quarta-feira, 7 de outubro de 2015

master system,o videogame que marcou minha infância

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem especial da semana das crianças,hoje irei falar de um videogame que marcou a minha vida,estou falando do master system.

o master system era estiloso


  Pela primeira vez não sei como começar a postagem, afinal são tantas lembranças, por isso não estranhem essa postagem diferente,vou começar falando do videogame:

 A HISTÓRIA DO MASTER SYSTEM

    O master system foi lançado no Japão pela  empresa de arcades sega no ano de 1986, para concorrer com o NES da nintendo,porém a nintendo possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o master system dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela Sega.


na terra do sol nascente o master comeu poeira

    Nos Estados Unidos o domínio da nintendo também era muito grande, e logo a sega vendeu os direitos de comercialização do master system nos EUA para a loja de brinquedos Tonka,isso se mostrou uma péssima estratégia pois as outras lojas de brinquedos se sentiram  desprestigiadas, revoltadas,elas resolveram não comercializar o videogame da sega.
    Na Europa e na Austrália a história foi diferente,o master system foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da nintendo.Vários desenvolvedores europeus produziram jogos para o master, e o aparelho teve suporte da Sega Europeia até 1996.

 A HISTÓRIA DO MASTER SYSTEM NO BRASIL

  No Brasil a história do master system foi completamente diferente,pode-se dizer que apesar de ter nascido no Japão, foi no Brasil que ele encontrou um lar para se estabelecer definitivamente,criando uma enorme base de fãs fiéis, ele foi lançado oficialmente no País em setembro de 1989 pela empresa brasileira TEC TOY, que licenciava a fabricação de consoles da Sega.

o master system da tec toy

    À época do lançamento,o Master System foi considerado um sucesso de vendas, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da Tec Toy: a campanha de lançamento se estendeu até o Natal de 1989; A empresa também trouxe para o País o Hot Line, serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para sócios, o Master Clube, apresentava o quadro Master Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo.

um raro vídeo da sessão master dicas 

   O  auge do marketing da Tec Toy foi ter feito um  merchandising na novela Tieta da Rede Globo que dava picos de audiência na época.

o master apareceu até em novela da globo

   O master system chegou no momento certo quando houve a explosão dos videogames de 8 bits no país,e olha que a concorrência não era fácil, apesar de o Nes não ser vendido oficialmente no Brasil, havia diversos “clones” feitos por empresas brasileiras, como o Hit Top Game, Dynavision e o Phantom System.

os clones de nintendinho não tinham o charme do master

   A Tec Toy investia pesado nas campanhas publicitárias. Todas as revistas de games da época tinham propaganda dos games e consoles Tec Toy. Algumas eram propagandas originais, feitas aqui no Brasil mesmo, outras eram propagandas americanas, só que traduzidas para o português.

as propagandas da tec toy da época

   Outro fator que ajudou o Master foi o surgimento das primeiras revistas de videogame no Brasil,elas sempre traziam matérias e detonados de jogos do console da sega,numa época sem internet era por essas revistas que os jogadores se mantinham informados sobre os jogos.

numa época sem internet elas eram valiosas 

    Devido ao sucesso estrondoso o mercado brasileiro recebeu adaptações de vários títulos lançados, desde traduções dos nomes, como Califórnia Games, que virou Jogos de Verão no Brasil, a alterações mais complexas, com a troca de personagens (geralmente através da substituição de sprites) para atender a licenciamentos especiais no Brasil, entre esses destacam-se Mônica no Castelo do Dragão, além disso, a Tec Toy converteu vários jogos do portátil Game Gear para o master, aumentando ainda mais a biblioteca de jogos disponíveis.Alguns desses jogos eram conversões de jogos europeus, que também tinham jogos exclusivos.uma das maiores surpresas foi a conversão de Street Fighter II para o master system com o recorde e incríveis 8Mb lançado SOMENTE NO BRASIL juntamente com um controle de 6 botões parecido com o do Mega Drive.


alguns jogos exclusivos do Brasil

   Pois bem,após essa introdução vou explicar porque o master system foi o brinquedo que mais marcou a minha infância:falar da minha história com o master system é uma viagem a minha infância e posso dizer sem sombra de dúvidas que foi um dos momentos mais marcantes da mesma, lembro de todos os detalhes e nem tem como esquecer a forma como eu ganhei ele, por isso sentem-se peguem uma bebida que lá vem história.


 A  MINHA HISTÓRIA COM O MASTER SYSTEM 

      Em 1989 eu estudava numa escola particular paga pelo meu avô materno,estava na 1ª série quando o master system chegou ao Brasil, em pouco tempo todos os meus colegas de sala tinha o master, menos eu que continuava no atari, na época minha mãe não tinha grana pra comprar o videogame, e o que eu fiz pra não ficar por baixo dos outros garotos? eu mentia, dizendo que também tinha um master system, comprei umas três revistas: ação games número 3,supergame número 6 e videogame número 4 só pra ver os jogos e poder comentar na hora do recreio, meu avô paterno prometeu me dar um master de presente no natal, só que meu avô materno faleceu e meu avô paterno assumiu a mensalidade da minha escola, adiando o sonho do master system.

as minhas primeiras revistas de videogame

     Em 1990 na 2ª série o master estava a todo vapor na minha escola, junto com os seriados japoneses ,os filmes do freddy krueger e do jason, era o assunto do recreio e eu comprando revista e mentindo dizendo que tinha um master system,minha mãe descobriu minha mentira e ficou chateada, meus amiguinhos também descobriram e virei a chacota da sala,meu avô paterno falou que me daria um master system de presente no aniversário,porém, o famigerado plano Collor pôs tudo por água abaixo acabando com meu sonho do master.

o dinheiro sumiu e o meu master system também 

  Eis que chegamos em 1991 na 3ª série, o grande ano, o achocolatado NESCAU fez uma promoção, quem mandasse um rótulo respondendo a pergunta:QUAL ACHOCOLATADO QUE DÁ ENERGIA? ganhava de primeiro lugar um mega drive e em segundo um master system II,minha irmã mais velha mandou umas 12 cartas pra promoção e nem queria mandar uma no meu nome,minha mãe que obrigou, e ela fez DUAS míseras cartas no meu nome e enviou,o tempo passou e em um fim de semana, fui com minha mãe e minha irmã para casa da minha tia,meu tio na época trabalhava de camelô e tinha viajado para o Paraguai, ele chegou no domingo e acabamos dormindo por lá mesmo e tive que faltar aula na segunda, meu tio tinha trazido para meu primo um minigame super moderno do submarine atack, o FDP do meu primo não quis me emprestar e passou o tempo todo jogando do meu lado só pra me esculachar,lembro que fui dormir chorando, na segunda feira chegamos em casa por volta de meio dia, almocei e fui para a explicadora.Quando cheguei por volta das 17:30, minha mãe e minha irmã estavam na janela do apartamento super alegres, cantando parabéns para mim, eu que nem um retardado pensei: não é meu aniversário, quando subi as duas me mostraram a carta da nestlé, dizendo que eu havia ganhado o master system II pelo segundo lugar do sorteio, lembro que fiquei muito feliz, pulei,chorei, e fiz minha mãe tirar umas 10 cópias só pra esfregar na cara dos meus colegas da escola que tinham me zuado.

finalmente eu tinha ele em toda a sua glória 

    Duas semanas depois, em um sábado de manhã bem cedo, os correios entregaram meu tão sonhado master system II,  não esqueço daquela caixa quadriculada branca, com alex kidd in miracle world na memória , lembro que abri a caixa com cuidado,o videogame vinha com um adesivo do nescau colado nele,li o manual de instruções do videogame,o manual do jogo e babei com o encarte dos outros jogos.


eu babava nesses encartes com os outros jogos

   Minha irmã instalou o jogo na TV, fui correndo na vídeo locadora do lado da minha casa, onde meu pai pegava filmes pra ver na casa do meu avô, aluguei alex kidd in shinobi world e passei o fim de semana jogando os dois.

a primeira fita que eu aluguei

   O tempo passou, aluguei vários jogos, as coisas melhoraram e comprei algumas fitas para o meu videogame:golden axe, after buner,jogos de verão e dead angle ( as duas últimas de segunda mão).


os jogos que comprei para o meu master system

    Em maio de 1993, meu avô paterno faleceu, em Outubro com a grana do inventário, minha avó me deu um mega drive de presente,acabei vendendo meu master,assim terminou minha história com o videogame de 8 bits da sega.

o começo de uma nova era

   Apesar de gigantesco espero que tenham gostado da minha postagem,mas uma vez fiz um post totalmente pessoal,se quiserem conhecer um pouco mais da história do master system indico o livro recém lançado pela editora Europa:Dossiê Old Gamer master system,vale muito a pena, até a próxima pessoal. 

com certeza vou me dar de presente
















2 comentários: