terça-feira, 18 de outubro de 2016

A história da DC COMICS no Brasil parte 5: Os clássicos definitivos pela PANINI

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a quinta parte do especial sobre a história da DC COMICS no Brasil. Hoje você irá conhecer mais um pouco sobre a editora que publica atualmente as histórias da DC em nosso país: a PANINI COMICS.

o símbolo da panini

O COMEÇO DE TUDO:

   A história da DC COMICS com a PANINI no Brasil começou em Dezembro de 2002, as vendas das revistas da casa do Superman pela editora ABRIL estavam péssimas depois do desastrado projeto da linha Premium e da desesperada volta ao formatinho com a linha planeta DC.

o fim da abril

  O contrato entre a DC COMICS e a editora ABRIL terminaria no fim do ano e a PANINI que já distribuía as revistas Marvel em nosso país,assumiu a tarefa de reerguer as vendas da DC,com três revistas mensais, começando uma nova era para os super-heróis mais clássicos dos quadrinhos,os títulos iniciais foram:Superman,Batman e Liga da Justiça.

a chegada da dc em grande estilo

   A editora lançou as novas revistas com a mesma qualidade das publicações da Marvel: formato maior,capa cartonada,papel especial,publicação das capas originais americanas(algo inédito em nosso país) e o atrativo preço de R$6,90, um pouco mais em conta em comparação com a linha premium.
   Em pouco tempo vários títulos foram criados: A sombra do Batman,Batman Extra, Universo DC, Os Novos Titãs, Batman e Superman, Dimensão DC:Lanterna Verde, Vertigo entre outras.


novas revistas

O FORMATO AMERICANO:

    No ano de 2003,para contornar a inflação e a desvalorização do real a PANINI adotou uma medida radical: padronizou o formato de todas as suas revistas para o chamado "formato americano" mantendo o mesmo preço,indo na contra-mão do mercado, a resposta dos leitores foi imediata:o aumento nas vendas.

em formato americano

A VOLTA DOS CLÁSSICOS:
 
   Ciente que muitas das histórias clássicas lançadas no Brasil haviam sofrido cortes e modificações e que os leitores antigos agora eram adultos com um relativo poder aquisitivo, a editora PANINI de olho nos velhos leitores investiu pesado em edições que republicavam histórias clássicas pela primeira vez em nosso país no formato original, sem cortes e com nova tradução,era a linhas:Grandes clássicos DC.




verdadeiros clássicos

   Outra tentativa da PANINI foi o lançamento da coleção: Crônicas ,que trazia pela primeira vez em formato americano as primeiras histórias do Superman e do Batman em ordem cronológica.


as primeiras histórias

  Para as comemorações da DC e de seus maiores heróis a PANINI trouxe: a coleção DC 70 e 75 anos, além de As maiores aventuras de... com histórias importantes de vários períodos dos heróis da casa do Superman.






edições comemorativas

   Além disso várias sagas clássicas ganharam a chamada: edição definitiva, com formato maior, capa dura e muitos extras entre elas:Batman o Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Crise nas Infinitas Terras, O Reino do Amanhã, Batman ano um, Batman a Piada Mortal, Asilo Arkham, A Morte do Superman entre outras.



edições definitivas

   Atualmente a PANINI publica o selo Batman:Lendas do Cavaleiros das Trevas que republicam histórias clássicas do homem-morcego por grandes artistas da DC.


clássicos do homem-morcego

OS NOVOS 52:

  Em 2012 a PANINI publicou a saga: Flashpoint-Ponto de Ignição que deu origem a nova cronologia dos da editora que foi batizada de NOVOS 52,com isso a PANINI cancelou todas as suas publicações da DC COMICS e começou novos títulos do zero.




os novos 52

   Atualmente esses primeiros arcos DOS NOVOS 52 estão sendo relançados em forma de encadernados.





novos 52 encadernados

OS PROBLEMAS DA PANINI:

   Assim como todas as demais editoras que publicaram a DC COMICS em nosso país, a PANINI também apresenta a sua parcela de problemas,sendo os principais:

    Falta de um calendário: 

   A maior reclamação dos leitores da editora italiana é a falta de um calendário fixo para o lançamento de suas revistas, se a editora promete um lançamento para um determinado mês, pode ter certeza que ele irá sair apenas no mês seguinte com sorte, como alguns dizem: "-o mês da PANINI tem 60 dias".

não acredite no mês da capa

Os constantes relançamentos:

   Uma das coisas que mais me irritam na PANINI é o fato de sempre relançarem os mesmos encadernados: Batman o Cavaleiro das trevas, Watchmen, A Piada Mortal entre outras.

sempre relançadas

   Tudo bem que são revistas sempre pedidas pelos leitores, mas tem muita coisa que os fãs da DC COMICS pedem e que nunca foram relançadas como: Batman O Longo Dia das Bruxas,Batman Silêncio, Superman entre a foice e o Martelo, A queda do Morcego, Superman Origem Secreta, Crise de identidade entre outros.


verdadeiras relíquias

 O preço surreal: 

    Aqui vai uma coisa que não dá para entender na PANINI: ao mesmo tempo em que ela lança uma edição com um número considerável de páginas e acabamento de luxo por um preço justo ela é capaz de lançar uma edição com menos páginas e preço estratosférico, antigamente a PANINI dava a opção dos colecionadores de escolher entre uma edição de capa cartonada e preço mais em conta ou uma edição em capa dura porém mais cara,permitindo que todos tivessem a chance de comprar.
  Alguns fãs acusam a editora de tentar forçar uma elitização dos colecionadores.


versões para todos os bolsos

   Mesmo com qualidades,defeitos,acertos e erros a PANINI elevou as publicações da DC COMICS a um patamar nunca imaginado no Brasil.
  Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer mais um pouco da história da DC COMICS na PANINI. Na próxima parte do especial iremos ver a volta dos heróis da DC para a editora ABRIL, mas de uma forma bem diferente,até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário