quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil Parte 1: As primeiras editoras

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais um especial do Canil do Beagle. Conforme eu havia prometido,assim como contei a trajetória da Marvel no nosso país,irei falar sobre a história da DC COMICS no Brasil.

os logos da dc ao longo dos anos

   Para quem não sabe a DC COMICS foi a editora que criou o conceito de super-herói quando lançou o Superman na histórica Action Comics número 1,depois disso surgiram vários outros personagens como:o Batman, a Mulher Maravilha,o Flash, o Lanterna Verde,assim como heróis de outras editoras que foram comprados pela empresa ao longo dos anos como:o Capitão Marvel da Fawcett, o capitão átomo da Charlton entre outros.

o começo de tudo

AS PRIMEIRAS EDITORAS:

  Oficialmente a DC COMICS chegou ao Brasil no ano de 1940,porém o Superman apareceu no Brasil pela primeira vez em Dezembro de 1938, no suplemento chamado "A Gazetinha" número 445, do jornal A Gazeta de propriedade do jornalista Cásper Líbero.

o raro suplemento onde o superman apareceu pela primeira vez

  Depois dessa primeira aparição,os heróis da DC passaram a ser publicados em diversas revistas mix das mais variadas editoras:

SUPLEMENTO JUVENIL E LOBINHO DO EDITOR ADOLFO AIZEN:


os heróis de o lobinho

GIBI MENSAL E GLOBO JUVENIL DO EDITOR ROBERTO MARINHO :

os heróis de o globo juvenil

 O GURI  E BIRIBA DO EDITOR ASSIS DE CHATEAUBRIAND:

 

os heróis de o guri e biriba

TRADUÇÕES BIZARRAS:

     As histórias dos personagens da DC COMICS não seguiam a ordem de publicação original saindo de forma completamente aleatória, além disso as traduções não eram nem um pouco fieis:o flash da era de ouro foi batizado no Brasil de Joel Ciclone,Starman ganhou a alcunha de o astro, Sandman ganhou o nome de homem-máscara, o Gavião Negro foi chamado de Falcão da Noite, Clark Kent em sua primeira aparição foi chamado de Edu e Lois Lane foi chamada de Miriam Lane por anos.

nomes estranhos

   O vigilante de Gotham City também passou por uma curiosa tradução quando estreou no Brasil no ano de 1940.

a estreia do batman


  Em suas primeiras históriasBatman foi chamado de Morcego Negro, sua identidade traduzida para Bruno Miller e a sombria Gotham City recebeu o simpático nome de riacho doce.

bruce way ..ops..bruno miler

   Após esse começo complicado os heróis da DC migraram gradativamente para uma editora que se tornou a casa da DC por quase quarenta anos: a EBAL.
    Bem é isso ai pessoal,espero que tenham gostado dessa primeira parte da matéria sobre a DC COMICS no Brasil,na próxima postagem vocês vão conhecer a história da DC na lendária EBAL,até lá.     

Um comentário: