sábado, 7 de novembro de 2015

Drácula: A sombra da noite,um clássico esquecido dos quadrinhos nacionais

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje irei falar sobre uma obra prima dos quadrinhos nacionais mas que infelizmente pouca gente conhece:Drácula:A sombra da noite.


um clássico esquecido

  A história foi produzida por Ataíde Braz e Neide Harue durante a década de 1980, em forma de uma minissérie de 5 partes,meu primeiro contato com essa obra foi por volta de 1991,eu passava os finais de semana na casa do meu avô e aos domingos, ele ia na feira onde eu sempre parava na "banca de revistinhas usadas",como eu chamava o camelô que vendia HQs na feira, eu já comprava revistas do Drácula da bloch editores,mas naquele domingo eu comprei uma revista diferente do rei dos vampiros:era em preto e branco, com um conde mais novo,bonito,elegante, intempestivo,sedutor e sem nenhum pingo de violência,isso me deixou bastante curioso,na verdade era a continuação da série original chamada:Drácula:um vampiro no Ragtime,mas estou me adiantando,vamos conhecer primeiro a série original.



a série original

   Lançada no ano de 1985 pela editora NOVA SAMPA Drácula:A sombra da noite recontava a obra de Bram Stoker,mas por um olhar romântico e com um traço idêntico ao mangá, ou seja pode-se dizer que foi o primeiro mangá brasileiro,muito antes da chegada de lobo solitário e Akira,os primeiros mangás a fazerem sucesso no Brasil. 

mangá no Brasil? sim!

    O primeiro número da série é uma espécie de prequel da história,onde o conde encurrala um padre medroso em uma igreja abandonada,diferente do resto da série,aqui temos o típico conto de vampiro, com direito a cruz,caninos pontiagudos e tudo mais.Na verdade,segundo o autor ele abriu essa exceção para que a série fosse publicada.  

aqui temos o típico conde Drácula

   Os outros números seguem o romance original,porém aqui cada personagem tem uma personalidade bem distinta da obra literária:Jonathan é inseguro,Arthur é um covarde insuportável,Lucy é parecida com a esposa falecida do conde ,Van Helsing continua o bom e velho caçador de vampiros e chegamos a cereja da obra:Mina Harker,ela possui um cabelo curto,corajosa,temperamento genioso,bem diferente das mulheres do século XIX,em seu primeiro encontro com o conde ela debocha do visual dele.

a bela e destemida Mina

   No decorrer da série,Drácula se apaixona por Mina e a história ganha contornos de romance,com lindas cenas de amor entre os dois, que fazem com que os leitores e principalmente as leitoras torçam pelo casal.

o romance que cativou as leitoras

   Enquanto isso,a história segue a obra de Stoker como:a transformação de Lucy em vampira, a chegada de Van Helsing,a formação do grupo de caçadores de vampiros e a perseguição ao conde.

a história também segue o original

    Infelizmente para os fãs do casal,no final o conde Drácula é encurralado em seu castelo sendo morto junto com sua amada.

a morte de Drácula

    Mas porque pouca gente conhece Drácula:A sombra da noite? infelizmente a série foi lançada durante o plano cruzado do Governo Sarney,isso acabou prejudicando a distribuição,devido a isso o tempo entre uma edição e outra  era muito grande por causa da crise econômica,além disso histórias de vampiros não geravam interesse na época,agora imaginem uma história romântica com vampiros  décadas antes de Crepúsculo,em estilo mangá em um tempo que ninguém sabia o que era isso?
   Apesar de todos os problemas, a série fez um relativo sucesso que deu origem a uma continuação chamada Drácula: Um vampiro no Ragtime que foi a revista que eu comprei na feira.

a revista que me surpreendeu.

   Nessa continuação o conde ressuscitava na década de 1920,conhecia a francesa Anne e partiria em busca do corpo de Mina, infelizmente a edição foi lançada durante o período do plano Collor que sepultou  sua continuação.

Drácula nos anos 20

    Hoje em dia é quase impossível encontrar a minissérie original,por outro lado é um pouco mais fácil de achar a edição encadernada que vira e mexe aparece no mercado livre,eu mesmo comprei a minha por R$40,00.Por isso encarne o caçador de vampiros e procure esse encadernado,vale muito a pena. 

o encadernado com a série completa

  Espero que tenham gostado dessa dica e tenham conhecido um pouco mais dessa obra prima dos quadrinhos nacionais que é pouco conhecida pela grande maioria,até a próxima!






















5 comentários:

  1. Houve a sequência? Ou parou apenas no Ragtime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parou no regime, dia desses falei com Ataíde Braz no Facebook...abraço.

      Excluir
  2. Parou no regime, dia desses falei com Ataíde Braz no Facebook...abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem eu comprei a edição encadernada em 1989.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, obrigado pelo elogio, vi no facebooke do Ataíde Braz que ele pretende lançar um novo encadernado, mas moderno pelo catarse... fique de olho

      Excluir