sábado, 15 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil parte 4: As Alternativas:Globo,Magnum Force,Metal Pesado,Brainstore,Nova Sampa,Opera Graphica e Mythos

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a quarta parte do especial da história da DC COMICS no Brasil.Hoje irei falar sobre as diversas editoras menores que também publicaram material da DC em nosso país ao mesmo tempo que a editora ABRIL.
   Assim como acorreu com a Marvel, as publicações da DC não ficaram exclusivamente com a ABRIL, posso dizer que foi até mais do que a casa das ideias,algumas dessas outras editoras publicavam material das eras de ouro e de prata,outras da linha Elseworlds,muitas de personagens secundários,mas algumas chegaram a publicar material importante como a linha Vertigo,por isso apertem os cintos e vamos lá.

EDITORA GLOBO:

o símbolo da globo

   No final da década de 1980, a editora de Roberto Marinho decidiu voltar a investir em quadrinhos de super-heróis, se pela MARVEL COMICS ela ficou com personagens de segundo escalão com a revista Marvel Force, com a DC COMICS ela deu um golpe de mestre e publicou a espetacular Sandman de Neil Gaiman, trouxe para o Brasil a obra prima de Alan Moore V de vingança, além de Orquídea Negra e muito material da linha Vertigo.


gaiman e moore pela globo

MAGNUN FORCE:

sim é isso mesmo

  Era uma editora que publicava uma revista especializada em armas (isso mesmo), ela entrou no mercado de quadrinhos no ano de 1997 com revistas de heróis secundários da DC: Black Force, Hitman, Starman, Espectro e os Invisíveis, porém nenhuma dessas revistas passou da edição cinco.


dc de segunda


METAL PESADO/TUDO EM QUADRINHOS:

símbolo da metal pesado

   Foi uma editora paulista fundada por Álvaro de Moya e Jotapê Martins que trouxe a versão nacional da revista Heavy Metal. 

heavy metal nacional

  Suas publicações da DC estavam apoiada na linha Vertigo, trouxe entre outros títulos: Preacher, Hellblazer, Lobo, Monstro do Pântano, Hitman, Sandman, Homem-Animal, além da espetacular minissérie A Era de Ouro.




muitos quadrinhos da vertigo

BRAINSTORE:

símbolo da brainstore

  Foi fundada em 1999 por Eloyr Pacheco, assim como as outras editoras suas publicações da DC eram baseadas na linha Vertigo como: Sandman, Hellblazer, Monstro do Pântano, Lobo, também publicou diversas histórias do batman da linha Elseworlds e a revista em formatinho: DC Milenium com histórias do Batman, Superman e dos Novos Deuses.






 
vertigo,novos deuses e versões alternativas

   Diversas publicações da editora ganharam o Troféu HQ Mix. Porém em 2005, após uma invasão à sede da editora que fez com que se perdessem arquivos de todos os trabalhos então em produção, ela encerrou suas atividades.

NOVA SAMPA:

símbolo da nova sampa

   A editora fundada por Carlos Alberto Cazzamatta publicou as minisséries da DC como OMAC e Jonah Hex, porém o seu maior sucesso foi a Coleção Invictus que republicou histórias clássicas do super-heróis da DC da eras de Ouro, de Prata e de Bronze entre 1993 e 1996.





a espetacular coleção invictus

OPERA GRAPHICA:

símbolo da opera graphica

  Criada em 1996, pelo proprietário da Comix, Carlos Mann, junto com o editor Franco de Rosa, publicou bastante material da linha Vertigo como: Sandman, livros da magia, Orquídea Negra, além de títulos como: ás inimigo,100 balas, Senhor milagre, Novos Deuses, além disso publicou o Superman de Alan Moore e diversos especiais do Batman entre eles: louco amor e uma curiosa versão pocket e preto e branco de a piada mortal, a OPERA também lançou duas revistas mensais do homem-morcego:Batman Saga e Lendas do Cavaleiro das Trevas.






vertigo, superman e muito batman

MYTHOS:

o símbolo da mythos

  A editora fundada por Dorival Vitor Lopes, Hélcio de Carvalho e Franco de Rosa em 1999, ficou conhecida por publicar muitas minisséries e especiais secundários da DC COMICS  principalmente do Batman e da Liga da Justiça, a MYTHOS trouxe a Liga da Justiça de Keith Giffen e J.M. de Matties em seu formato original, a espetacular LJA o prego, Lex Luthor a biografia não autorizada, Superman o Homem de Aço de John Byrne, além disso ela trouxe vários Elseworlds do Batman, do Superman e da Liga da Justiça.






alternativa a linha premium

   A MYTHOS  e a OPERA GRAPHICA foram as principais opções dos fãs da DC COMICS que não podiam pagar os preços elevados do período da Linha Premium da editora ABRIL e a editoras se aproveitaram bastante disso.
   Bem é isso aí pessoal, espero que tenham conhecido um pouco da história da DC COMICS por essas editoras sendo elas grandes ou mais obscuras,ela também foram importantes para manter a chama da DC viva no Brasil.Na próxima parte do especial iremos ver a história da DC na PANINI, até lá!

2 comentários: