terça-feira, 6 de setembro de 2016

Mega Drive,o videogame que marcou minha adolescência

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar sobre um dos videogames mais queridos dos brasileiros e que marcou a minha adolescência:o Mega Drive.


o videogame mais cool já feito


A HISTÓRIA DO MEGA DRIVE:

    O Mega drive foi lançado no final do ano de 1988 no Japão pela SEGA,após o seu console anterior, o Master System não ter conseguido fazer frente ao NES. 

a primeira batalha

    A SEGA começou a projetar o sucessor do Master System, eles vinham bem com a System16, sua placa de Arcades que rodava jogos como: Golden Axe, E-Swat, Dynamite Dux, Altered Beast e Shinobi, usá-la como base num projeto de um console caseiro era um passo natural.


os arcade da sega

     A versão final do Mega drive era muito parecida com as System 16, com poucas diferenças, que incluíam um processador de som inferior e uma paleta de cores reduzida.Por se tratar de um aparelho parecido com os Arcades da empresa foi muito fácil adaptar os principais títulos para o Mega Drive,assim os fãs poderiam jogar os clássicos dos fliperamas sem sair de casa.

 O MEGA DRIVE NO JAPÃO:

a versão japonesa

    Ao contrário do que muitos imaginam, por incrível que pareça o Mega Drive não emplacou no Japão como deveria, o console não conseguiu superar nem o PC Engine nas vendas,existem duas teorias para isso:

1ª teoria: Segundo dizem, os japoneses são muito fieis em tudo e como a Nintendo dominava quase 90% do mercado,os orientais adotaram a empresa de Mario Bros.com uma lealdade absurda.

 2ª teoria: Para alguns especialista a carência de bons RPGs e jogos mais adaptados ao gosto oriental foi determinante para que o Mega Drive não emplacasse na terra do Sol Nascente. 
   Se no Japão o Mega Drive não teve muitas chances, no Ocidente a coisa foi muito diferente.

O MEGA DRIVE NOS ESTADOS UNIDOS:

uma caixa mais agressiva que a japonesa


   Se no Japão o Mega drive não vendeu bem,nos Estados Unidos, ele foi um sucesso absoluto. Rebatizado com o nome de Genesis o videogame foi lançado no ano de 1989,com uma caixa remodelada e trazendo o jogo Altered Beast com o aparelho.
   A aposta era cativar o público adolescente, acabando com o conceito de que os videogames eram brinquedos infantis,vários fatores contribuíram para o sucesso do Genesis nos EUA:

1º- O marketing agressivo:

O principal responsável pelo sucesso do Mega Drive na América foi Tom Kalinske com a sua campanha de Marketing agressiva: "Genesis does what Nintendon't" entre outras.

politicamente incorreto é pouco

   Os comerciais passaram a mostrar o Genesis como um console moderno,uma tecnologia de ponta que levava os Arcades para casa.

o polêmico comercial

   As criações da Nintendo eram tachadas como coisa de criança,enquanto a Sega era jovem. Kalinske fez de tudo: rodou o país com stands e eventos em shoppings, patrocinou estações de rádio rock e buscou o diálogo com adolescentes.

2º- Os jogos de Arcade:

  Por ser um versão mais simples da placa System 16, o mega drive era basicamente um fliperama caseiro,com excelentes conversões que não deviam nada ao original, assim os jovens americanos podiam jogar o seu jogo de fliperama favorito em casa.






era como um fliperama caseiro

3º- Os jogos de esporte:

   Os americanos são loucos por esporte e Kalinske sabia disso, a SEGA americana fechou um contrato com a Eletronic Arts (E.A) trazendo nomes de celebridades para batizar seus jogos como Michael Jordan,Larry Bird, Joe Montana,Charles Barkley,Arnold Palmer,James"Buster"Douglas, Andre Agassi,George Foreman, Wayne Gretzky entre outros.



o console dos esportes

4º- Os jogos da Disney:

   A Disney é a maior empresa de entretenimento dos Estados Unidos e a SEGA americana tratou de fechar um contrato para a produção de jogos com personagens da casa do Mickey assim: Mickey, Donald, Pateta entre outros estrelaram diversos jogos, além de adaptações dos longas animados para o Mega Drive.

disney para jogar


5º- Michael Jackson:

   Michael Jackson era o maior cantor do mundo e a SEGA tratou de fechar um contrato com ele para produzir um jogo para o Genesis, nascendo assim Moonwalker, que mostrava todo o potencial sonoro do console.


who's bad?

  6º- Os jogos de super-heróis:
   
 Os jovens americanos adoravam histórias em quadrinhos e o Genesis possuía uma vasta lista com jogos de super-heróis baseados em HQs da Marvel e da DC, com isso os adolescentes poderiam se sentir como o batman,o superman, a liga da justiça,o homem-aranha,os vingadores entre outros.






  
os super-heróis do sega genesis

O FATOR SONIC:

o mascote radical

   Kalinske queria outro jogo acompanhando o Mega Drive e um mascote que refletisse o ideal do console, fosse veloz como o processador, radical como os adolescentes e menos infantil do que o então candidato ao posto, Alex Kidd. Surgiu assim Sonic,um ouriço azul que apostava na velocidade para derrotar seus inimigos,com um visual acachapante que mostrava toda a capacidade do Mega Drive.

o comercial do sonic

   Sonic se tornou o game do ano de 1991 com mais de quatro milhões de cópias vendidas,dando origem a uma 'sonicmania".
  O sucesso de Sonic foi tanto que Kalisnke exigiu que o jogo viesse junto com o aparelho aumentando assim as vendas do console.

sonic era muito superior a altered beast

   Os dois grandes clássicos dos jogos de luta tiveram papel importante na disputa entre o Mega Drive e o Super NES: Street Fighter II e Mortal Kombat.

O CASO STREET FIGHTER II:

    O jogo da Capcom foi um trunfo da Nintendo, que recebeu  uma versão do Arcade para seu novo console: o Super Nintendo, Street Fighter II: The World Warrior foi lançado em 1992, menos de um ano após o original, sendo o cartucho mais vendido do ano e impulsionando as vendas do SNES.

a versão da nintendo

     O Mega Drive só ganhou uma versão do jogo no final de 1993,mas a espera valeu a pena: duas versões do jogo em uma só: Champion Edition e Turbo Hyper Figthing, abertura original dos Arcades que havia sido cortada da versão do Super Nintendo, além de um novo controle de seis botões.

a versão do mega drive

A VIOLÊNCIA DE MORTAL KOMBAT:

     Se Street Fighter II ajudou a Nintendo, Mortal Kombat foi o inverso: o alto nível de violência do Arcade, com decapitações, quebras de pescoço,corações arrancados e fossos de espinhos cheios de cadáveres causaram reações indignadas na empresa do Mário, a Nintendo buscava uma experiência para toda família e censurava todo o conteúdo que ela considerava impróprio.A Sega tentou exclusividade, mas a Acclaim licenciaria o jogo para ambos os consoles,quem fizesse a versão mais convincente se daria melhor.

batalha de dragões

    O que se viu foi o banimento completo do sangue no SNES, sendo descolorido e todos os "fatalities" mais violentos substituídos por movimentos menos chocantes o que revoltou os fãs. O Mega Drive fez parecido, mas havia um código secreto, o "código sangrento" (ABACABB) que liberava a violência completa.

sangue vs censura,adivinhem quem ganhou?

   O resultado foi que apesar dos gráficos inferiores, a versão do Mega Drive vendeu mais que a concorrente politicamente correta.

O MEGA DRIVE NO BRASIL:

o mega drive brasileiro

    No Brasil a vida da SEGA era mais simples. A Nintendo não existia oficialmente por aqui, a luta da Tec Toy era com os clones do Nintendinho como: phantom system,bit system, turbo game-VG 9000, hi top game entre outros.


os rivais do mega no Brasil

    O Mega Drive foi lançado no país no ano de 1990 e não demorou muito para ele cair nas graças do mercado. Além dos ports dos Arcades, games como Castle of Illusion, Revenge of Shinobi, Super Monaco GP e Michael Jackson’s Moonwalker fizeram que o Mega Drive juntamente com o Master System dominassem 85% do Mercado na época.


tudo dominado

    Durante a década de 90, o sucesso do Mega Drive no Brasil era tanto que a propria Tec Toy produziu e adaptou jogos para o console como: Duke Nuken 3D,Férias frustradas do Pica Pau, Show do Milhão e Turma da Monica na terra dos monstros.  

jogos produzidos no Brasil

  Até hoje o Mega Drive é lançado no Brasil pela Tec Toy em diversas versões,mas são apenas consoles emuladores, que rodam os jogos com diversos problemas.


as tristes versões da tec toy

O MEGA DRIVE NA MINHA VIDA:

  Quem acompanha o blog a algum tempo já deve ter lido minha história com o console anterior da SEGA: o Master System (AQUI), então nada mais justo do que contar minha história com o Mega Drive.
  Conheci o Mega Drive no ano de 1991,quando fui visitar minha tia Edel e soube que meu primo Rubens havia ganhado a versão americana do console:o Genesis. Eu já jogava videogame com o Rubens quando ele tinha um Atari,mas quando vi o Mega Drive foi como se tivesse visto uma máquina vinda do futuro,aquilo era um milhão de vezes superior ao Atari,minha mente de 9 anos de idade não assimilou aquilo, eu ainda não havia ganhado o Master System,mas sabia que não queria mais jogar MR.Postman no meu CCE.

eu e meu primo Rubens

   Nos finais de semana que eu ia dormir na casa do meu primo, varávamos a noite jogando Mega Drive,minha mãe e meus tios iam dormir e a gente deixava a televisão no mudo pra continuar jogando escondido,só íamos dormir na base da bronca com o Sol quase nascendo, mas acordávamos cedo, tomávamos café e voltávamos para o Mega Drive, no decorrer do dia os amigos dele apareciam e a jogatina continuava,o vício era tanto que na hora do almoço nós deixávamos o jogo "pausado" só pra não perder a fase em que estávamos.
   Em maio de 1993, meu avô paterno faleceu, em Outubro com a grana da pensão, minha avó me deu um Mega Drive de presente,iniciando minha fase com o novo console da SEGA.


o meu mega drive

   O jogo que veio com o meu Mega Drive foi Sonic 2, joguei até enjoar e em Dezembro do mesmo ano,minha mãe resolveu me dar um novo jogo de presente, na época meu sonho era ter o jogo Streets of Rage 2,mas o jogo lançado pela Tec Toy era raro de achar no Brasil.

 raridade da tec toy

  Eu lembro que passei um dia inteiro rodando atrás dele fui a Madureira,Olaria e rodei toda Tijuca e nada, até que numa lojinha na Praça Sans Peña minha mãe cansada e de saco cheio deu um ultimato: Ou escolhe o jogo que tem na loja ou não compro mais!!!, engoli em seco e fui ver as opções: Dark Castle,Flick,Colums ou 007-The Duel, fiquei com o jogo do James Bond e não me arrependi.

o primeiro jogo que comprei

  Com o tempo acabei ganhando outros jogos dessa vez vindos diretamente do Paraguai,aumentando a minha coleção, os jogos que tive foram:

-Sonic 2
-James Bond 007-The Duel
-Mortal Kombat 2
-Ultimate Mortal Kombat 3
-Super Street Figther 2
-Road Blaster
-Spiderman/X-men-arcade Revange
-WWF super westlermania
-FIFA soccer 94




 
meus jogos do mega drive

    Continuei jogando, alugando e pegando jogos emprestados com meu primo durante toda a minha adolescência, até que no ano de 1999 ganhei um Playstation 1, terminando minha história com o 16 bits da SEGA.
    Bem, é isso aí,apesar de gigantesco espero que tenham gostado da minha postagem,se quiserem conhecer um pouco mais da história do Mega Drive indico o livro recém lançado pela editora Europa: Dossiê Old Gamer Mega Drive ,vale muito a pena, até a próxima pessoal. 









Um comentário:

  1. Linda história com o console.

    Tenho um mega drive III de 30 jogos na memória e áudio mono.

    Um das coisas mais legais aqui em casa

    ResponderExcluir