quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil parte 3: O império problemático da ABRIL

  Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a terceira parte do especial da história da DC COMICS no Brasil.
  Hoje irei falar sobre uma editora que gera amor e ódio nos colecionadores mas que teve um longo período de publicações da DC no país: a editora ABRIL.

o famoso símbolo da abril

O COMEÇO DA DC NA ABRIL:

  A História da DC COMICS na editora ABRIL começou no segundo semestre do ano de 1984, quando adquiriu os direitos de publicação da editora do Superman. Na verdade a situação na EBAL era insustentável, as vendas estavam em baixa e a qualidade das publicações eram terríveis (basta ler os comentários nas sessões de carta das primeiras revistas da ABRIL),a editora dos Aizen resolveu jogar a toalha e coube a editora de Victor Civita assumir os rumos da DC COMICS em nosso país.
   A ABRIL adotou o formatinho em suas publicações e lançou três títulos no mercado: Super-Homem, Batman e Heróis em Ação.

o início da dc na abril

   Em menos de um ano Batman e Heróis em Ação foram canceladas para dar lugar a revista Superamigos, logo depois vieram os títulos Novos Titãs e o almanaque trimestral Superpowers.

novos títulos

OS PROBLEMAS DA DC NA ABRIL:

   Assim como ocorreu com a Marvel, a DC também passou por maus bocados na editora ABRIL, a cronologia estava completamente defasada e um dos objetivos da editora da árvore verde era publicar a maxi-saga Crise nas Infinitas Terras e posteriormente a reformulação pós-crise dos heróis.Para resolver esse problema a ABRIL correu absurdamente com a cronologia;Para se ter uma ideia em um período de apenas três anos ela publicou as fases de Neal Adams, Jack Kirby e Gil Kane no Super-Homem; Neal Adams, Marshal Rogers, Gene Colan e Jim Aparo no Batman, Novos Titãs de Marv Wolfman e George Pérez, Camelot 3000 de Mike W.Barr, o Lanterna Verde de Neal Adams e posteriormente sua fase pré-crise totalmente picotada. 



várias fases em pouco tempo

  Após essa correria inicial, a editora ABRIL pode finalmente publicar Crise nas Infinitas Terras nas revistas de Linha.



finalmente a épica crise nas infinitas terras

   Outro grande problema que a DC COMICS enfrentou foi a quantidade de títulos cancelados, diferente da Marvel que raramente tinha revistas canceladas, as revistas mensais da DC surgiam e desapareciam das bancas, só para se ter uma idéia os títulos mensais da DC publicados pela ABRIL foram: Super-Homem, Super-Homem-O Homem de Aço, Batman, Heróis em Ação, Superamigos, Novos Titãs, Super Powers, Liga da Justiça, DC 2000, Monstro do Pântano, Os Caçadores, Liga da Justiça & Batman, Superboy, Batman e o Vigilantes de Gotham, Vertigo, Shazam e os Melhores do Mundo.

  


   

    


os vários títulos da abril

   Outro problema que ocorreu com a DC COMICS na ABRIL foi entre 1993 e o final de 1994, as revistas da DC tiveram o número de páginas reduzidos de 84 para 52 devido a crise econômica que afetava o Brasil no período.

diet dc

EDIÇÕES DE LUXO E AS MAXI-SAGAS:

   Umas das melhores coisas que marcaram o período da DC COMICS na editora ABRIL foram as publicações de luxo, encadernados, mini-séries e maxi-sagas; O começo de tudo foi com a minissérie:
Batman- O Cavaleiro das Trevas que foi um sucesso estrondoso,dando origem a uma linha de quadrinhos adultos.


a série revolucionária

  O sucesso de O Cavaleiro das Trevas foi tanto abriu caminho para outras séries de luxo como : Ronin, Watchmen, Os Caçadores, A piada Mortal e O filho do Demônio.

mais histórias adultas

   Sagas que haviam sido publicadas nas revistas de linha como Crise nas infinitas Terras e Camelot 3000 foram republicadas em forma de mini-séries.

crise encadernada

  Além disso Batman ano 1 que havia sido publicada em formatinho voltou as bancas em formato americano e com colorização original,outros encadernados dessa época foram o Cavaleiro das Trevas e Watchmen.

os encadernados das grandes sagas

   Diversas sagas da DC COMICS foram publicadas com maior ou menor sucesso pela ABRIL como: Lendas, Milênio, Invasão, Odisseia Cósmica, Conspiração Janus, Armageddon 2001, A Vingança do Submundo, A Noite Final, DC 1 MILHÃO e Mundos em Guerra.


