domingo, 18 de setembro de 2016

A história dos videogames parte 5: O Neo Geo,o fliperama caseiro da SNK

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do especial sobre a história dos videogames.Hoje irei falar sobre um dos consoles mais poderosos já feito pela indústria dos videogames:o Neo Geo.

o poderoso console 

   No ano de 1989, a SNK era uma das mais poderosas empresas de Arcades do Japão,quando lançou uma poderosa placa para Arcades chamada MVS. 

o arcade MVS

    Naquela época, os gabinetes ofereciam apenas um jogo, e para trocá-lo, era preciso mudar todo os seus componentes internos ou a máquina toda por uma nova, em um processo trabalhoso, o gabinete Neo Geo MVS usava um sistema de cartuchos, igual dos videogames caseiros mas muito mais poderoso, bastando trocar o cartucho/placa dentro do gabinete,não preciso dizer que a invenção foi um sucesso. 

o cartucho MVS

 SURGE O NEO GEO CASEIRO:

    A SNK logo percebeu que tinha uma mina de ouro nas mãos, e como muitos jogadores desejavam ter um Arcade em casa, ela resolveu dar um grande passo, adaptando a placa MVS para um formato de um console doméstico, fazendo com que os jogos fossem exatamente iguais aos dos fliperamas, nascia então o Neo Geo AES (Advanced Entertainment System).

a casa dos grandes jogos

   Enquanto o Mega Drive e o Super Nintendo lutavam pelos 16 bits, existia uma console que era um verdadeiro fliperama caseiro, o Neo Geo funcionava exatamente igual à MVS: dentro do videogame, apenas os processadores; todo o resto estava dentro do cartucho que era quase do mesmo tamanho que o videogame! cada controle também era do tamanho do próprio console, e desenhado para se parecer com um controle de Arcade.

o tamanho da "criança"

   Devido a sua capacidade idêntica ao dos Arcades, suas conversões eram 100% fieis, seus jogos chegavam a ter 330 megabits de memória, enquanto que os jogos de Mega Drive e Super Nintendo possuíam no máximo 32 megabits.





repare a qualidade dos jogos do neo geo

A CASA DOS JOGOS DE LUTA:

     O console sempre foi reconhecido pela alta qualidade de seus jogos, mas certamente o que marcou o Neo Geo foram os jogos de luta que vieram após o sucesso esmagador de Street Fighter II da Capcom. Foi no final de 1991 que a empresa lançou o seu primeiro game do gênero, o famoso Fatal Fury, que seguia a mesma fórmula do jogo da rival, mas com algumas inovações, como apresentar dois planos de movimento para os personagens e uma história bem mais elaborada.

o poderoso fatal fury

 Depois disso o Neo Geo se tornou o console dos jogos de luta ,dando origem a diversas franquias como: Art of Fighting, Samurai Shodown, Real Bout e World Heroes. 


clássicos da pancadaria

   Foi no ano de 1994 que foi lançado o jogo de maior prestígio da empresa: The King of Fighters ’94, o título foi um grande sucesso e trazia novidades interessantes, como a opção do jogador de montar equipes com três lutadores, além de um elenco de personagens vindo de outros jogos da SNK.



 


 
as várias versões de the king of fighters

   The King of Fighters foi a única franquia a superar a série de luta da Capcom,pois anualmente possuía uma nova versão indo de 1994 até 2002,enquanto a empresa da turma de Ryu e Cia apenas requentava suas versões lançando uma continuação oficial apenas no ano de 1997.
  A SNK e a Capcom passaram a brigar pela preferência dos jogadores,as duas empresas chegaram ao ponto de realizar um crossover entre as duas franquias dando origem a três jogos de luta, sendo dois pela Capcom e um pela SNK.


o encontro de gigantes

  VERSÕES DE 16 BITS.

   Os jogos de Luta do Neo Geo eram um sucesso absoluto nos fliperamas durante a metade da década de 1990,porém devido ao alto valor do console, a maioria dos jogadores que não podiam comprar um Neo Geo, se contentavam em jogar conversões simplificadas de seus clássicos para o Mega Drive e para o Super Nintendo.





SNK em 16 bits

  Apesar de gráficos mais simples, menos efeitos de tela e até cortes de personagens, essas conversões para os consoles de 16 bits fizeram mais sucesso que as versões originais,porém quando chegou o momento de adaptar The King of Fighters 1994, a SNK decidiu que o jogo seria exclusivo do Neo Geo, frustrando muitos jogadores da época.

O COMEÇO DO FIM:

    O grande problema para SNK era que o Neo Geo não emplacava fora do Japão e o principal motivo foi seu alto preço, o console custava US$ 650 dólares e seus cartuchos a partir de US$250 dólares.
   No ano de 1994, vendo que os preços altíssimos praticados nos jogos do console estavam prejudicando a sua popularização, a SNK lançou o Neo Geo CD. Ele era nada mais nada menos do que o próprio Neo Geo acrescido de um drive de CD ROM.

o neo geo cd

    Apesar de mais barato,o Neo Geo CD ainda continuava caro em relação aos consoles mais modernos como o Playstation e o Saturn, que eram muito mais rápidos e capazes de produzir gráficos em 3 D coisa que o Neo Geo CD não era capaz de realizar.
   Na segunda metade da década de 1990 a situação do Neo Geo chegou a um ponto tão critico que a própria SNK  passou a lançar conversões para o Playstation e o Saturn  até seis meses entes do próprio console.




a própria snk lançava antes pra concorrência

O TRÁGICO FIM:

   A SNK e o Neo Geo CD não eram capazes de concorrer com os consoles de 32 bits, principalmente com o Playstation, a situação da empresa ficou tão crítica que entre 1998 e 2000 ela passou a lançar no máximo três jogos por ano para o seu console,no ano de 2001, a SNK abriu falência e foi comprada pela PlayMore.

esse nome causa tristeza entre os fãs

    No ano de 2003, a Playmore passou a ser oficialmente SNK Playmore,vieram os últimos grandes jogos como SVC Chaos: SNK vs Capcom, Metal Slug 5 e Samurai Shodown V.

os últimos jogos

  Esses foram os últimos jogos da SNK Playmore que passou a investir apenas em máquinas caça-níqueis no Japão.Um triste fim para uma empresa que desejava colocar um Arcade na casa de cada jogador.
   Bem é isso ai pessoal espero que tenham gostado de conhecer a história do videogame que queria ser um Arcade doméstico,na próxima parte do especial vamos relembrar a guerra dos 32 bits e o surgimento do único console de 64 bits da história, até lá!








Nenhum comentário:

Postar um comentário