terça-feira, 6 de outubro de 2015

super-heróis gulliver

esse símbolo traz boas recordações 

    Olá a todos que frequentam o blog, sejam bem vindos,hoje começarei uma série de postagens em homenagem ao dia das crianças,afinal de contas todo nerd que se preza teve alguns brinquedos quando era apenas um padawan.
   Hoje irei falar sobre uma das mais saudosas coleções já lançadas por aqui e que marcou a infância de muito marmanjo entre 30 e 40 anos de idade,estou falando da coleção super-heróis gulliver.

a coleção completa

     Entre as décadas de 1970 e 1980 a empresa brasileira gulliver lançou uma coleção de bonecos da marvel e da DC,na verdade eram figuras estáticas,sem articulações,presas a uma base, quase uma pequena estátua,mas isso não impedia que as crianças da época brincassem, afinal de contas era uma das únicas coleções de super-heróis do Brasil,elas foram o meu primeiro contato com os super-heróis e tenho certeza que ajudaram a me fazer o nerd que eu sou hoje.

eles não tinham mil articulações,mas as crianças nem ligavam 

    Devido a sua longevidade a série teve 5 fases com algumas alterações no design dos personagens,porém o núcleo de heróis era fixo.

A lista de super-heróis Marvel  era composta por:         

-Homem-Aranha, 
-Capitão América, 
-Homem de Ferro, 
-Namor, 
-Thor, 
-Hulk, 
-Visão, 
-Surfista prateado, 
-Falcão,
-duende verde.
-pantera negra

os heróis da marvel


 Já os heróis da DC eram compostos por: 

-Batman, 
-Superman, 
-Mulher-Maravilha, 
-Robin, 
-Aquaman, 
-Coringa, 
-Pinguim, 
-Batgirl, 
-Gavião Negro,
- Capitão Marvel.

os heróis da DC

   Uma das coisas mais bacanas da coleção era que qualquer criança poderia ter, não importando a renda familiar,uma vez que existiam dois modelos de bonecos:

-o primeiro modelo era o de luxo,feitos de vinil maleável e coloridos,devido ao preço era vendidos em cartelas com apenas dois bonecos.

os bonecos coloridos

-o segundo modelo era feito de plástico rígido sem pintura,na cor do próprio plástico empregado,devido a isso eram mais baratos,a coleção vinha em um saquinho plástico grampeado em uma cartela, com o desenho da face dos personagens da coleção à qual pertenciam. Havia duas versões disponíveis, uma grande que continha as dez figuras, ou seja, a coleção completa, e outro menor contendo apenas cinco figuras distintas.


os saquinhos monocromáticos

   A Gulliver também lançou diversos veículos pilotados por todos esses heróis: eram carros como o batmóvel, motos,aviões,helicópteros e lanchas.



todo mundo tinha um veículo,até o hulk!,fuck the logic 

   Mesmo após o lançamento das coleções superpowers e secret wars com bonecos articulados  e detalhados a gulliver continuou lançando sua coleção até 1991,depois disso nunca mais essa coleção foi vista,hoje em dia são itens raros de colecionador com preços elevados no mercado livre,principalmente as figuras coloridas.


uma coleção que deixou saudades

      Eu tive as duas coleções tanto as de vinil quanto a de plástico,porém as de vinil eu perdi nos tempos do jardim III,pois eu enterrava meus bonecos no parquinho da escola e simplesmente não lembrava onde havia enterrado eles,já as de plástico duraram até os meus 11 anos de idade. 
   Espero que tenham gostado da postagem e voltado a infância de vocês,até a próxima pessoal!.



8 comentários:

  1. Esses bonequinhos que eram de borracha quebravam muito fácil (principalmente as mãos do Homem-Aranha e do Homem de Ferro e os tornozelos do Namor). Eu estava sempre comprando novos para repor. Os de plástico acrílico duravam mais mas não era coloridos. Onde eu morava achava difícil de encontrar com os personagens da DC, era mais Marvel mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa reportagem sobre o tema! Tb tive as duas coleções e e as de vinil realmente quebravam muito! Tinha que repor mesmo! 😊

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo carinho no texto, adorei, parabéns
    abraços
    ferréz

    ResponderExcluir
  4. O primeiro action figure que eu vi na minha vida foi o Superman de plástico dessa coleção, o monocromático. Eu estava sentado numa cadeira da garagem da minha casa e nosso muro era bem baixo, coisa de um metro, eu acho. Um amigo veio com o Superman, voando, dando um rasante sobre o muro, feito um helicóptero sobrevoando o espelho das águas. Aquela cena continua viva na minha imaginação. E se me perguntam por que coleciono Sideshow e XM, digo que é por causa dessa cena.

    Obrigado pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, que bom que pude trazer de volta suas lembranças, visite sempre o blog quando puder!

      Excluir
  5. O pantera negra não fazia parte da coleção ...porém antes . Foi lançado pela Pepsi uma com o fantasma o Tarzan e o zorro se não me engano ...e o falcão sem asas ainda.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o homem aranha na moto pra venda

    ResponderExcluir