 
grandes sagas passaram pela abril

O CASO BATMAN:
  
   O Homem-Morcego talvez tenha sido a maior estrela da DC na ABRIL, mas nem por isso ele saiu ileso de problemas na editora;O cavaleiro das trevas teve dezenas de edições especiais e minisséries publicadas, chegando a ter a linha:Um conto de Batman que trouxe 16 minisséries com o herói. Por outro lado ele foi o personagem que teve o maior número de títulos publicados e cancelados pela editora: foram ao todo 8 séries mensais lançadas no período.




muitos títulos do batman

A MORTE DO SUPER-HOMEM E MAIS PROBLEMAS NA CRONOLOGIA:

   O maior evento dos quadrinhos da DC dos anos 90 foi a morte do Super-Homem, a editora ABRIL não poderia deixar o "hype" passar, o problema é que mais uma vez ela estava com problemas de cronologia, para se ter uma ideia o tempo de publicação de uma história entre os Estados Unidos e o Brasil era de quatro anos.

um evento épico que foi acelerado

   Para resolver esse problema a editora lançou a saga da morte do Super-Homem em uma edição especial em Novembro de 1993 e suas consequências ao longo do ano de 1994,paralelamente os títulos mensais continuavam com a cronologia vigente.

o maior evento dos anos 90 publicado paralelamente

 Enquanto publicava a morte do Super-Homem, a editora ABRIL acelerava todas as suas revistas mensais.

 a cronologia acelerada

     Para completar várias maxi-sagas da DC foram completamente ignoradas pela ABRIL:Guerra dos Deuses, Eclipso-Darknes Within, Bloodline, Trinity, Genesis e Dia do Julgamento,mas isso não trouxe prejuízo aos leitores pois eram histórias longas porém de péssima qualidade,assim a janela de publicação diminuiu para 18 meses de diferença.


péssimas sagas que nem chegaram aqui

A LINHA PREMIUM:

   A linha Premium é considerada por muitos colecionadores como a era das trevas dos quadrinhos de super heróis no Brasil, por causa dela muitos deixaram de colecionar HQs na época (inclusive este que vos escreve) levando ao fim da editora Abril com quadrinhos de super heróis.
   A linha Premium era composta de edições em formato americano, capa cartão e papel especial, era óbvio que todo esse luxo iria sair caro e foi o que aconteceu, o valor das revistas saltaram de R$2,50 para R$9,90, isso em pleno ano 2000, quando o Real ainda estava relativamente valorizado e esse era um preço caro para uma HQ.
   O objetivo da editora era focar nos leitores mais velhos e com um alto poder aquisitivo,porém ao virar as costas para os outros leitores a estratégia se mostrou um "tiro no pé",pra completar a linha de revistas da DC COMICS foi reduzida para apenas DOIS TÍTULOS! ,Superman Premium e Batman Premium.

a linha de revistas foi reduzida a dois títulos

A ÚLTIMA TENTATIVA E A CRISE FINAL:

     Após perder os direitos de publicação da Marvel para a PANINI e perceber que a linha Premium havia sido um fracasso, a ABRIL teve uma última tentativa desesperada: relançou diversas histórias clássicas em formato americano e voltou aos famigerados formatinhos com uma qualidade gráfica péssima e pra completar traziam a horrível maxi-saga:Mundos em Guerra.


o medíocre final da abril

    Devido a esses problemas, a editora ABRIL perdeu os direitos de publicação da DC COMICS em 2002,após 18 anos,dando um fim definitivo aos super-heróis na editora da árvore verde.
   Bem é isso aí pessoal,espero que tenham gostado e matado a saudade dessa editora que mesmo com todos os problemas, erros e cortes, fortaleceu e foi muito importante para a DC COMICS no Brasil,publicando o que havia de melhor da editora norte americana.
   Na próxima parte do especial irei falar sobre as editoras menores que também publicaram material da DC em nosso país, até lá!

4 comentários:

  1. Boa matéria. Poderia ter falado mais sobre as adaptações para formatinho com suas perdas de páginas e textos. Ah sim! Batman teve 7 séries na Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Murilo, já falei bastantes sobre os cortes e adaptações da ABRIL, achei que ficaria redundante, ah eu também contei batman e vigilantes de gotham como série do batman (só não fiz isso com LJ&B,porque era uma revista dividida)

      Excluir