sábado, 10 de setembro de 2016

A história dos videogames parte 2: O começo da indústria com o ATARI 2600

    Olá a todos que acompanham o Canil do Beagle,sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre a história dos videogames.Hoje irei falar sobre um dos consoles mais queridos da década de 1980:o ATARI.

o gigante dos anos 80

O PONG E A BOLA QUADRADA:

   No ano de 1971, o engenheiro Nolan Bushnell criou as duas primeiras máquinas de Arcade da história: PONG e uma versão de Space War.

o criador do atari

   O PONG nada mais era do que um jogo de tênis em que um pequeno quadrado era rebatido por um retângulo. 

o primeiro grande jogo

   As máquinas foram instaladas em bares perto de universidades e fizeram um sucesso absurdo chegando a ficar entupidas de fichas.

o primeiro arcade

   Com o dinheiro adquirido, Bushnell fundou a empresa ATARI que lançou seu primeiro console o Home Pong, que com a ajuda da cadeia de loja Sears, vendeu 150.000 unidades do produto, conseguindo capital para sua mais audaciosa empreitada.

SURGE O ATARI 2600:

o primeiro grande console

    No ano de 1976, a empresa Wanner comprou a ATARI e no ano seguinte lançou o console que se tornou símbolo das primeiras gerações: ATARI VIDEO COMPUTER SYSTEM, logo rebatizado de ATARI 2600.Sua tecnologia era tão avançada para o período, que conseguia fazer boas conversões de jogos dos Arcades com uma qualidade nunca vista anteriormente.
    O que poucos sabem é que as vendas iniciais do ATARI 2600 decepcionaram, preocupada a Wanner pressionou as produtoras para que colocassem no mercado centenas de jogos, a estratégia inicial deu certo, alavancando as vendas,fazendo a industria de videogames chegar ao seu primeiro bilhão no ano de 1981.

A ACTIVISION E OS MELHORES JOGOS DO ATARI:

    Diversas empresas produziram jogos para o ATARI 2600, porém a empresa que soube tirar o maior proveito do hardware do console foi a Activision,a empresa foi responsável pelos melhores jogos do ATARI entre eles: Freeway, Boxing, Decathlon, Enduro, Frostbite, H.E.R.O., Keystone Kapers, Pitfall!, River Raid e Tennis.

  

o melhor do atari

OS RIVAIS DO ATARI E OS NOVOS CONSOLES:

  Devido ao sucesso do ATARI 2600, diversos outros consoles foram lançados no período e copiavam na cara dura os jogos do ATARI,os principais rivais eram: COLECOVISION,ODISSEY 2 E INTELEVISION.


 
os clones rivais do atari

    A ATARI por sua vez resolveu desenvolver versões mais poderosas de consoles que a concorrência surgindo assim o ATARI 5200 e o ATARI 7800.

os novos ataris

O ATARI NO BRASIL:

propaganda da atari no Brasil

   No começo da década de 1980, durante a ditadura militar, vigorava no Brasil uma lei de reserva de mercado, que proibia a importação de componentes e equipamentos eletrônicos e de informática.
    O problema é que isso acabava ocasionando o contrabando desses aparelhos principalmente dos primeiros videogames,o auge desses contrabandos ocorreu entre 1981 e 1982, quando muitos consoles apareceram por aqui.
   No Natal de 1982 ocorreu a importação e venda de um lote de Ataris comprados pelo Mappin e pela Mesbla duas grandes lojas que existiam no período. Os consoles foram importados, convertidos para o sistema brasileiro de cor, o PAL-M, e colocados a venda.

a saudosa mesbla

    Apenas no final de 1983 é que o ATARI 2600 chegou oficialmente no país, pelas mãos da Polyvox, uma subsidiária da Gradiente.

o atari nacional

    Se nos Estados Unidos o CRASH de 1984 havia levado a industria para o fundo do poço, no Brasil a situação foi oposta, o ATARI estourou no país,devido principalmente a pirataria, na época não havia uma lei contra isso então diversas indústrias nacionais trataram de fabricar o seu clone do ATARI 2600, entre eles:o DACTARI, o SUPERGAME CCE  VG 2800, DISMAC VJ 9000 E O DYNAVISION.


 
os clones nacionais do atari

      O ATARI foi um sucesso no Brasil entre 1983 e 1988, uma vez que a crise da indústria não chegou por aqui e havia uma quantidade enorme de cartuchos para abastecer o mercado.

propaganda de jogos do atari

  O ATARI só foi "jogado pra escanteio" no ano de 1989 com a chegada do Master System e os clones do nintendinho.

O CRASH DE 1984:

      A estratégia da  Wanner/ATARI de inundar o mercado com centenas de jogos que alavancou a industria também foi responsável pela sua queda, a quantidade de jogos ruins lançada era muito maior que de jogos bons e os jogadores passaram a parar de comprá-los, o ápice do problema foi no ano de 1984 quando ocorreu o "crash dos videogames",existe uma lenda que os responsáveis pela queda foram os jogos E.T e Pac Man.

O PÉSSIMO PAC MAN:

mais ou menos

    O Arcade Pac Man foi o maior jogo do início da história dos videogames, se tornando um ícone cultural,a adaptação dele para o ATARI 2600 era muito esperada pelos fãs,porém ela foi feita as pressas,sem o menor cuidado e nem de longe lembrava o maior sucesso dos Arcades de 1981, fazendo com que muitos fãs devolvessem o jogo para as lojas.

compare a diferença

E.T  O TIRO NO CADÁVER:

essa imagem dá calafrios

  O jogo do E.T também foi produzido as pressas pegando o embalo do filme, o jogo era feio,mal programado e foi produzida uma quantidade de cartuchos superior ao número de consoles existentes!!! (é sério).

o jogo que afundou a indústria

    Muitos jogadores também devolveram o jogo que encalhou nas lojas, a situação era tão desesperadora que a ATARI resolveu enterrar centenas de lotes do E.T no deserto de Nevada.

um lote achado no deserto

   Era o fim da linha para o ATARI, que levou todo o mercado para o fundo do poço, seria preciso que uma empresa japonesa fabricante de baralhos salvasse a indústria.
     É isso ai pessoal,espero que tenham gostado de conhecer um pouco da história desse ícone americano dos anos 80, na próxima parte do especial vamos ver como a NINTENDO salvou o mercado de games e o começo da rivalidade com a SEGA, até lá. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário