias de 40 criadores do mundo dos quadrinhos. Reunindo várias matérias já publicadas pela revista herói.

a rara enciclopédia herói

-herói.com.br especial:
   Lançadas na última fase da revista,eram edições especias em formato tabloide e lombada quadrada,pelo que lembro saíram edições sobre o senhor dos anéis e fantasia,filmes de terror e homem-aranha o filme.

edições especiais da última fase da herói


   Quem quiser saber um pouco mais sobre a herói o André Forastieri criador da revista está com um projeto no site de financiamento coletivo cartase,buscando financiamento pra a produção do livro que contará toda a história dessa revista que marcou época,quem quiser saber mais sobre o projeto segue o link abaixo:

https://www.catarse.me/livroheroi

   Bem,espero que tenham gostado e relembrado um pouco essa época em que conseguir
informações sobre desenhos,animes,quadrinhos e séries era complicado,foi graças a uma simples revista que causou uma revolução no mercado editorial brasileiro que os fãs puderam saber um pouco mais sobre assuntos nerds,até a próxima pessoal.









15 comentários:

  1. procuro a enciclopedia heroi, quem quiser me vender avisa.

    ResponderExcluir
  2. Cara, achei isso aqui por acaso, por isso um comentário em um post tão antigo...
    Até hoje, tenho todas as heróis da #1 a #100 (e, coincidentemente, fui buscá-las na casa dos meus pais essa semana, e coincidentemente, também, outra revista que resgatei de lá foi essa Super-Homem, a estreia do Kyle Rayner como Lanterna, que está no teu BG). Mas o detalhe é que, tirando algumas edições em duplicata, todas essas heróis que tenho não fui eu quem comprou. Eu até as comprei, na época, mas ia perdendo com o tempo.
    A forma como consegui essas revistas é tão inusitada que não costumo contar. Lá pelos idos de 1998 ou 1999, época gloriosa da web 1.0, acho que antes da volta da Herói como Herói 2000, tinha uma porrada de sites de leilão aqui no Brasil, você deve lembrar: Lokau, Arremate.com, eBazar e Mercado Livre, pelo menos. Depois a eBay, que era dona do eBazar, comprou todos e foi os mesclando, mantendo o nome Mercado Livre que era o mais consagrado. Enfim...
    Foi no Lokau que eu achei um cara vendendo todas as heróis de #1 a #100 (exceção da #61 em formato gigante, tenho que checar se a #61 saiu também em formatinho, se tiver saído, foi essa que me foi enviada). O detalhe era o preço. Não lembro com clareza, mas era algo como... R$20 ou R$25... TODAS! E ainda por cima, COM FRETE GRATUITO! Eu tinha, sei lá, 14, 15 ou 16 anos... comprei o negócio que não estava nem no modo leilão, tava no lance fixo mesmo. Depositei a grana certo de que levaria um calote. E coisa de 1 semana, as revistas chegaram. Estavam todas em perfeito estado de conservação.
    Cara, esse valor não pagava nem o frete, mesmo naquela época. Foi uma caixa pesada. Depois, fiquei pensando em teorias para essa venda:
    1. Pai, mãe ou esposa revoltado(a) com o amontoado de revistas e resolveu se livrar da forma mais rápido possível, a custo de envio.
    2. A mesma situação acima, mas pelo próprio dono das revistas, que queria se livrar delas. Como foi tão barato, não dá nem pra imaginar que ele estivesse precisando de grana.
    3. Sebo. Sebos virtuais não estavam na moda ainda, alguém pode ter deixado aquilo de graça num sebo, ou o próprio dono abriu um sebo, ou foi doado a um sebo... e não tinha espaço pra pôr aquilo tudo. Despacha barato mesmo.
    4. Intervenção divina. Alguma força superior fez com que isso acontecesse em meu favor. OK, isso não tem lógica nenhuma. E vender 100 revistas Herói a custo de envio, tem?

    Curioso é que, hoje, lendo a revista, vejo como ela era ruim. Informações incompletas, sem fontes, informações equivocadas, barrigas, diagramação podre, pouquíssimo senso crítico... mas o valor sentimental é superior a tudo isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga uma coisa, você lembra de uma edição especial em formato americano que tinha o Goldar, vilão dos Power Rangers na capa?

      Excluir
    2. Acredito que foi intervenção divina. Pq um Milagre desse nao tem outra explicação.

      Excluir
  3. Tenho uma edição, dei umas folheadas dias atras, tem uma matéria sobre o filme do quarteto fantástico da época, de 1994

    ResponderExcluir
  4. Essa revista era a única fonte de informação dos X-Men com relação a cronologia antes da era da internet.
    Até hoje os textos considero ótimos e muitíssimo superior a muita coisa que se acha por aí na net quando se fala em X-men (cronologia dos X-men da origem atém os anos 90).

    ResponderExcluir
  5. Tô aqui em 2020 lembrando minha coleção da revista Herói que sei lá o fim que levou 😥 meu primeiro contato com O Senhor Dos Anéis foi com essa revista. Valeu pela matéria, foi uma viagem.

    ResponderExcluir
  6. EU possuo algumas dessas revistas, tenho interesse em vendê-las.
    Jota Junior 92-99200-7231

    ResponderExcluir
  7. Obrigado. Eu sabia que a primeira fase tinha passado dos 100 números.
    Descobri agora que fechou na número 140.
    Muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou do texto e pode relembrar essa época, dá uma lida nas outras matérias do blog,você com certeza vai se amarrar

      Excluir
    2. Vou ler sim. De novo agradeço a matéria...
      Eu tenho um canal. Se chama Reavaliando.
      Comento quando posso as revistas Heróis no Reavaliando.
      Tenha uma boa semana !!!

      Excluir
    3. Que legal ver você por aqui, Wesley. Os portais de informação/produção de conteúdo sobre HQs e Cinema sempre atraem os apreciadores cativos como nós.

      Satisfação 'encontrar' o amigo.

      Excluir
  8. Bom dia.
    Tenho quase todos os números da revista Herói até a 64. Porém guardei os pôsteres separados das revistas e agora não sei identificar a qual edição pertence cada pôster.
    Haveria a possibilidade de você indicar o número da revista e o pôster que a acompanhava?
    Eu achava que a revista 36 acompanhava o pôster que apresenta 36 capas da revista? Mas aqui foi informado que a 36 vinha com o pôster do filme.
    Agradeço se puder me ajudar.

    Parabéns pela publicação!

    ResponderExcluir
  9. Esse acervo deveria ser fácil de achar em pdf. Alguém, pfv?

    ResponderExcluir
  10. Muito legal essa matéria, alguém sabe onde comprar essa enciclopédia herói?

    ResponderExcluir