sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A história dos videogames parte 1:O passado remoto

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos.Hoje irei atender aos pedidos dos leitores e fazer mais uma postagem especial e extensa,em mais uma jornada épica o Canil do Beagle tem o orgulho de apresentar:A História dos Videogames.

do passado ao presente

   
      Antes de mais nada, gostaria de avisar que irei abordar apenas os principais consoles,porque seria uma tarefa quase impossível para uma pessoa só,portanto ficaram de fora os portáteis e consoles menos famosos como o Jaguar e o 3 DO, mesmo assim vocês, leitores, terão um bom panorama da evolução dos consoles.Então, chega de conversa, acomodem-se na máquina do tempo e vamos juntos a um passado distante.

de volta ao passado
  
   O embrião dos videogames surgiu no ano de 1958,quando William Higinbotham resolveu criar algo para que os visitantes de seu laboratório não ficassem entediados.

o primeiro pai dos videogames

   O cientista acabou criando um jogo de tênis bem rudimentar em um aparelho chamado osciloscópio e foi batizado de Tennis for Two.

o osciloscópio e o tennis for two

   Depois disso,outro cientista,Steve Russel do MIT criou o que é considerado o primeiro jogo oficial: Space War.

o segundo pai dos videogames

   Space War era um jogo de nave bem mais avançado que o tennis for two e possuía elementos que seriam aproveitados no clássico asteroids.

o primeiro jogo oficial

     O criador do primeiro console da história foi Ralph Baer,no ano de 1966 ele teve a ideia de criar uma máquina que rodasse jogos eletrônicos através da TV,assim surgiu o Brown Box, o primeiro console de videogame da história.

o terceiro pai dos videogames

  O grande problema do Brown Box  é que na época a tecnologia era cara e rudimentar e levaria alguns anos para os videogames se popularizarem.

brown box o primeiro console

    No ano de 1972,chegava as lojas americanas o primeiro console oficial: Odyssey 100 da Magnavox.

o odyssey 100 e seus overlays

     O problema é que era os jogos eram tão simples e parecidos que para dar algum requinte e diferenciação entre eles era preciso colocar por cima da televisão cartões plásticos chamados Overlays,que simulavam o fundo do jogo.
    As vendas iniciais foram animadoras,porém foram caindo quando a novidade passou e o público perdeu o interesse.
    Seria preciso uma "bola quadrada" para revolucionar o mercado de videogames.







Nenhum comentário:

Postar um comentário