terça-feira, 31 de maio de 2016

Coleção Secret Wars Gulliver

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar de uma das mais marcantes coleções de actions figuries(ou bonequinhos) do Brasil,a coleção: Secret Wars.

a coleção em seu esplendor

   No ano de 1985,a Marvel Comics fechou um contrato com a fabricantes de brinquedos Mattel, para a produção de uma linha de actions figuries de seus personagens, porém a fabricante impôs uma condição:que fosse feita uma grande história em quadrinhos para a promoção da linha de bonecos, surgindo assim a primeira maxi-série da marvel:Guerras Secretas.

a série original

   Na história,os maiores heróis e vilões da marvel são levados para um planeta distante por uma força superior chamada Beyonder que faz a seguinte proposta:"Destruam seus inimigos e todos os seus sonhos serão realizado!". Simples e direto como se o roteiro tivesse saído da cabeça de um garoto de 8 anos brincando com seus bonequinhos.A editora fez um gigantesca campanha de marketing em suas revistas para promover tanto a história quanto a coleção de bonecos.

propaganda é a alma do negócio

    A coleção de bonecos contava com dezesseis personagens:

No lado dos mocinhos:capitão américa,homem de ferro, demolidor, wolverine, falcão, homem de gelo,  homem-aranha de uniforme azul e homem aranha de uniforme negro.

No Lado dos vilões:doutor destino,kang,magneto,doutor octopus,barão zemo,duende macabro,electro e constrictor.

a coleção completa

    Uma curiosidade é que muitos dos personagens da coleção,não participavam da saga nas histórias em quadrinhos: Demolidor,falcão,homem de gelo,barão zemo,duende macabro,electro e constrictor.
   No Brasil, a coleção chegou no ano de 1986,quando a empresa nacional Gulliver adquiriu os direitos de distribuição dos personagens,assim como o contrato original a distribuição da coleção obrigava a publicação da saga,isso acabou forçando a editora Abril a publicar guerras secretas muito antes do esperado.

a saga no Brasil.

    Como no Brasil a cronologia estava totalmente defasada, a editora Abril foi obrigada a fazer diversas alterações na história:cortou páginas, alterou diálogos, sumiu com personagens,mudou o roteiro, criando quase que uma história diferente, com direito até a um novo final.

um final exclusivo do Brasil

   Mesmo com todas essas alterações,a série fez um sucesso absurdo, além disso a publicação nacional trouxe duas exclusividade:

-A ficha dos personagens:Ao final de cada edição os leitores eram brindados com duas fichas de cada personagem da saga, com suas característica e um resumo de sua história.Pela primeira vez no país tínhamos um guia de personagens marvel.

  
o guia exclusivo do Brasil

-O álbum de figurinhas:O primeiro número de secret wars trazia um álbum de figurinhas,e as primeiras figurinhas, as próximas edições traria as demais figurinhas para completar o álbum.



o álbum e as figurinhas também exclusivas

   No primeiro número de guerras secretas,havia uma propaganda na ultima capa da revista com uma tarja preta com os dizeres:“Depois ninguém mais será o mesmo, nem você”.

a misteriosa chamada

   Isso foi o suficiente para aguçar a curiosidade das crianças da época, na edição quatro a tarja foi retirada e a coleção finalmente revelada.

a bombástica revelação

   A coleção apresentada pela Gulliver era composta por dez personagens:

Seis heróis: Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor,Wolverine e Homem-Aranha em duas versões (com uniforme azul e com o novo uniforme negro) 
Quatro vilões: Dr. Destino, Magneto, Dr. Octopus e Kang, o conquistador.

a coleção no Brasil

 Ficaram de fora:falcão,homem de gelo,barão zemo,duende macabro, electro e constrictor.
    Os bonecos vinham com um escudo com imagens em duas dimensões dos personagens que mudavam conforme o escudo era movido, além de uma base de apoio para os bonecos ficarem em pé com mais facilidade.

os famosos escudos

    Outro diferencial e até uma exclusividade da coleção brasileira eram as bases de operações dos personagens:o Super Castelo do Homem Aranha e a Fortaleza do Doutor Destino,além dos veículos chamados Turbo Cycle, havia do Capitão América, do Homem Aranha, do Doutor Destino e do Kang.

as super bases exclusivas

Mais uma exclusividade nacional era que cada boneco trazia um mini-gibi com os personagens e sua ficha técnica.





o gibi da coleção

    Os bonecos da coleção da Gulliver nem se comparam em qualidade com os da série Superpowers da DC comics,lançados no mesmo período,a qualidade da pintura era inferior,porém isso não fazia diferença para os fãs.

a coleção da DC

     A série fez tanto sucesso no Brasil,que no ano de 1989,a Gulliver relançou parte da coleção com um novo nome: Super-heróis Gulliver,o problema é que Wolverine, Demolidor,Magneto e Kang não foram relançados nessa nova série,assim como os veículos e bases da primeira coleção, que foram substituídos por helicópteros e motos reaproveitados da coleção S.O.S Comandos, também da Gulliver.

 

a segunda coleção

   Infelizmente no ano de 1991 a empresa perdeu os direitos de distribuição dos personagens no Brasil, encerrando um ciclo com a Marvel,deixando saudades nos colecionadores.
   A coleção Secret Wars foi tão marcante,que alguns anos atrás foi lançada nos Estados Unidos uma nova coleção baseada na saga,agora com todos os personagens da história.

a nova coleção de guerras secretas

  Infelizmente hoje em dia é muito difícil de se encontrar um boneco dessa coleção da Gulliver, normalmente são vendidos em leilões no mercado livre a preços absurdos.
   Bem, é isso ai,espero que tenham matado a saudade ou conhecido um pouco mais dessa coleção que marcou os pequenos marvetes do país na década de 1980, até a próxima pessoal!.










domingo, 29 de maio de 2016

Os zumbis de George Romero

    Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.O tema de hoje é talvez o mais complicado que já fiz aqui no canil do beagle,sua dificuldade consiste na responsabilidade de falar sobre uma das maiores obras da história do cinema: Os zumbis de George Romero.

o pai dos zumbis

   Se  hoje em dia você assiste The Walking Dead na televisão, Resident Evil nos cinemas, joga games de Survivor Horror em seu Playstation ou é fã de toda a "zumbimania" que surgiu em nossa cultura, agradeça aos filmes desse simpático senhor.

 
a zumbimania 

    Além disso,seus filmes foram os responsáveis por toda a mitologia em torno dos mortos vivos, comedores de carne,por isso se você não conhece a obra-prima desse mestre, está na hora de você entrar em um mundo onde a sobrevivência é a ordem e a morte não é a certeza do descanso eterno.

os primeiros zumbis

A PRIMEIRA TRILOGIA:


 A NOITE DOS MORTOS VIVOS(1968):


 SINOPSE:  A história começa quando a jovem Barbra e seu irmão viajam quilômetros para visitar o túmulo de seu pai,quando ambos são atacados por um cadáver ambulante,Barbra consegue escapar, fugindo até uma casa de fazenda, onde tentará se abrigar contra o estranho acontecimento ao lado de um grupo de pessoas: o racional Ben, o casal de namorados Tom e Judy além de Helen e Harry Cooper, marido e mulher em pé de guerra com sua filha doente.
   Ao longo da noite a casa acaba cercada por zumbis e o grupo terá que lutar por sua sobrevivência.

 OPINIÃO:  O filme que revolucionou e criou as bases de um gênero, até aquele momento os zumbis eram representados no cinema como escravos hipnotizados por um feiticeiro vodu.


zumbis pré-Romero

   A partir de a noite dos mortos vivos,os zumbis passaram a ser cadáveres que se levantam de seus túmulos para atacarem e se alimentarem dos vivos, foi o clássico de Romero que estabeleceu as seguintes regras:

- se uma pessoa for mordida por um zumbi, ela será infectada e se transformará em outro zumbi.
- um zumbi só pode ser morto se seu cérebro for destruído.
-zumbis andam de forma lenta.
- apesar de estarem mortos,os zumbis possuem uma força considerável.

zumbis pós-Romero

    A noite dos mortos vivos foi um dos primeiros filmes americanos a mostrar o canibalismo de maneira crua,focando os zumbis se alimentando da carne dos vivos(na verdade presunto assado e linguiça banhados em calda de chocolate e ketchup).

presunto com chocolate

   Além do terror explícito, o filme trata de questões sociais pertinentes, afinal o personagem Ben foi um dos primeiros grandes protagonistas negros do cinema americano,temos um casal em crise conjugal onde fica explícito que o marido agride a esposa,além de ser um baita racista.

criticas sociais


O DESPERTAR DOS MORTOS (1978):


SINOPSE: O mundo já está tomado pelos mortos vivos e existem apenas sobreviventes isolados em grupos tentando lutar por suas vidas. Diante deste cenário de caos,o governo recruta uma equipe da SWAT para acabar com a ameaça. Dois membros dessa equipe, Peter e Roger foram incumbidos de exterminar os zumbis de um conjunto habitacional em Pittsburgh. Porém, a missão fica complicada, os agentes pedem ajuda a Stephen, um piloto de helicóptero e sua namorada,a repórter Frances.
    O grupo acaba fugindo  em um helicóptero roubado,procurando um local seguro para ficarem, decidem aterrissar no alto de um shopping abandonado onde se instalam, desfrutando dos confortos disponibilizados pelas lojas. Porém, eles despertam  a atenção dos zumbis, cujas lembranças em vida dos passeios e compras no shopping os levaram instintivamente a tentarem invadir o enorme centro comercial, vagando desorientados por seus corredores.Caberá ao grupo lutar por sua sobrevivência.

OPINIÃO: O melhor filme da série, com um orçamento maior,George Romero nos brindou com um verdadeiro apocalipse zumbi, agora filmado a cores,com maquiagens mais elaboradas que seu sucessor.O Despertar dos Mortos foi um sucesso de bilheteria, ainda mais violento com direito a cabeças explodidas, entranhas expostas e crianças zumbis.

muito sangue e colorido

     Apesar da violência,o filme também possui uma gigantesca crítica social sobre o consumo desenfreado:os sobreviventes preferem permanecer no shopping satisfazendo seus maiores sonhos de consumo do que tentar procurar um novo lugar, existe uma longa sequência onde os protagonistas se vestem com roupas luxuosas, brincam em fliperamas,utilizam diversos artigos das lojas vazias ou se alimenta com comidas diversas.

os sobreviventes

   Outra  critica poderosa do filme é em relação aos  zumbis, eles vagueiam pelos corredores do shopping,escadas rolantes e tentam entrar nas lojas como se ainda estivessem vivos,Romero praticamente esfrega na nossa cara que a sociedade age como verdadeiros zumbis nesses templos de consumo.

liquidação no shopping

O DIA DOS MORTOS(1985):


 SINOPSE:Os Mortos tomaram posse da Terra,quase todas as pessoas morreram,exceto por um pequeno grupo de cientistas e militares que residem em uma base subterrânea na Flórida.
    Os cientistas andam usando os mortos-vivos em experimentos, para conseguir achar a cura, mas os militares não concordam com o método e acabam descobrindo que um de seus homens foi usado nos experimentos, banindo o grupo de cientistas para a caverna que abriga os mortos vivos.O problema é que os zumbis na superfície descobrem o caminho até a base militar,além disso os zumbis começam a demonstrar os primeiros sinais de que estão tomando consciência de seus atos.

OPINIÃO:O último filme da primeira trilogia de Romero é um filme pesado,depressivo, claustrofóbico e extremamente violento.O dia dos Mortos deveria ser o final épico da trilogia dos mortos,porém houve um corte no orçamento durante as filmagens e isso acabou prejudicando o filme que originalmente se passaria na cidade vazia,teria perseguições de hordas de zumbis,explosões, porém isso foi apresentado de maneira modesta na sequência inicial, o resto do filme ficou restrito a base subterrânea.

muito antes de Raccoon City

   Apesar do corte no orçamento a violência é ainda mais gráfica e explícita com direito a órgãos sendo arrancados a dentadas pelos zumbis e cobaias zumbificadas.

self service

   A critica social continua em alta na série mostrando que os verdadeiros vilões são os militares liderados pelo cruel Capitão Henry Rhodes.

o verdadeiro vilão

    O filme também nos apresenta o simpático Bub, um zumbi capaz de reconhecer ordens, entender o uso de telefone e até arriscar algumas palavras mostrando que os mortos vivos estavam evoluindo.

o começo da evolução

    O Dia dos Mortos pode até ser o mais fraco da primeira trilogia, mas está bem acima da média do que era feito na época.

claustrofobia

    Após a primeira trilogia,George Romero demorou vinte anos para fazer um novo filme de zumbis, e foi apenas depois da explosão do impactante extermínio,da segunda parte de Resident Evil e da refilmagem de sua obra em madrugada dos mortos,que o pai dos zumbis resolveu mostrar como se faz e acabou criando uma nova trilogia envolvendo os mortos vivos.

os filhos bastardos de Romero

A SEGUNDA TRILOGIA:

TERRA DOS MORTOS(2005):



SINOPSE: Os anos passaram,o mundo foi dominado pelos zumbis e os remanescentes da humanidade tentam sobreviver protegidos numa cidade que mais parece um feudo. Entre os sobreviventes, existe um grupo de mercenários que fazem missões nos locais dominados por mortos vivos para recuperarem alimentos e outras coisas úteis abandonadas após o início do apocalipse zumbi.
   Na cidade dos sobreviventes  existe uma grande diferença de classes sociais, onde o  poderoso Kaufman, é o dono de um prédio luxuoso e seguro, cercado de privilégios, e os pobres vivem nas ruas em meio à violência urbana.
    O maior problema é que os zumbis evoluíram ao ponto de tomarem consciência dos abusos cometidos pelos humanos,um grupo liderado por um zumbi frentista decide invadir a cidade,ocasionando uma verdadeira revolução social.

OPINIÃO: Foi preciso esperar vinte anos para vermos um novo filme de zumbis de George Romero,mas o velhinho mostrou para os imitadores como se faz,com o maior orçamento de toda a série somos apresentados a um verdadeiro apocalipse zumbi,com hordas de mortos vivos,cenas de violência explícita e até cenas de ação.

os mercenários 

   Além disso,a crítica social está ainda mais ácida aqui, Romero critica a desigualdade social, onde os ricos moram em um prédio luxuoso, com restaurantes, shoppings e todo um clima bizarro de normalidade, os pobres vivem nas ruas e favelas em torno do condomínio convivendo com a criminalidade, jogos e tráfico de drogas.

a falsa normalidade

    O filme aborda até mesmo a luta de classes, quando no final somos brindados com uma sinistra revolução social realizada pelos zumbis,liderados por um zumbi-frentista,causando a verdadeira revolução do proletariado. 

morra de inveja Karl Marx

DIÁRIO DOS MORTOS (2007):



SINOPSE: Um grupo de estudantes universitários está realizando um filme de terror como um trabalho de conclusão de curso,quando são surpreendidos pelo inicio do apocalipse zumbi.Pensando em criar algo real, os estudantes resolvem usar os mortos vivos no projeto,porém eles verão que a realidade é muito mais cruel que a ficção.

OPINIÃO: O segundo filme da nova trilogia de zumbis de George Romero,resolveu entrar na onda dos falsos documentários como a bruxa de Blair,Cloverfield e REC.

os falsos documentários

   O diretor nos mostra como as pessoas reagiriam ao início de um apocalipse zumbi e podemos ver através dos olhos dos personagens a sua incredulidade em relação aos acontecimentos.

se cuidem youtubers

    A critica social é menos corrosiva,mas bem pertinente ao mundo de hoje,onde celebridades de internet,grupos do FaceBook e blogueiros do YouTube, buscam por audiência,curtidas e são capazes de tudo, igual aos personagens do filme que continuam filmando as situações mesmo quando estão sendo atacados, apenas para ganharem visibilidade na internet.

tomara que eu ganhe um like

ILHA DOS MORTOS(2010):


SINOPSE:Em uma ilha localizada na costa marítima norte-americana, vivem duas famílias que travam uma briga histórica. De um lado está o patriarca Capitão Patrick O'Flyn, que deseja acabar com os zumbis, e do outro lado está Seamus Muldoon , que faz de tudo para não deixar ninguém exterminar seus parentes mortos-vivos antes deles se curarem.O problema acontece quando um grupo de soldados mercenários descobre a existência da ilha.

OPINIÃO: O último filme de Zumbis de George Romero,porém é extremamente fraco, com pouca critica social ou relevância,mais uma vez mostrando a intransigência dos militares.

sonífera ilha

    O filme foi bombardeado pela crítica e pelos fãs, refletindo o peso da idade do diretor e pela superexposição dos zumbis na cultura mundial.

    Bem, é isso ai pessoal espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer a obra principal do fantástico George Romero,que criou toda a base de um gênero de filme.
   A sua primeira trilogia de zumbis foi tão importante,que em um caso único no cinema foi totalmente refilmada, gerando ótimos Remakes e que em outra ocasião serão abordadas aqui no canil do Beagle.


os remakes da primeira trilogia.

   Quem tiver interesse basta procurar os filmes no mercado livre ou baixar na internet,até a próxima pessoal.