segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Os Crossovers MARVEL vs DC parte 1:os encontros clássicos

     Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem do canil do beagle, se existe uma coisa que todo fã de super-heróis gosta é de comparar os personagens tipo:quem é mais forte o superman ou o homem-aranha?,quem é mais rápido o flash ou o mercúrio?quem é mais casca grossa o batman ou o justiceiro? pois é já perceberam qual é o tema da postagem de hoje, um dos momentos mais bacanas das HQs de super-heróis: os grandes encontros MARVEL/DC.

todos os fãs de HQs adoram lutas entre heróis

    Esse projeto revolucionário criado na década de 1970, tinha como objetivo juntar os maiores heróis das duas grandes editoras dos quadrinhos americanos,além de termos boas histórias tivemos bons desenhistas que participaram desse projeto.O que pouca gente sabe é que o embrião para esses encontros ocorreu um pouco antes,quando a marvel e a DC trabalharam juntas em uma adaptação do filme o mágico de OZ, segundo pesquisei a marvel tinha os direitos da versão em quadrinhos mas a DC detinhas os direitos do Filme, então as duas se juntaram para fazer uma adaptação em quadrinhos, o sucesso foi tanto que as duas editoras resolveram juntar seus personagens em alguns encontros.

a primeira união entre marvel e DC

OS CROSSOVERS CLÁSSICOS:

os primeiros encontros

- SUPER-HOMEM VS HOMEM-ARANHA- O ENCONTRO DO SÉCULO :

    Lançado em 1976, com roteiro de Gerry Conway e arte de Ross Andru, Neal Adams e John Romita, Super-Homem e Homem-Aranha,a batalha do século. Dois dos piores vilões dos quadrinhos, cansados de sofrer reveses, se unem para destruir seus algozes. Este é o mote que une Lex Luthor, a mais brilhante e perversa mente do universo, e Dr. Octopus, um gênio voltado para o mal,juntos eles seqüestram Mirian Lane(como lois lane era chamada nas HQs brasileiras antes de crise nas infinitas terras) e Mary Jane. Enquanto os heróis correm o mundo para salvá-las, a dupla de facínoras invade o quartel-general espacial da Liga da Justiça. Agora, de posse de uma poderosa arma "laser", capaz de destruir o planeta, eles vão chantagear a humanidade, exigindo 10 bilhões de dólares.
   Um verdadeiro épico dos quadrinhos, foi lançado a primeira vez pela EBAL em um formato gigante que marcou época,depois saiu duas vezes em formatinho pela editora ABRIL.

as duas versões do primeiro combate.

-SUPER-HOMEM E HOMEM-ARANHA 2- JUNTOS NOVAMENTE:
   Devido ao grande sucesso que foi o primeiro encontro entre as duas editoras, em 1981 elas resolveram repetir a dose e juntar novamente os dois heróis, com roteiros de Jim Shooter e arte de John Romita e Bob Larkin.Nesse segundo encontro o homem de aço e o amigão da vizinhança devem derrotar o doutor destino e o parasita que querem dominar as fontes de petróleo do planeta, entre as curiosidades desse encontro foi as participações da Mulher Maravilha e Hulk, além disso os heróis trocaram de ambiente de trabalho:Clark vai para o clarim diário e Peter vai para o planeta diário.
  Não tem o mesmo charme do primeiro encontro mas diverte, no Brasil saiu pela primeira vez pela RGE e duas vezes pela editora ABRIL.

  as duas versões do segundo encontro 

- BATMAN VS O INCRIVEL HULK:

  Ainda em 1981 as duas editoras produziram outro encontro, dessa vez  os heróis protagonistas são, do lado da DC, Batman e da Marvel Hulk. Com roteiros de Len Wein e desenhos de José Luis García-López.
 batman vs hulk é uma história contada em fases. Primeiro, um prólogo intitulado O monstro e o louco, no qual são mostrados acontecimentos bizarros e indícios de que tudo está relacionado ao Coringa e a seu, até então, oculto comparsa.
O primeiro capitulo: ...Quando o monstro desperta!, começa mostrando a incessante busca do Dr. Banner para se livrar de sua contraparte, narrada ao melhor estilo da famosa série dos anos 70. O jovem físico se infiltra em uma instalação de pesquisa da Wayne Interprises tentando achar a cura para sua maldição, dessa vez uma arma gama que pode reverter sua transformação. Mas o Coringa também quer o artefato. Então, ocorre uma luta entre o vilão, Batman e o Hulk.
Nos capítulos seguintes (Quando os sonhos não vêm!,Quando o mar espumou verde!, Quando o figurador comanda! e Quando reina a loucura!), a trama se desenvolve e aparece o aliado oculto do coringa, o figurador, que, sem energia, precisa da arma gama e se alia ao palhaço do crime prometendo poderes totais em troca da arma.
Há ainda um epílogo que mostra o coringa catatônico e o batman acompanhando os passos tristes do cabisbaixo Dr. Bruce Banner que, sobre a sombra do hulk, mais uma vez não consegue se livrar de seu martírio... só faltou a música do seriado (lembra dela?).
No Brasil saiu uma vez pela EBAL em formatão e uma vez pela editora ABRIL em formatinho.

as capas da EBAL e da ABRIL 

-X-MEN VS NOVOS TITÃS:

   Em 1982, com Chris Claremont nos roteiros e Walt  Simonson  na arte ocorreu um mega encontro esperado pelos fãs os fabulosos x-men e os novos titãs que eram campeões de vendas em suas editoras. 
   As duas maiores equipes de super heróis dos anos 80 se encontram nesse épico espacial em que a MELHOR FORMAÇÃO de ambas as equipes devem lutar contra o exterminador, o poderoso darksied e a fênix negra que querem dominar o universo.
Foi lançado pela primeira vez em grandes heróis marvel 9 e depois em grandes encontros marvel/dc 3 com uma belíssima capa dupla. 

a capa do encontro dos campeões de vendas

   Em 1983 estava tudo pronto para o encontro do século entre as maiores equipes das duas editoras: Vingadores e Liga da Justiça,porém devido a divergências editoriais esse encontro foi cancelado, mesmo com mais de 20 páginas de história prontas pelo mestre George Perez,assim como o segundo encontro entre x-men e novos titãs,demoraria 11 anos para que marvel e DC unissem seus personagens novamente.

restou apenas essa imagem promocional do encontro cancelado 

  Na próxima postagem as dezenas de encontros entre os heróis MARVEL e DC na década de 1990,culminando no maior encontro de super-heróis de todos os tempos,não percam no canil do beagle.

Um comentário: