terça-feira, 11 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil parte 2: a saudosa EBAL, a casa da DC no Brasil.

   Olá a todos que acompanham o Blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre a história da DC COMICS no Brasil.
   Hoje começarei a falar sobre uma das mais importantes editoras nacionais que publicou quadrinhos da DC COMICS em nosso país, estou falando da saudosa EBAL.

o símbolo da ebal

AS ORIGENS:

  A EBAL foi fundada em 18 de maio de 1945 por Adolfo Aizen,a editora foi de extrema importância para todos os leitores por difundir as histórias em quadrinhos no país. A editora era dirigida por Paulo Adolfo Aizen e Naumin Aizen, ambos filhos de Adolfo Aizen.

Adolfo Aizen e o prédio da ebal ao fundo

   Sua sede ficava no Rio de Janeiro,no bairro carioca de São Cristovão, em frente ao estádio São Januário do Vasco da Gama, dali saíram alguns dos gibis mais cultuados entre os colecionadores brasileiros.  

A CHEGADA DA DC COMICS:

  Após um começo confuso em nosso país,os heróis da DC COMICS migraram para a editora EBAL.O primeiro título lançado foi Superman no ano de 1946,no ano de 1953 a editora lançou a revista do Batman e em pouco tempo os demais heróis da editora norte americana foram para a EBAL.

a chegada de superman e batman

   As revistas da EBAL possuíam um charme todo especial:eram em formato americano,papel de boa qualidade e tinham um certo respeito pela cronologia da época,apesar de serem em preto e branco.

AS DIVERSAS SÉRIES:

   Uma prática curiosa a respeito da EBAL e que a diferenciava das outras editoras era a numeração de suas revistas, quando uma determinada revista chegava ao número 100, ela era cancelada e reiniciada a partir do número 1, sendo taxada de 1ª,2ª,3ª série assim por diante, com isso os heróis da DC COMICS possuíam várias séries de revistas, o Batman por exemplo chegou a ter 4 séries de revistas mensais.


as diversas séries da ebal

AS TRADUÇÕES:

   Uma curiosidade a respeito da EBAL era a tradução do nome de vários personagens, algumas dessas traduções foram mantidas por editoras sucessoras, incluindo Ajax-o Caçador de Marte (no original, somente Martian Manhunter; o nome Ajax é uma referencia a um herói da Guerra de Tróia), Eléktron (no original, Atom), Ricardito (parceiro mirim do arqueiro verde cujo o nome original é speedy, algo como veloz) e Míriam Lane (tradução de Lois Lane,nome que perdurou até 1986 quando foi publicada no país a reformulação do Superman por John Byrne).

ajax e míriam 

TODOS TEM UMA CHANCE:

  Uma coisa bacana a respeito da EBAL, era que qualquer herói da DC poderia ter um título próprio,mesmo que de forma experimental e correndo o risco de ter sua revista cancelada, com isso personagens como: Sargento Rock, o Guerreiro, Monstro do Pântano, Kamandi, Elektron, Flash, Turma Titã, Super Girl, Super Boy, Gavião Negro, Liga da Justiça entre outros tiveram em algum momento um título pela EBAL.



vários heróis tiveram um título pela ebal

AS REVISTAS EM CORES:

    A EBAL só começou a publicar histórias coloridas apenas no final dos anos de 1960 e começo de 1970, apesar da demora valeu a pena esperar, as edições coloridas eram extremamente luxuosas, com papel grosso, bem impressas e com capas plastificadas. A princípio não tinham periodicidade definida, mas aos poucos se tornaram mensais ou bimestrais.


edições coloridas

   As séries coloridas fizeram tanto sucesso que as revistas do Batman e Superman foram relançadas em edições de luxo com capas especiais com o título:tudo em cor.

os encadernados coloridos

    Durante a década de 1970 ocorreu a publicação dos almanaques gigantes coloridos,que marcaram toda uma geração de leitores, entre eles tivemos: Superman vs Mulher Maravilha, Superman vs Shazam, Superman vs Muhamad Ali, O mundo de Krypton, A vida do Superman, Batman vs Hulk, A última história de Batman,A morte de Batman e a mais lembrada de todas as edições gigantes: Superman vs Homem-Aranha.



 

os lendários álbuns gigantes

OS ALMANAQUES:

   Uma tradição da EBAL era publicar almanaques dos heróis da DC, normalmente eram edições com o dobro de páginas e lançadas na época das férias escolares que faziam a alegra da garotada, essa tradição se manteve até o fim da editora.

os almanaques da ebal

A CHEGADA DOS FORMATINHOS:

    Em 1975, a editora alterou a sua linha de publicações adotando o famigerado formatinho em todos os seus títulos,apesar da qualidade das histórias os fãs estranharam bastante o novo formato.

a chegada dos formatinhos

O FIM DE UMA ERA:

    A década de 1980 havia chegado e a EBAL estava sem fôlego após mais de 30 anos publicando quadrinhos da DC,além disso os jovens da época estavam mais interessados em comprar revistas pornográficas, liberadas com o relaxamento da censura da ditadura Militar.Uma das tentativas de recuperar o interesse do público foi o lançamento de coleções especiais em formato magazine como: Clássicos da década, Grandes Álbuns em Quadrinhos e Edições Extras. 



os últimos álbuns de luxo

    O problema era que a qualidade das revistas mensais já não era mais o mesmo de antigamente, a maioria saia com péssimas seleções de histórias,erros de paginação, numeração e até de capas trocadas, a situação era insustentável.Nesse período as únicas publicações dignas de notas são as edições especiais: A Legenda de Batman e O mundo de Krypton.

as duas últimas edições dignas de nota

   No ano de 1984, a EBAL resolveu não renovar seu contrato com a DC COMICS, a editora norte americana ainda fez um proposta de continuar a parceria,mas a editora dos Aizen não tinha mais interesse e decidiu encerrar sua parceria de 35 anos com a casa do Superman. 
   Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer a história da editora nacional que foi a casa da DC COMICS por mais de três décadas e que deixou saudades em diversas gerações de leitores.Na próxima parte do especial vocês conhecerão a história da DC na editora ABRIL, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário