terça-feira, 4 de abril de 2017

Street Fighter III- A polêmica obra prima

  Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma parte do especial sobre a série Street Fighter. Hoje irei falar sobre o terceiro jogo da série o lendário e polêmico Street Fighter III.

uma obra prima que não marcou ninguém

  Logo após o sucesso de Street Fighter II, o mundo inteiro se perguntava quando sairia a continuação da série,todos estavam sedentos por ela, menos a CAPCOM que preferiu fazer melhorias no segundo jogo, depois resolveu visitar o passado de seus lutadores na série Alpha e até se aventurou em encontros com outras franquias.


cade a parte 3???

 Quando o mundo já não esperava mais pela sequência,eis que em Fevereiro de 1997 é lançado Street Fighter III -NEW GENERATION e começava a polêmica.

STREET FIGHTER III- NEW GENERATION:


  O novo jogo da série chegou revolucionando o mundo dos jogos de luta, a começar pela nova placa  de vídeo CPS3,que produzia imagens espetaculares, a qualidade gráfica era de deixar a qualquer jogador de queixo caído. Todos os personagens foram desenhados do zero.

gráficos absurdamente lindos

JOGABILIDADE:

   Lançado 6 anos depois do primeiro Street Fighter II, Street Fighter III fazia parecer que a franquia recomeçou tudo do zero. A jogabilidade toda foi refeita, é possível se esquivar para trás ou para frente,surgiu o sistema de parrier em que o jogador absorvia o ataque adversário sem sofre danos e podia emendar um contra-ataque certeiro.



 gráfico e jogabilidade perfeita

  Outra mudança foi o sistema de golpes especiais chamados agora de super-arts, o jogador só poderia escolher um único movimento especial para usar na luta.

AS POLÊMICAS DE STREET FIGHTER III:

  Street Fighter III, foi um jogo polêmico, ele possui gráficos a frente de seu tempo e jogabilidade perfeita, mas porque não emplacou como deveria?
  O primeiro grande problema diz respeito a nova placa CPS3, ela era tão avançada para época que nenhum videogame do período era capaz de reproduzir seus gráficos, isso mesmo, Super Nintendo, Sega Saturn e o poderoso Playstation1 não foram capazes de ter uma versão caseira e isso impactou diretamente a fama do jogo, enquanto Street Fighter II se popularizou graças a sua versão para o Snes, a parte III só foi ter uma adaptação para os consoles domésticos em 2001 com o Dreamcast, ou seja quatro anos após o seu lançamento.

nada de jogar em casa

   Outra polêmica foi em relação aos personagens, a CAPCOM decidiu que apenas Ryu e Ken voltariam para a terceira parte e o jogo contaria com novíssimos personagens, o problema é que após anos investindo nos carismáticos personagens da parte 2, os fãs não engoliram os novos personagens.

só ryu e ken de antigos

   Para finalizar o protagonista de Street Fighter III não era Ryu, mas sim o novato Alex, o que causou descontentamento nos fãs.

OS NOVOS PERSONAGENS:

Ryu: 


   Bem mais velho,está sempre a procura de aperfeiçoar suas técnicas de luta e em se tornar um melhor lutador, procurando oponentes à sua altura. 

Ken: 


  O atual campeão de artes marcias dos Estados Unidos, entra no torneio para dar uma lição em seu aprendiz. 

Ibuki: 


   Entrou no torneio para investigar a seita Iluminati. 

Necro: 


   Uma aberração da natureza parecendo uma mistura dos clássicos Dhalsim e Blanka. 

Sean: 


  Brasileiro e aluno de Ken, sempre tentando superar seu mestre. 

Oro: 


  Ermitão que luta quase que o tempo todo com um braço só, mas com um estilo de luta extremamente competente e com poderes místicos. 

Elena: 


 Uma lutadora queniana que entra no torneio para conhecer novos amigos.

 Dudley: 


   Boxeador britânico que entrou no torneio para recuperar o carro de seu pai que fora roubado por Gil.

Alex: 


É o novo protagonista do jogo,sua característica é de mais força, algo parecido com uma luta greco-romana.

Yun & Yang: 


  Os gêmeos entraram no torneio para provar a força do Kung Fu, Yun usava boné e andava de skate , Yang usava um topete e andava de patins. Naquela altura os dois eram iguais, e inclusive compartilhavam o mesmo quadrado de seleção de personagem. Futuramente o estilo dos dois seria diversificado e cada um ganharia golpes próprios, mais ou menos o que aconteceu com Ryu e Ken através dos tempos.

Gill:


   O chefão do jogo, uma espécie de deus que pode manipular dois elementos: Gelo e Fogo, além de poder recuperar o seu sangue quando está prestes a ser derrotado. Gill era o líder de uma organização secreta com o intuito de transformar a Terra em uma utopia caótica

  Os fãs antigos da série clamavam por mais personagens, principalmente a inclusão de velhos conhecidos. A Capcom acabou por ouvir e estudar toda a repercussão da época, tanto que duas outras versões do jogo seriam lançadas no futuro.

STREET FIGHTER III- 2ND IMPACT, GIANT ATTACK:


   Street Fighter III Second Impact Giant Attack foi lançado oito meses depois do Street Fighter III original, no mesmo ano de 1997. Muitas coisas foram balanceadas e consertadas em relação ao primeiro jogo. Os jogadores queriam um jogo mais equilibrado, balanceado e com mais opções de personagem e de golpes, tornado assim tudo mais competitivo.


melhorando o que era bom

    Os controles em Street Fighter III Second Impact continuam precisos e bem elaborados assim como no Street Fighter III original. Algumas mudanças foram implementadas para deixar o jogo mais dinâmico, como por exemplo a criação do escape de agarrões, que consiste em agarrar ao mesmo tempo em que estiver sendo agarrado para escapar dos arremessos, não necessitando mais de ter que fazer isso usando “parry”. Como já dito anteriormente, é possível agora soltar golpes especiais na versão EX, utilizando dois ou mais botões de ação ao mesmo tempo. 

nova tela de seleção

  Agora Yun e Yang são oficialmente dois personagens diferentes. Estão localizados em 2 extremos da tela de seleção e cada um possui golpes normais, especiais e super arts individuais. Akuma é selecionável, porém escondido.

PERSONAGENS:

  Novos personagens foram incluídos no jogo, foram eles:

Urien: 


  É o irmão mais novo do grande chefão, Gill. Sua semelhança com o irmão é tamanha. Apesar de não poder controlar o gelo e o fogo como Gill, Urien tem a capacidade de manipular eletricidade e metais. Urien é um personagem muito poderoso e extremamente técnico.

Hugo Andore: 


  Vindo diretamente do sucesso Final Fight, Hugo é um personagem muito grande e forte. Em contrapartida, seus movimentos são muito lentos e seu estilo de jogo lembra um pouco o de Zangief.

Akuma: 


 Sempre com sua intenção demoníaca, Akuma continua tão poderoso como sempre. Com seus golpes especiais extremamente fortes e eficientes, ele tem a habilidade de fazer combos bem extensos e que tiram muita energia do oponente, podendo matar ou deixar tonto o adversário em poucos momentos.

  Apesar das mudanças Street Fighter III, ainda sofria para emplacar entre os jogadores, além de não possuir uma versão caseira ainda precisava competir com o sucesso de Street Fighter Alpha 3 e X-men vs Street Fighter ambos lançados no mesmo ano e bem mais famosos.

muito mais famosos

 STREET FIGHTER III:TIRD STRIKE-FIGHT FOR THE FUTURE:


  Lançado em Maio de 1999, Street Fighter III- 3RD Strike é a terceira atualização de Street Fighter III,tudo foi melhorado, seja nos gráfico e na jogabilidade.



 
a obra prima da capcom

 A CAPCOM  atendeu ao pedido dos fãs e trouxe mais um personagem clássico: a carismática Chun-Li.

a volta de chun-li

Além disso, tivemos a volta do famoso bonus Stage: Destroy the car, que não aparecia desde Super Street Fighter II.

destruindo o carro

Street Fighter III- 3rd Strike  é considerado a obra prima da série com gáficos e jogabilidade totalmente refinada que proporcionou partidas espetaculares como a famosa luta entre Daigo e Justin Wong:

isso é histórico

OS NOVOS LUTADORES:

  Além dos personagens anteriores foram includos:

Chun-Li: 


  A volta de Chun-Li deu-se ao apelo popular dessa carismática personagem. Chun-Li estava presente em toda a saga Street Fighter, e era inconcebível que a série Street Fighter III fosse finalizada sem a presença dessa incrível lutadora. em Street Fighter III 3rd Strike, Chun-Li está mais poderosa do que nunca. Rápida como sempre, com seus Super Arts bem eficientes combinando com sua força, fazem de Chun-Li uma das melhores personagens desse jogo.

Q: 


  Um lutador misterioso que usa uma máscara de ferro e um sobretudo.

Remy: 


Apresenta um estilo de jogo muito parecido com o que era encontrado em Guile e Charlie. Entrou no torneio devido ao ódio contra seu pai

Makoto: 


  Uma garota jovem, estudante de karate que decide desafiar Ryu

Twelve:


   Um super soldado criado por Gill com o objetivo de matar Necro.

  Street Fighter III-3RD Strike obteve um sucesso mediano graças as conversões caseiras para o Dreamcast, Playstation 2, X-Box, Playstation 3 e X-Box 360.


versões caseiras

   Devido a avançada tecnologia utilizada no jogo,além de deixar personagens clássicos de lado, Street Fighter III só veio a ser reconhecido como uma obra prima tardiamente, isso impactou de maneira negativa a série e foi preciso esperar dez anos pelo lançamento da quarta parte de Street Fighter que veremos na última parte do especial, até lá!



Um comentário:

  1. Excelente matéria,que resgata uma trilogia muitas vezes incompreendida. Parabéns!

    ResponderExcluir