segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Brinquedos estrela

     Olá a todos que acompanham o blog,essa semana eu fiz algumas postagens especiais do dia das crianças, para terminar, hoje irei falar de uma das empresas de brinquedos mais queridas pela galera que está na casa dos 30 anos: a ESTRELA.

esse símbolo marcou a infância de várias gerações

     A mais tradicional empresa de brinquedos do mercado brasileiro surgiu no dia 25 de junho de 1937,criada pelo alemão Siegfried Adler.A estrela foi a principal empresa de brinquedos do Brasil entre as décadas de 1940 e 1990 graças a uma ampla divulgação em eventos, feiras nacionais, internacionais,programas de TV e principalmente de propagandas em revistas.

catálogo de brinquedos estrela

    A estrela detinha os direitos de produção de várias marcas estrangeiras como a Hasbro,Matel entre outras, isso foi possível  graças a lei de reserva de mercado, o auge da empresa foi entre as décadas de 1970 até 1994,quem não se lembra da famosa propaganda da estrela no ano de 1987 com várias crianças cantando o tema da empresa?

toda a criança tem uma estrela dentro do coração

  Era de lei, no dia das crianças ou no natal as lojas ficarem lotadas de brinquedos da estrela para a venda,ela fabricava brinquedos para todas as faixas etárias, fosse para meninos ou meninas,entre os principais brinquedos que a estrela produziu foram:

 -brinquedos  para meninos:comandos em ação, falcon, superpowers, he-man, arthur, percival, autorama,ferrorama,castelo de grayskul entre outros.


alguns brinquedos voltados para os meninos

-brinquedos para meninas: barbie, susie, bebezinha, sorvetinho, bem me quer,moranguinho, querido pônei,lanchonete do mc donalds,castelo da she-ha,menina flor,casa da barbie entre outros.

 
alguns brinquedos voltados para as meninas

-Brinquedos unissex: pogobol,genius,boca rica,pula-pirata,aquaplay,vai e vem, ambulância do dr. sara tudo,supermassa entre outros. 

 


alguns brinquedos unissex

-jogos de tabuleiro:banco imobiliário,jogo da vida,cara a cara,detetive,perfil,morcego equilibrista, cara maluca,jogo da operação entre outros.


alguns jogos de tabuleiro da estrela 

    Mesmo com todo o sucesso conquistado por seus produtos ao longo das décadas anteriores, a estrela enfrentou momentos de crise a partir dos anos 90. A empresa sofreu um forte abalo com o processo de abertura do mercado brasileiro, que atingiu não somente a ela, mas toda a indústria de brinquedos do país. Além disso, a chegada dos produtos chineses e a enorme quantidade de produtos falsificados e contrabandeados nesse setor contribuíram para reforçar ainda mais os péssimos resultados alcançados pela empresa.

os brinquedos de camelô explodiram nos anos 90

  Infelizmente, a partir de 1994,com a chegada do Real as empresas estrangeiras como a Matel e a Hasbro não renovaram sua licença com a estrela e passaram a trazer seus produtos para o Brasil  quase levando a estrela a falência.


os jogos de tabuleiro da hasbro lançados no Brasil com seus nomes originais

   Hoje em dia, apesar de ainda possuir brinquedos e jogos de tabuleiro com os nomes clássicos nas lojas, a estrela não é nem sombra do que foi um dia.

 
os atuais jogos da estrela 

  Espero que tenham gostado do post de hoje, acredito que vocês que leram essas postagens especiais do blog tenham voltado a ser criança por alguns minutos,vou me despedindo por aqui, até a próxima pessoal.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário