terça-feira, 27 de outubro de 2015

fliperamas

  Olá todos que visitam o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje eu estou saudosista e resolvi falar de um dos lugares mais bacanas que eu gostava de ir na adolescência: os fliperamas.

só quem viveu sabe descrever

  A molecada de hoje em dia que joga on-line ou que frequentou lan houses não sabe o quanto era legal jogar em um bom e velho fliper,só quem viveu a época sabe o que estou falando:matar aula pra jogar,usar o troco do lanche da escola ou do pão em uma partida de SF II ou KOF,"mitar" jogando final fight... são tantas histórias,emoções lendas e até perigos que nem sei por onde começar.

aqui só os fortes sobreviviam 

  Antes de tudo devo explicar o fascínio que muitos tem por jogos de fliperama:é preciso lembrar que na década de 1980 a tecnologia dos consoles domésticos ainda não reproduzia fielmente os jogos de arcade,onde muitas das vezes o jogo aparecia primeiro,por tanto se você quisesse jogar com a melhor qualidade de som e imagem era preciso sair da sua casa e procuram um fliperama.

a diferença era visível,mas nem por isso reclamávamos 

  Outra coisa importante que devo lembrar é que as máquinas normalmente ficavam em botequins,ou seja segundo as nossas mães:eram lugares perigosos,cheio de bêbados vagabundos,drogados e pivetes, claro que nem sempre era verdade,mas jogar em uma máquina de fliper era sempre uma aventura.

pra jogar você tinha que ir em um bar

    Meu primeiro contato com os fliperamas foi quando eu ainda era criança,devia ter uns 6 anos de idade,havia um na esquina da minha casa,mas eu não podia entrar,só quando estava com minha irmã mais velha lembro que tinha máquinas de pacman,raly X,popeye,donkey kong e pole position


as primeiras máquinas que conheci

   Na verdade,eu só comecei a frequentar fliperamas com 10 anos de idade, meu avô tinha uma casa de praia em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro,lá havia um restaurante chamado tubarão,anexo a ele havia o bar que também pertencia ao mesmo estabelecimento, o ano era 1991, estávamos na febre dos videogames,acabei descobrindo que ali sempre tinham 3 máquinas de flliper que se revezavam, as que eu me lembro foram:nas máquinas 1 e 2 kung fu master,gyrus,vendeta e sly spy.

as máquinas 1 e 2 eram menos badaladas

A terceira máquina era sempre A máquina da casa! que teve os sucessos: double dragon 3,ninja gaiden,street smart,pit figther e street figther 1 !!! isso mesmo eu tive a oportunidade de jogar SF 1 antes da parte 2 ser lançada, era muito bom,toda a noite quando eu ia pra casa de praia ficava um tempão no tubarão jogando ou vendo os mais velhos jogarem.


 
jogar essas pérolas no fliperama não tem preço

   No ano de 1992  fui morar em natal no Rio Grande do Norte e foi em um fliperama no centro da cidade que tive contato com street fighter II e meu vício em fliper explodiu,era de lei eu voltar da escola e parar  pelo menos uns 30 minutos no fliperama, até um dia em que um pivete tentou me assaltar eu tive que fugir dele,despistando por entre uma loja, nunca contei isso pra minha mãe.

o maior de todos 

    Entre os anos de 1992 e 1995 foi o auge das máquinas de luta: street figther,mortal kombat,fatal fury,art of figthing, nesse meio tempo surgiram as máquinas alteradas de street figther que foram apelidadas de:street figther de rodoviária,estas máquinas hackeadas  faziam a alegria da galera,mas  o que podia acontecer? um hadouken com 3 bolotas de uma vez, na giratória do Zangief saía fogo do pé dele,os personagens voavam e se você apertasse start durante a luta podia trocar de lutador!


algumas loucuras do street figther de rodoviária 

  Nessa época também surgiram várias coisas engraçadas,é preciso lembrar que em 1993 a molecada não tinha tanto contato com o inglês, então inventavam nomes para os golpes dos lutadores de street figther: alec full,tiger robocop,tac tac túguen, cuz cuz e por ai vai.


voê com certeza falou assim um dia 

  Além das lutas contra a máquina ainda tinham os contras, quem nunca teve sua ficha "tomada" por um valentão?, Alguns caras perguntavam: Posso entrar contra? outros caras já iam colocando a ficha sem perguntar nada ,isso quando a briga do videogame ia pro mundo real! a molecada que nunca brigou em um fliperama não sabe o que é ser "vida loka".

era bem por ai 
  Além das brigas que poderiam rolar com os outros caras,os bebuns chatos ainda tinham os pivetes que quando não estavam tentando te roubar sempre perguntavam:"ae posso pegar um round?" 

quem falou que a ficha é tua ô mané ?

   No ano de 1994 quando eu estudava na 5º série eu frequentava o fliperama perto da minha escola: o flash gordon, ali além das máquinas de luta tínhamos:capitão comando, the king of dragons,tartarugas ninjas, knights of round, golden axe, entre outros beat n ups.



beat n ups para todos os gostos só no flash gordon

   No ano de 1996,já na 7º série eu me mudei para outra escola e fiz amizade com outros 3 garotos tão viciados em videogames quanto eu, uma das coisas mais legais era tinha logo 2 botecos na frente da escola e ambos com 3 máquinas de fliper,fora que virávamos o bairro de cabeça pra baixo em busca de qualquer máquina diferente.

boteco e fliperama um casamento perfeito

    Lembro que eu gastava a grana do lanche pra jogar,as vezes matava aula com os colegas e não entrava na escola,até o dia que o diretor da escola foi buscar eu e meus amigos no bar e fez a gente entrar no meio da aula pagando o maior mico.

era mais ou menos assim

   Nessa época também surgiram os fliperamas de shoppings, todos limpinhos, com máquinas bonitas e sem o risco de pivetes te assaltarem, o problema era o preço, além disso as máquinas era a cartão e não fichas, toda vez que eu ia em um shopping a primeira coisa que eu fazia era encontrar um fliperama e ficar por lá enquanto minha família passeava.

bonito,limpo e caro, assim era os fliperamas de shopping

   O grande problema em relação os fliperamas foi que a partir de 1998 a vara da infância e juventude proibiu que menores de 18 anos jogassem nas máquinas de luta nos shoppings que ficava cercadas por um cordão de isolamento,mas isso nunca foi problema pra mim,só que começou a afastar os novos jogadores.
  Depois disso a partir  2000 os fliperamas foram perdendo espaço,as máquinas de luta foram banidas das áreas de lazer e os jogos de videogames passaram a ter gráficos melhores que os próprios arcades, hoje em dia achar uma máquina de fliperama é uma raridade, ela virou símbolo de uma época que não volta mais e que deixou saudades.
  Espero que tenham gostado das histórias e tem relembrado alguma que vocês passaram,até a próxima postagem e lembrem-se: vencedores não usam drogas.! 

a mensagem que sempre aparecia nas máquinas antigas

















3 comentários:

  1. Já gastei muitas moedas e muitos "tilts" nas máquinas de fliperama (aquelas que soltavam cinco bolinhas). Não sabia que em 1998 houve essa restrição.

    ResponderExcluir