quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil Parte 6:A DC ANIMATED na editora ABRIL

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a sexta parte do especial sobre a história da DC COMICS no Brasil.Hoje vocês vão conhecer um poucos sobre quando a editora ABRIL voltou a publicar histórias da DC.
  Tudo começou em Setembro de 2011, quando um rumor surgiu na internet dizendo que a editora ABRIL voltaria a publicar material da DC COMICS, nem preciso dizer que a internet entrou em polvorosa,mas logo tudo foi esclarecido, na verdade a editora ABRIL iria publicar uma série de revistas baseada na linha DC ANIMATED, com histórias do universo dos desenhos animados da editora norte americana,os títulos lançados foram:

LIGA DA JUSTIÇA SEM LIMITES:

   Apresentando aventuras inspiradas no desenho animado com praticamente todos os heróis do universo DC fazendo parte da Liga da Justiça. Possuía histórias espetaculares entre elas a do lanterna verde com mal de Alzheimer, a união dos personagens místicos do UDC e até uma ótima história com o Vibro.



todo o udc cabe aqui

AS AVENTURAS DO SUPERMAN:

    Trazia histórias publicadas na década de 1990 baseadas no desenho Superman Animated, a revista apresentou histórias escritas por Mark Millar, muito melhores que as publicadas nos NOVOS 52,incluindo uma excelente história que explica o ódio de Lex Luthor pelo Superman.



melhor que os novos 52

BATMAN OS BRAVOS E OS DESTEMIDOS:

  Inspirada no divertido desenho homônimo onde um homem-morcego sempre juntava forças com outros heróis com o clima animado das décadas de 1950 e 1960, com muitas situações absurdas.




um batman animado

OS JOVENS TITÃS:

 Trazia histórias dos desenhos do Titãs, voltadas para o público infantil e pré-adolescente, com muito humor sem noção.




teen titans go

BATMAN GOTHAM:

   Apresentava histórias inspiradas no clássico desenho dos anos 90 Batman Animated Series, com histórias adultas e sombrias.


o melhor batman

BATMAN OS ANOS PERDIDOS:

   Edição especial que trouxe a origem de Asa Norturna e o surgimento do Robin/Tim Drake.

a melhor de todas as edições

O LANTERNA VERDE:

   Apresentou histórias inspiradas no desenho em CGI do Lanterna,durou apenas duas edições.

uma luz fraca

A SOMBRA DO BATMAN:

   Trouxe histórias baseadas no fracassado desenho de mesmo nome,durou apenas um número.

fracasso total

 TINHA TUDO PARA SER PERFEITO....

   Os fãs ficaram bastante felizes,mesmo voltada para o publico infantil as revistas teriam entre 100 e 110 páginas,5 histórias e seria bimestral,porém logo veio o balde de água fria.

...MAS DEU TUDO ERRADO:

    Pelo jeito a editora ABRIL não aprendeu a lição da era Premium que a fez perder os títulos da DC COMCIS para a PANINI, essa coleção tinha tudo para dar certo e atrair novos leitores,porém uma série de fatores pesaram contra:

O preço:

   Tudo bem que eram mais de 100 páginas de quadrinhos, sem anúncios,porém cobrar R$10,00 em uma revista de formatinho era complicado até para os mais velhos imagina para os pequenos.

preço salgado

A encadernação:

    Outro grande problema das revistas era a encadernação adotada pela ABRIL, as páginas ficavam todas enrugadas perto do miolo que era  em lombada quadrada. dando um aspecto feio,a impressão era que a editora havia desaprendido a fazer revistas em quadrinhos pois na década de 1980, suas revistas eram de lombada quadrada e muito bem encadernadas.

páginas amassadas

A periodicidade:

    O que matou realmente a coleção  foi a periodicidade, prometida inicialmente para ser bimestral a ABRIL lançava as revistas quando dava na telha,entre Setembro de 2011 e Março de 2015 foram lançadas apenas 9 edições de alguns títulos,normalmente duas ou três vezes por ano, não tinha como o colecionador se animar a continuar comprando,pois nunca sabia quando sairia um novo título.
   Depois disso a editora ABRIL acabou cancelando as revistas, dando um fim definitivo aos super-heróis da DC.
  Bem é isso aí pessoal, espero que tenham descoberto essa rápida volta da DC COMICS para a editora ABRIL,foi uma pena que o projeto não deu certo,pois tinha tudo para conquistar uma nova geração de leitores, pelo jeito a editora da árvore verde não aprendeu com os erros do passado.
  Na última parte do especial sobre a história da DC COMICS no Brasil iremos conhecer a EAGLEMOS e sua linha de Graphic Novels de luxo, até a próxima.

Um comentário: