quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Batman-Lendas do Cavaleiro das Trevas

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei voltar aos primórdios do Canil do Beagle e dar uma dica de leitura para vocês que são fãs recentes do Batman e que gostariam de ler histórias clássicas dele sem ter que vender um rim em uma coleção de capa dura.

uma fortuna e nem é o melhor do batman

  No final do ano de 2014, sem nenhum alarde, a editora Panini passou a publicar uma série de encadernados intitulada: Batman-Lendas do Cavaleiro das Trevas, com histórias focadas nos grandes artistas do personagem.

selo de qualidade

   Na verdade esses encadernados existem nos Estados Unidos com os nomes de:Legends of Dark Knight e Tales of the Batman, são edições especiais dedicadas a um determinado artista do homem-morcego,algumas em uma única edição, verdadeiros tijolos. 


a série original

   A Panini tentou fazer algo parecido com a edição especial Batman de Neal Adams,porém devido ao valor cobrado a revista acabou encalhando,ficando apenas no primeiro número.

um luxo que não deu certo

   A editora italiana resolveu lançar essas edições em encadernados simples, com capa cartonada e valor mais em conta que acabou se tornando um sucesso.
    Os encadernados lançados até agora foram:

BATMAN: LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS-ALAN DAVIS:

o batman estilizado

   Alan Davis foi o artista escolhido para começar essas série de publicações,o artista inglês foi o responsável pelas últimas histórias do Batman antes da reformulação pós-crise de Frank Miller, curiosamente no Brasil suas histórias foram lançadas após a reformulação dando a entender que elas fazem parte da cronologia pós-crise do homem morcego.
  Alguns fãs mais novos vão estranhar a visão de Davis para o Batman,além do desenho estilizado, seu homem-morcego é mais leve, sorridente e solta frases de efeito enquanto luta contra os criminosos.

estilizado e sorridente

  As histórias criadas por Alan Davis são muito divertidas, ele fez o Batman enfrentas alguns de seus maiores inimigos como:O Coringa,O Espantalho, o Chapeleiro Louco e ainda criou um dos mais perigosos inimigos do morcego:o Ceifador.
   Por Falar no Coringa a história em que o grande inimigo do Batman aparece é espetacular, pois ele leva uma surra do Batman até quase a morte após sequestrar, torturar e fazer lavagem cerebral na mulher gato que havia se regenerado.O Morcego só não o mata pois é impedido pelo Robin.

uma surra épica

  Outra história espetacular é o inusitado encontro do Batman com Sherlock Holmes, o mais famoso detetive da história.

o encontro dos detetives

   Mas a cereja do bolo é a história Batman ano 2,onde o cavaleiro das trevas enfrenta o perigoso Ceifador, além de encarar o assassino de seus pais.

o perigoso ceifador

    O único problema dessa história é que Davis saiu do título após o primeiro capitulo da história sendo substituído por um ainda desconhecido Todd Mc'Farlane, o que leva à estranha situação de apenas a primeira parte de Ano 2 estar no encadernado. A história ficou incompleta e o alento acaba sendo a história Círculo Completo, lançada originalmente em 1991, em edição única. Nela vemos o final original que Davis queria para a história.

o círculo se fecha

No Brasil,todas essas histórias saíram originalmente na revista Batman 2ª série da editora Abril durante a década de 1980.


a publicação original no Brasil

BATMAN: LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS-JIM APARO:


grandes encontros

  Jim Aparo foi o artista escolhido para estrelar a segunda leva de encadernados,que foram lançados quatro números no ano de 2015 e depois mais três agora em 2016, totalizando sete edições dedicadas ao artista.

superduplas

  Aparo talvez seja um dos artistas mais importantes do Batman, tendo desenhando o homem-morcego por mais de 20 anos, entre suas histórias mais emblemáticas estão: As dez noites da Besta e Morte em Família.

duas décadas de sucesso

   Os encadernados lançados apresentam, as primeiras histórias desenhadas por Jim Aparo na revista The Brave and the Bold,onde Batman sempre fazia dupla com algum herói ou vilão convidado.As histórias são simples e diretas, sempre começando com o clímax e recordando os fatos que levaram aquele ponto, as histórias são relativamente ingênuas e temos um Batman mais aventuresco formando as duplas mais improváveis hoje em dia com:os homens metálicos, senhor milagre, metamorfo, homem-borracha, turma titã, vingador fantasma, flash, supergirl, mulher maravilha, espectro, lanterna verde, desafiador, sargento Rock, canário negro, arqueiro verde, monstro do pântano, átomo, kamandi, aquaman, pantera,entre outros.



duplas improváveis

   No Brasil essas histórias foram publicadas pela editora EBAL nos títulos: Superduplas e Batman em cores.



a publicação original no Brasil

BATMAN:LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS-NEAL ADAMS:


o melhor batman

 Neal Adams foi o artista escolhido para esse outro encadernado,ele renovou o Batman na década de 1970,após a ressaca do seriado engraçado de 1966,Adams trouxe a seriedade para o homem-morcego, tornando um detetive envolvido em histórias adultas,sombrias e algumas com o clima de filme de terror.
a imagem mais famosa de neal adams

    Adams também foi o responsável por renovar dois vilões clássicos: o Coringa, que deixou de ser um palhaço e voltou a ser um assassino frio e cruel.

o assustador coringa

    O Duas Caras também foi renovado,pois o vilão não aparecia nas histórias do Batman a mais de 15 anos.
a origem do duas caras

   O artista também criou dois novos vilões:o Morcego Humano e o imortal Ras Al Ghul,que se tornou um dos maiores vilões do homem-morcego.

o demônio imortal

   As histórias de Neal Adams já foram publicadas aqui em diversas revistas da EBAL, em Batman 1ª série da Abril), na Coleção Invictus da Nova Sampa e pela Panini em: Grandes Clássicos DC 4 - Contos do Demônio e no encadernado capa-dura do Neal Adams. 


a publicação original no Brasil

BATMAN: LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS-MARSHALL ROGERS:

o marechal do morcego

   Marshall Rogers estrela uma série de três encadernados,o artista revitalizou o primeiro grande inimigo do Batman:o professor Hugo Strange(achou que era o Coringa?)que ficou décadas esquecido;

a volta do primeiro vilão

  Criou a a melhor namorada do cavaleiro das trevas: Silver StCloud, que descobre sozinha a identidade do herói;

a melhor namorada

  Rogers é responsável por uma das melhores histórias envolvendo o Coringa: O caso dos peixes sorridentes.

peixes que sorriem

   Suas histórias são tão importantes que serviram de base para o filme do Tim Burton de 1989,no Brasil essas histórias saíram pela editora EBAL e pela editora Abril na revista Superamigos.

a publicação original no Brasil

BATMAN: LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS-GENE COLAN:

o batman assustador

 Gene Colan estrelou duas edições da série, ele foi o artista que trouxe o Drácula da Marvel na década de 1970,suas histórias não são tão memoráveis mas trouxeram o clima de filme de terror para as aventuras do cavaleiro das trevas.

clima de terror

   Nos encadernados, Batman reata a parceria com Robin e precisa enfrentar o Morcego Humano, a Hera Venenosa, Solomon Grundy e um grupo de Vampiros.
  No Brasil essas histórias saíram na revista dos Superamigos da editora Abril.

a publicação original no Brasil 

   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado dessa dica, obviamente a Panini irá lançar mais títulos dessa série, pois no Estados Unidos saíram encadernado em homenagem a:Archie Goodwin,Don Newton,Len Wein,Carmine Infantino,Norm Breyfogle e Alan Brennert.


futuros lançamentos?

   Pelo visto ainda teremos muito material para vários encadernados, até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário