quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A história dos videogames parte 4: O Mega Drive, O Super Nintendo e a guerra dos 16 bits

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma parte do especial sobre a história dos videogames.
   Hoje iremos conhecer a história de dois videogames que marcaram uma geração de jogadores e que deu origem a maior guerra entre consoles já vista até hoje: o Mega Drive e o Super Nintendo.


a primeira guerra dos consoles

MEGA DRIVE:


o rei da sega

     O Mega drive foi lançado no final do ano de 1988 no Japão pela Sega,após o seu console anterior, o Master System não ter conseguido fazer frente ao Famicom.
    Percebendo que não seria páreo para o Famicom a Sega começou a preparar o sucessor do Master System, eles vinham bem com a System16, sua placa de Arcades, usá-la como base num projeto de um console caseiro era um passo natural.

os arcades da sega

    A versão final do Mega drive era muito parecida com as System 16, com poucas diferenças, que incluíam um processador de som inferior e uma paleta de cores reduzida.Por se tratar de um aparelho parecido com os Arcades da empresa foi muito fácil adaptar os principais títulos para o Mega Drive,era como ter um fliperama em casa.





clássicos dos arcades em casa

    Ao contrário do que muitos imaginam, por incrível que pareça o Mega Drive não emplacou no Japão como deveria, o console não conseguiu superar nem o PC Engine nas vendas.
   Se no Japão o Mega Drive não teve muitas chances, no Ocidente a coisa foi muito diferente, principalmente nos Estados Unidos onde o console foi rebatizado de Genesis.

a versão americana

     A aposta era cativar o público adolescente, acabando com o conceito de que os videogames eram brinquedos infantis,para isso a Sega contratou o americano Tom Kalinske que criou uma série de propagandas provocando a Nintendo entre elas a famosa "Genesis does what Nintendon't".

a polêmica propaganda

  No Brasil o Mega Drive também fez muito sucesso graças ao excelente trabalho da TecToy, que trouxe os melhores jogos do console para o país.

o mega drive brasileiro

O SUPER NINTENDO:

o gigante da nintendo

   Preocupada com a concorrência do PC Engine no Japão e a entrada da Sega no mercado  mundial com o Mega Drive/Genesis, a Nintendo tratou logo de lançar o sucessor do Famicom no Japão,nascia o Super Famicom, que ficaria famoso no ocidente com o nome de Super Nintendo Entertainment System ou SNES.
    Existe uma lenda de que o lançamento do console era tão esperado que o primeiro lote foi para as lojas de madrugada escoltado pela polícia pois havia uma ameaça da Yakuza, a máfia japonesa de roubar todo o primeiro lote de Super Famicom. 
   O console, por ser quase dois anos mais novo, possuía gráficos e efeitos sonoros bem mais sofisticados que o concorrente.





os primeiros jogos já apresentavam o poder do snes

    O Super Famicom/SNES caiu no gosto do consumidor e foi um estrondoso sucesso desde o seu lançamento em Novembro de 1990 no Japão e Setembro de 1991 nos Estados Unidos.
     No ano de 1992,o Genesis já abocanhara boa parte das produtoras antes exclusivas da Nintendo, e continuava na liderança do mercado norte americano, a história começou a mudar nesse ano quando a Nintendo obteve com exclusividade a conversão do sucesso dos Arcades: Street Fighter 2, elevando as vendas do Super NES.

o jogo que virou a mesa

 Com o começo da virada nas vendas,a Nintendo lançou os chips MODE 7 e Super FX, que trouxeram gráficos espetaculares para jogos como: Super Mario kart, Star Fox e Donkey Kong Country, dando início a uma verdadeira guerra com a Sega.


 
gráficos espetaculares

A GUERRA SEGA  VS NINTENDO:

   A disputa entre Sega e a Nintendo começou praticamente na entrada da Sega no mercado de consoles com o seu Master system.
   Mas essa guerra dos 8 bits foi apenas nos mercados europeu e brasileiro,pois no Japão a Nintendo dominava 90% do mercado.

essa guerra rolou no Brasil

    A guerra pra valer aconteceu nos consoles de 16 bits,quando a justiça americana interveio nos contratos de exclusividade da Nintendo com as Softhouses,acusando a empresa de monopólio,assim a Sega contava com um apoio maior do que nos tempos dos 8 bits.   
  Os principais momentos dessa guerra foram:

AS PROVOCAÇÕES DA SEGA:

     As campanhas de Marketing da sega eram agressivas e partiam com tudo contra a Nintendo, acusando a rival de produzir jogos infantis e sem graça.

provocação da sega

STREET FIGHTER 2:

snes vs mega

   O jogo da Capcom foi um trunfo da Nintendo, que recebeu  uma versão do Arcade para seu novo console: o Super Nintendo, Street Fighter II: The World Warrior foi lançado em 1992, menos de um ano após o original, sendo o cartucho mais vendido do ano e impulsionando as vendas do SNES.

o clássico dos arcades

  O Mega Drive só ganhou uma versão do jogo no final de 1993,mas a espera valeu a pena: duas versões do jogo em uma só: Champion Edition e Turbo Hyper Figthing, abertura original dos Arcades que havia sido cortada da versão do Super Nintendo, além de um novo controle de seis botões.

a versão do mega drive

MORTAL KOMBAT:

sangue vs censura

   Se Street Fighter II ajudou a Nintendo, Mortal Kombat foi o inverso: o alto nível de violência do Arcade, com decapitações, quebras de pescoço,corações arrancados e fossos de espinhos cheios de cadáveres causaram reações indignadas na empresa do Mário, a Nintendo buscava uma experiência para toda família e censurava todo o conteúdo que ela considerava impróprio.A Sega tentou exclusividade, mas a Acclaim licenciaria o jogo para ambos os consoles,quem fizesse a versão mais convincente se daria melhor.

muito sangue nos arcades

  O que se viu foi o banimento completo do sangue no SNES, sendo descolorido e todos os "fatalities" mais violentos substituídos por movimentos menos chocantes o que revoltou os fãs. O Mega Drive fez parecido, mas havia um código secreto, o "código sangrento" (ABACABB) que liberava a violência completa.
 O resultado foi que apesar dos gráficos inferiores, a versão do Mega Drive vendeu mais que a concorrente politicamente correta.

adivinhem quem ganhou?

O AUGE DA GUERRA:

    A guerra entre o Mega Drive e o Super Nintendo ocorreu entre 1993 e 1995, quando ambos os consoles recebiam conversões de um determinado jogo, cada um apresentava características próprias para agradar os jogadores.Os jogos do SNES tinham gráficos e sons melhores,mas o Mega Drive não ficava atrás muita das vezes sua jogabilidade era melhor que o console da Nintendo.
  






mega drive a esquerda snes a direita,mesmos jogos muitas diferenças

  Era comum o mesmo título ser completamente diferente em cada console, as vezes com fases a mais,personagens a mais, valia tudo para conquistar os fãs.

 A BATALHA FINAL:

    O SNES ultrapassou completamente o Mega Drive por volta de 1994, enquanto o console da sega se aventurava em diversos periféricos como : o sega CD, o ACTIVATOR e o 32X, que confundiram os jogadores.

essa imagem dá arrepios 

   Pra completar a tragédia, houve o lançamento prematuro do Saturn em 1994, o fato fez com que muitos fãs abandonassem o Mega Drive que ainda tinha alguma "lenha pra queimar".

lançamento prematuro 

   Enquanto a sega estava perdida com seus lançamentos,o console da Nintendo continuava investindo em jogos com tecnologias cada vez mais surpreendentes e só lançaria um novo aparelho em 1996.
   O ponto de virada foram os lançamentos de Donkey Kong Country e Killer Instinct que pareciam jogos de 32 bits, o tiro de misericórdia foi em 1996 quando o SNES trouxe Street Fighter Zero 2, um jogo de consoles de 32 bits lançado para Saturn e Playstation incrivelmente convertido para o console da Nintendo, coisa que nem em sonhos o Mega Drive conseguiria fazer.

sim isso é um jogo de snes

  O Mega Drive acabou sendo abandonado pela própria Sega dando fim a geração dos 16 bits.O console ainda teve uma sobrevida na Europa e no Brasil onde teve jogos inéditos lançados até 1999.


jogos do mega no Brasil

   Bem é isso ai pessoal,espero que tenham matado a saudade ou conhecido um pouco mais sobre esse período da história dos videogames que muitos fãs adoram, na próxima parte do especial vamos lembrar quando uma poderosa empresa japonesa de Arcades resolveu levar suas máquinas para a casa dos jogadores, até lá!. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário