terça-feira, 17 de maio de 2016

He-Man e os mestres do universo parte 1:A série clássica

   Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Aqui no Canil do Beagle já falei sobre diversos desenhos animados clássicos da década de 1980 como:Comandos em Ação,Caverna do Dragão e Thundercats. Mas faltava falar de uma das mais famosas animações daquele período e que é mais do que especial para mim,ele é um dos meus personagens favoritos durante a infância, estou falando do defensor de Etérnia:He-Man e os Mestres do Universo.

pelos poderes de Grayskull 

   Existem tantas curiosidades a respeito do universo do personagem, que a postagem ficou gigantesca e será feita em três partes,pois existem muitas coisas para falar sobre o guardião de Etérnia.

A ORIGEM NOS BRINQUEDOS:

  No ano de 1982, a Mattel estava trabalhando em uma linha de bonecos baseada no filme Conan, o Bárbaro estrelado por Arnold Schwarzenegger.

ele é quem deu origem ao He-man 

   Os moldes já tinham sido feitos e estavam apenas esperando a finalização quando o filme foi finalmente lançado. 

o raro protótipo do Conan

   O problema é que o filme foi considerado muito violento para o público infantil com cenas de nudez,sexo e violência, a empresa mudou os planos e desenvolveu uma nova série de bonecos chamada Masters of the Universe. Se você reparar, o personagem principal tem as características físicas do Conan, mas bastou pintar o cabelo de loiro e mudar seu nome.

a linha de brinquedos 

A MITOLOGIA ORIGINAL NOS QUADRINHOS:


o verdadeiro He-man

   Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha um mini-gibi. Isto foi antes da série animada; mostrando um personagem bem diferente que todos conhecemos: He-Man, segundo esta origem, não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro de uma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que governaram esse mundo, deixando para trás fantásticos maquinários e armas.

a origem nas HQs

   Eventos da Grande Guerra abriram uma brecha entre as dimensões, permitindo ao perverso Esqueleto vir a Etérnia,como em sua versão animada. Esqueleto procura tomar o Castelo de Grayskull, cujos segredos poderão torná-lo mestre do universo. Para combater o vilão, He-man ganhou poderes e armamento da Feiticeira que  nesta versão tinha a pele verde e um elmo de naja,parecido com o primeiro boneco de Teela. He-man tem uma metade da Espada do Poder; Esqueleto tem a outra metade. Quando juntas, as duas metades devem servir como chave para o Castelo de Grayskull.
   Em 1982, a DC Comics lançou a mini-série Masters Of The Universe, que fez ajustes a história, deixando-a mais parecida com a sua versão da série animada da Filmation, como He-man ter a identidade de príncipe Adam,ele não era um covarde,mas um fanfarrão que adora uma boa briga nas tavernas de Etérnia.


ajustes na mitologia 


 A MITOLOGIA DO DESENHO ANIMADO:

a série clássica

   No ano de 1983,a Filmation  lançou a série animada , as origens de He-man foram mudadas mais uma vez sendo a conhecida por todos: He-Man vive no planeta Etérnia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas,o planeta é comandado pelo justo rei Randor e da rainha Marleena,ela era uma astronauta da NASA em uma missão, que, após sua nave ser colocada fora de curso, acabou pousando em Eternia. Ela foi encontrada pelo Rei Randor e os dois acabaram se casando.Esqueleto é o meio irmão de Randor:Keldor, um bruxo que acabou ficando com o rosto em forma de caveira após uma luta contra o rei,ele tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo.

os pais de He-Man

   A guardiã do castelo de Grayskull é a Feiticeira,que se transforma em uma águia chamada Zoar quando necessário,ela concedeu os poderes de He-Man ao príncipe Adam para proteger Grayskull.

a Feiticeira

   Ao levantar a Espada do Poder e proferir:"Pelos poderes de Grayskull... Eu tenho a força!", o príncipe Adam torna-se He-Man, um poderoso bárbaro,considerado o ser mais forte do universo. Usando a mesma transformação, também transforma Pacato, seu tigre (de pelagem verde com listras laranjas) acovardado, no Gato Guerreiro, um poderoso tigre de batalha com armadura.


a famosa transformação

OS PERSONAGENS DO DESENHO:

-os heróis:

Príncipe Adam / He-Man


   Filho mais velho do Rei Randor e herdeiro do Trono de Etérnia. Adam recebeu da Feiticeira uma das espadas do poder (a outra ficou guardada com a Feiticeira para, no devido tempo, ser entregue a Adora,sua irma gêmea raptada), que permite que ele se transforme em He-Man .

Pacato / Gato Guerreiro: 


   Bicho de estimação de Adam, mencionado por ele como "seu melhor amigo". É um tigre verde muito medroso. Ao ser tocado pelo poder da espada de He-Man, ele se transforma no Gato Guerreiro, ficando maior e muito mais corajoso.

Teela:


   Filha biológica da Feiticeira e de Mentor, que prometeu à Feiticeira nunca revelar a Teela quem é sua mãe, para protegê-la dos inimigos da Feiticeira. Teela é a capitã da guarda do Rei Randor. E também é a responsável pelo treinamento de Adam, que sempre a decepciona por passar uma imagem preguiçosa e desinteressada em relação aos seus deveres. Mas, ao mesmo tempo, ela demonstra um certo interesse romântico tanto por Adam quanto por He-Man, sem saber que eles são a mesma pessoa.

Mentor/ Duncan:


   Cientista e chefe da guarda do Rei Randor. É muito sábio e ajuda todos os outros heróis da história sempre que pode com suas invenções. É um dos poucos personagens que sabem que Adam é He-Man.
Feiticeira: 


   É a defensora principal do Castelo de Grayskull, onde mora. Dentro do castelo, seus poderes quase sempre se mostram invencíveis, embora tenham falhado algumas vezes. Em condições normais, a Feiticeira só pode deixar o castelo transformada em águia, embora algumas vezes tenha conseguido fazer isso em sua forma normal.

Gorpo (Orko): 


   Bobo da corte do Rei Randor. Em Trolla, seu planeta natal, é um grande mago. Mas em Etérnia, seus poderes funcionam invertidos, o que faz com que suas magias geralmente resultem em confusões e situações cômicas. Gorpo também sabe que Adam é He-Man.

Rainha Marlena e Rei Randor: 


   Soberanos de Etérnia ,Randor é de Etérnia. Marlena é da Terra, onde trabalhava como astronauta. E quando ela caiu acidentalmente em Etérnia, conheceu Randor, com quem se casou e teve Adam e Adora.

Aríete: 


   Amigo de He-Man. Aríete parece ser uma espécie de cyborg, pois tem molas no lugar das pernas e uma grande parte de sua cabeça e seus ombros parecem feitos de metal.

Stratos: 


   Rei dos homens-pássaros, uma espécie de humanoides voadores aliada de He-Man.

Zodac: 


   Sábio imortal que, de vez em quando, visita a Feiticeira no Castelo de Grayskull para falar sobre os destinos do Universo. Ele procura não interferir diretamente em nada na vida dos humanos nem de nenhuma outra espécie.

Castelo de Grayskull:


   Serve de moradia para a Feiticeira e para o misterioso Espírito de Grayskull. Também é um refúgio para He-Man e seus amigos. Suas origens são desconhecidas,exceto pelo fato de que foi construído para proteger alguma fonte de poder daqueles que não a usariam bem. É um alvo frequente para as forças do mal.

- os vilões:

Esqueleto: 


   Vilão principal do seriado,na verdade ele é Keldor,Irmão de Randor que servia Hordak um ser poderoso que atacou Etérnia no passado.O objetivo principal dele é invadir o Castelo de Grayskull, para se apoderar de todo o conhecimento que ali existe e assim dominar Etérnia e até mesmo o Universo.

Maligna:


   Ela é o braço direito de esqueleto, uma bruxa muito poderosa, mas seu poder nunca consegue fazer frente ao de seu mestre. Entretanto, seus colegas da Montanha da Serpente parecem ter bastante medo dela e sempre se submetem às suas ordens. Maligna já tentou várias vezes passar a perna em Esqueleto e se apoderar de Etérnia sozinha, mas nunca conseguiu.

Mandíbula: 


   Cyborg que serve frequentemente a Esqueleto. No lugar do braço direito, ele tem uma espécie de prótese onde encaixa várias armas diferentes.

Homem-Fera: 


   Um ser bestial que é frequentemente humilhado por seu mestre, até porque é sem dúvida o vilão mais atrapalhado e mais burro da quadrilha de Esqueleto. O Homem-Fera tem o poder de hipnotizar os animais e fazer com que sirvam a ele, Mas nunca consegue muita coisa com isso.

Aquático:


Homem-peixe da quadrilha de Esqueleto. Às vezes ele aparece junto com um povo humanoide com a mesma aparência dele,age quase sempre como um agente independente de esqueleto e não aceita as ordens de maligna.

  Hordak:


   Antigo mestre de Esqueleto quando a Horda tentava dominar Etérnia,acabou sendo expulso do planeta pela Feiticeira,mas sequestrou a filha da rainha Marleena e irmã gêmea de Adam. Ele tem o poder de transformar partes de seu corpo, ou o corpo inteiro, em armas.

O SUCESSO NO BRASIL:

   A série chegou em nosso país em 1985,no programa balão mágico e posteriormente no Xou da Xuxa,sendo um sucesso absoluto,causando uma "he-man mania" no Brasil com seu auge no ano de 1987, quando foi exibido o especial de natal do He-man na noite de 24 de Dezembro.

o especial de natal

   Outro momento marcante da "he-man mania" foi a chegada do desenho da She-Ra quando a globo exibiu também em horário nobre o longa metragem: o segredo da espada mágica,que introduzia a irmã de Adam na série. 

um momento histórico

  Além disso, vários outros produtos foram lançados na época como:

*Álbum de figurinhas:


   O álbum de figurinhas foi lançado pela Cedibra,ele continha imagens extraídas de episódios do desenho.Vinha com um poster da transformação de He-Man.

*Revistas em quadrinhos:




   Foi lançada pela Editora Abril,inicialmente para aproveitar o sucesso,as histórias eram produzidas no Brasil desenhadas por artistas nacionais,tempos depois passaram a publicar as histórias produzidas pela Marvel no selo STAR COMICS.

*Músicas:

  O grupo infantil Trem da Alegria gravou o seu maior sucesso He-Man que ainda está na cabeça da geração 80:



*Os bonecos: 


  Com o Auge do desenho,a empresa de brinquedos Estrela tratou de correr atrás da licença dos personagens.
  Assim Esqueleto, Aquático, Mentor, Stratos, Zodak, Mandíbula, Homem Fera, Kobra Khan, Teela,Ariete,Gato Guerreiro e claro, o Príncipe Adam/He-man, eram alguns dos bonecos que a criançada podia comprar. Mas a diversão não estaria completa sem a peça principal da coleção:uma grande réplica do Castelo de Grayskull.


   Eu mesmo tive os bonecos do He-Man, do Esqueleto e o Castelo de Grayskul, que foi o melhor presente de Natal que ganhei na infância,foi no mesmo ano em que foi exibido o especial do He-man no dia 24 de Dezembro de 1987.

eu tive!!! 

    A chamada He-Man mania não parou por aí, tivemos séries derivadas,filmes e novas séries que tiveram os mais variados graus de aceitação.
    Bem, é isso ai pessoal,espero que tenham matado a saudade de um herói que marcou a infância de muita gente,como puderam notar existem diversas curiosidades que muitos não sabiam e se preparem para a segunda parte da postagem pois irei falar sobre: She-Ra-a princesa do poder,Mestres do Universo:O filme,As novas aventuras de He-man e a animação de 2002,até a próxima. 














4 comentários:

  1. Muita curiosidade que nunca saberia na minha vida, Hordak apareceu em um episódio de He-man junto do esqueleto?! Putz! Aos vilões, faltaram Kobra Khan e Ciclopes, até os bonecos eu tinha.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, parabéns pelo artigo! Sou fanzaço desse desenho até hoje, pois minha geração contemplou o aparecimento, na tv brasileira, deste maravilhoso desenho, que, pra mim, é o melhor até os dias de hoje! Resido em Brasília e estou trabalhando em um roteiro que breve se tornará em uma HQ, cuja história confrontará dois grandes heróis: o guardião da Terra, Superman e o guardião de Etérnia, He-man! Nossa idéia é ter cinco revistas e estamos trabalhando para que tudo isto seja um grande presente para os fâs deste desenho sensacional! Sendo assim, nada será cobrado para quem quiser adquirir, já que será um presente. Gostaríamos de saber se podemos divulgar aqui no seu blog este trabalho, quando o mesmo estiver pronto. Um forte abraço! Elvis.
    elvispaixao37@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria!Relembrando a infância onde oa desenhos eram bemm melhores que os de hoje!
    Eu tenho o boneco Esqueleto,o Zodac e o Aquático se alguem tiver interesse em adquirir me contate 011-953346436 Alexandre

    ResponderExcluir