terça-feira, 1 de novembro de 2016

Arlequina- O louco amor do Coringa

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei fazer outra postagem diferente, ao invés de abordar algum filme, gibi,desenho animado ou seriado, resolvi falar sobre uma personagem que esteve em seu auge esse ano.Ela é a psiquiatra mais famosa do asilo Arkham, é a namorada do Coringa ela é a Arlequina.

o amor do coringa

   Conheci a personagem quando foi exibido o 22º episódio da clássica série Batman-Animated Series, lá no distante ano de 1994, minha primeira reação foi:Como assim deram uma namorada engraçada para o maior psicopata das histórias em quadrinhos????

o coringa namorando?

  Eu acreditava que isso era uma maneira de suavizar o Coringa,com o passar do tempo fui me acostumando com a personagem e hoje em dia não consigo imaginar o Coringa sem a Harley.

CRIAÇÃO DA PERSONAGEM:

 Arlequina foi criada por Paul Dini e Bruce Timm para a série animada de televisão Batman: Animated Series, aparecendo pela primeira vez no episódio 22, intitulado: Um Favor para o Coringa, a intenção original foi que Arlequina aparecesse apenas naquele episódio específico, para ajudar o Coringa com seu plano: alguém precisaria saltar de dentro do bolo para sequestrar dois policiais. 

primeira aparição

  No entanto, com o passar do tempo ela se tornou incrivelmente popular e sua participação foi requisitada mais vezes na própria série.

DO DESENHO PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

  A primeira aparição da Arlequina nas histórias em quadrinhos foi na premiada Graphic Novel: Louco Amor.

a primeira aparição nas hqs

  Essa história foi publicada no Brasil pela primeira vez na revista Batman- o desenho da TV, da editora Abril em duas edições em formatinho, no ano de 1995. 

primeira aparição da arlequina no Brasil

  No ano de 2002, a história foi republicada pela editora Opera Graphica no formato americano e em preto e branco.

versão em preto e branco

   O sucesso e a popularidade de Arlequina foi tanto, que a DC Comics a incluiu na cronologia oficial do Batman, isso ocorreu no ano de 1999, durante a mega saga:Terra de Ninguém, no especial Batman: Harley Quinn.

primeira aparição na cronologia oficial

   Depois disso, a Arlequina passou a integrar oficialmente o universo do Cavaleiro das Trevas, se tornando uma de suas mais emblemáticas vilãs ao lado da Mulher Gato,Thalia Al Ghul e Hera Venenosa.

as vilãs do morcego

ORIGEM:

   Harleen Frances Quinzel era uma ginasta que entrou para a faculdade graças a uma bolsa de estudos para estudar psiquiatria.Ela não era uma boa aluna e geralmente preferia seduzir os professores para aumentar suas notas.
tudo pra subir na vida

   Após obter seu diploma, ela conseguiu um emprego no Asilo Arkham, onde os mais perigosos inimigos do Batman foram internados. Ela foi subindo de posição dentro do Asilo, até que se tornou a principal médica a cuidar do Coringa.

o paciente perigoso

  Ardiloso e manipulador, o Coringa passou a manipular Harleen, mentindo para ela, afirmando que possuía uma infância feliz, dizendo-se vitima do Batman. 
mentiras e manipulação

  Quinzel acabou se apaixonando profundamente pelo vilão, ajudando o Coringa a escapar por diversas vezes do asilo.

seduzida pelo coringa

 Quando o Coringa é trazido de volta para Arkham após uma luta com Batman, a imagem de seu paciente gravemente ferido leva Harley à loucura, fazendo com que ela largue seu trabalho como psiquiatra, roube uma fantasia de arlequim, invada Arkham e liberte Coringa, tornando-se Arlequina.

a queda para o lado negro

O RELACIONAMENTO COM O CORINGA:

    O relacionamento entre Coringa e Arlequina é abusivo e um dos mais complexos do Universo DC. Constantemente Arlequina é humilhada, xingada, espancada e abusada pelo palhaço do crime.

relacionamento abusivo

   Porém ao contrário do que muitos afirmam, a Arlequina não possui síndrome de Estocolmo, de acordo com o criador da personagem, Paul Dini, Harley faz o que faz simplesmente por gostar de fazer,sendo uma verdadeira psicopata.

O RELACIONAMENTO COM HERA VENENOSA:

   O que pouco fãs sabem é que a Arlequina e a vilã Hera venenosa possuem um relacionamento bissexual, que veio sendo desenvolvido ao longo da década, inicialmente apenas sugestionado, nos últimos anos isso foi assumido pela editora DC Comics.

mais do que amigas

   No desenho Batman Animated Series, no episódio: Harley and Ivy, o Coringa expulsa Arlequina violentamente de sua gangue, deixando-a extremamente frustrada. Ela, então, resolve roubar o Diamante Arlequim do museu de Gotham City para provar o seu valor. No mesmo instante, Hera Venenosa rouba plantas tóxicas do museu. As duas rapidamente tornam-se amigas e Hera Venenosa a leva para o seu lar, em um local de despejo de lixo tóxico. Hera Venenosa aplica-lhe uma injeção de soro que torna Harley imune a todas as toxinas e venenos, além de uma melhoria em sua força e agilidade. Juntas, praticam diversos delitos, ficando conhecidas como as Rainhas do Crime de Gotham City. A amizade é abalada pela reprovação de Hera ao relacionamento entre Harley e Coringa, pois sente que o vilão não dá o devido valor a sua companheira, sabendo que ele a maltrata às vezes. 

amor que começou nos desenhos

    Na cronologia oficial do Batman,existe outra versão sobre a origem da amizade entre Arlequina e Hera Venenosa. Em dúvidas se realmente sente algo por Harley  ou não, Coringa deixa o seu lado mau prevalecer. Ele a amarra em um foguete, que aterrissa em Robinson Park. Hera Venenosa a encontra e a salva, quando reconhece que se trata da Dra. Harleen Quinzel, que ela conheceu no Asilo Arkham. O plano inicial de Hera Venenosa é matá-la, porém tal ideia foi vencida pela curiosidade. Hera convence Arlequina a contar toda sua história e acaba notando alguma semelhança na história de Harley com a sua.

também na cronologia oficial

REFORMULAÇÃO DOS NOVOS 52:

   Após a reformulação da DC Comics conhecida como Os Novos 52, Arlequina passou a ser uma das protagonistas da revista mensal Esquadrão Suicida, se tornando mais relevante dentro da DC devido à sua popularidade.
   Na nova cronologia Harley tem sua origem semelhante a do Coringa, onde depois da primeira fuga do Arkham é jogada em um tonel de substâncias químicas que o supostamente transformou em Coringa, pelo próprio, dando a ela um aspecto semelhante ao dele:pele branca e cabelos coloridos.

nova origem

   Depois de algum tempo a personagem foi reformulada novamente,agora Harley foi reinventada como um anti-heroína estilo Deadpool, com histórias engraçadas,piadinhas e que quebra a "quarta parede" e conversa diretamente com o leitor.

deadpool de saias?

  Usando o final dos Novos 52 como um novo ponto de partida, a DC Comics começou um segundo relançamento de toda a sua linha de títulos denominada DC Rebirth em junho de 2016.O novo visual de Arlequina é semelhante ao do filme Esquadrão suicida, no qual ela usa um top sem mangas, shorts apertados e botas. A cor do cabelo mudou para loiro com coloração azul no lado esquerdo e rosa no lado direito.

mais uma reformulação

OUTROS VISUAIS:

   Assim como qualquer personagem das Histórias em quadrinhos, cada desenhista resolve dar a sua versão para a personagem.
 Na Graphic Novel Coringa escrita por Brian Azzarello, o artista Lee Bermejo mostrou a Arlequina como uma stripper que usa a roupa clássica do desenho animado.

versão sombria

  Na série DC Bombshells, a Arlequina aparece com um visual de aviadora, inspirada nas Pin Ups da década de 1950.

pin up

   Nas revistas Batman 66, inspirada no clássico seriado da década de 1960, a Arlequina também apareceu,mesmo tendo sido criada apenas na década de 1990, Harley teve seu visual inspirado nas roller girls da época.

santa arlequinada batman! 

  Na série de Jogos Arkham, Arlequina apareceu com os mais diferentes visuais:

 Arkham asylum: a personagem aparece com uma roupa de enfermeira.

oláááá enfermeira!

Arkham City:Arlequina usa uma roupa de couro vermelha e preta, duas tatuagens são vista, uma no braço direito, e uma na barriga, do lado esquerdo.

couro matador

 Arkham Origins: No jogo, ela ainda é psiquiatra e trabalha na prisão Blackgate e corresponde por seu nome real: Harleen Frances Quinzel. Ela aparece inicialmente quando Batman derrota o Coringa, que é levado para Blackgate, onde tem uma consulta com a Dra. Quinzel; no final da consulta, pode-se notar o início da paixão de Harley pelo palhaço.

doutora Quinzel


Arkham Knight: No último jogo da série, Harley é umas das vilãs principais. E é uma personagem jogável. O novo uniforme da personagem retorna com as cores apresentadas em Arkham City (vermelho, azul e branco). Porém, tem um estilo mais parecido com o de Arkham Asylum.

de volta ao clássico

   No longa animado: Batman Assalto ao Arkham, apesar de ter um relacionamento com o Coringa, Arlequina o trai com o vilão Pistoleiro, em uma rápida,porém surpreendente cena de sexo.

traindo o coringa

VERSÕES DE CARNE E OSSO:

  Se você acha que Margot Robbie é a primeira atriz a interpretar a Arlequina, você está completamente enganado.

eu não fui a primeira

  No seriado "Birds of Prey", a personagem foi a principal vilã da série, estando por trás de todos os inimigos combatidos por Oráculo, Caçadora e Canário Negro, apesar de só se revelar no último episódio. Foi interpretada por Mia Sara, aparecendo como uma psicanalista da heroína.

 
a primeira arlequina

  No seriado Arrow,a Arlequina faz uma rápida aparição,a personagem foi listada simplesmente como uma "fêmea desajustada no Esquadrão". A personagem possui apenas uma fala: Vocês queridinhos precisam se consultar! Sou uma terapeuta treinada!.

aparição especial

  E para fechar com chave de ouro tivemos a Arlequina de Margot Robbie no filme Esquadrão Suicida, suas versão e origem foi muito fiel a reformulação dos novos 52,além disso foi um dos principais chamarizes do filme,aumentando a fama da personagem entre as pessoas que não acompanham as HQs.

 a arlequina definitiva

   Antes de terminar, o Beagle vai ter que dar uma de tio e deixar um recado pra galerinha mais nova: A Arlequina não é um modelo a ser seguido, ela é uma vilã,uma psicopata, uma criminosa, que faz de tudo para subir na vida, além de ter um relacionamento abusivo  e dependente onde é humilhada e espancada pelo namorado, ou seja ela não é um símbolo do feminismo (juro que li isso em uma página), por isso meninas não tenham ela como exemplo.
   Bem é isso ai,espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa simpática personagem que foi criada para aparecer apenas uma vez, mas acabou se tornando umas das mais emblemáticas vilãs do Batman.até a próxima pessoal.
   






Um comentário: