quarta-feira, 12 de abril de 2017

Doug- O desenho que falava sobre ser adolescente

  Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle, hoje irei falar de um dos desenhos animados mais cultuados da década de 1990: Doug.

doug e costelinha

   Para quem não conhece, o desenho conta a história de Doug Funnie, um garoto de onze anos de idade que mora na cidade de Bluffington. Diferente de muitos desenhos animados, Doug tem a estrutura parecida com um típico seriado adolescente com seus dia a dia na escola, as aventuras com seu amigo Skeeter,as provocações do violento Roger e principalmente sua paixão pela menina mais bonita da escola: Patti Maionese.         

adolescência em desenho

  A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida,suas alegrias e tristezas,o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.

querido diário

IMAGINAÇÃO ADOLESCENTE:

dando asas a imaginação

  Uma das coisas mais bacanas é que Doug age como um típico garoto de onze anos que ao mesmo tempo em que está descobrindo o primeiro amor,mas ainda gosta de imaginar situações surreais, em seus devaneios Doug assume as identidades de Homem-Codorna (um super-herói inspirado no superman), Smash Adams (um espião no melhor estilo 007) e Race Canyon (um aventureiro idêntico a Indiana Jones).

os alter-egos de doug

OS PERSONAGENS:

Douglas Yancey "Doug" Funnie:


  É o personagem principal da série. Ele mora com sua mãe Theda, seu pai Phil, sua irmã Judy e seu cachorro Costelinha , na cidade fictícia de Bluffington. Narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. É apaixonado por Pattie Maionese.

Costelinha:


  É o cachorro de estimação de Doug.Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug. Na imaginação de Doug, Costelinha é Cãodorna.

Skeeter Valentine:


  O melhor amigo de Doug, sempre ajuda o colega em todas as ocasiões.Embora não pareça, Skeeter tem um QI elevado.

Patrícia "Patti" Maionese:


  É  amiga de Doug, que é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro. Inteligente, comportada e alegre, é uma boa esportista, que está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug. É órfã de mãe e o pai vive numa cadeira de rodas, mas é bem hiperativo. Acredita-se que ficou assim num acidente que possivelmente lhe tirou a esposa, embora isso nunca tenha sido especulado na série.

Roger Klotz:


  Maior rival de Doug. É um valentão que juntamente aos seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele, que mora com sua mãe em um trailer.

Beebe Bluff:


  É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura sempre ser justa com os amigos, tanto que em Doug O Filme, mandou que seu pai deixasse Doug e Skeeter em paz. Foi ela que deu em Doug seu primeiro beijo.

Theda Opal Funnie:


  Mãe de Doug, é a encarregada do depósito de reciclagem da cidade, tarefa esta que ela leva a sério demais.

Phillip "Phil" Funnie:


 Pai de Doug, especialista em fotografia. Tem a irritante mania de falar tudo em rimas em algumas ocasiões.

Judith Anastasia "Judy" Funnie:


 Irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos, tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética. Chega a agir de modo rude com Doug, mas mesmo assim não deixa de ajudá-lo. Odeia quando Doug entra em seu quarto.

AS DUAS VERSÕES DE DOUG:

  Uma coisa interessante sobre Doug é que a série teve duas fases bem distintas: a primeira produzida pela Nickelodeon e a segunda pela Disney.

A FASE DA NICKELODEON:

adolescentes "reais"

  Em sua primeira fase produzida para o canal Nickelodeon, a série Doug teve um total de 52 episódios divididos em 4 temporadas, com duas histórias de 11 minutos por episódio.
  É da Nickelodeon a famosa abertura da série com Doug e Costelinha lembrada até hoje pelos fãs.

a famosa abertura

 Nessa fase a imaginação de Doug reagia a várias situações de sua vida, o ajudando a superar seus medos.

amor adolescente

  Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou evitando que ela descubra seus sentimentos. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug.

A FASE DISNEY:

todos bonzinhos

   A fase produzida pela Disney, criou  uma irmã caçula para Doug, Motoneta Cleópatra, e também avançou a idade do personagem central para 12 e meio. Praticamente todos os personagens ganharam novas roupas, e até novas personalidades como Roger que ficou menos violento, passou a ser amigo de Doug e sua mãe ficou rica graças a uma herança, além disso todos os estudantes foram para outra escola.

mudanças sutis

  Muitos fãs detestam essa versão da Disney por causa das mudanças que ocorreram na estrutura da história. Doug se tornou menos imaginativo, fazendo com que os episódios tivessem menos cenas fantasiosas em sua mente; além disso o diário de Doug perdeu a importância nessa fase.
  Apesar de tudo a abertura é lembrada com carinho pelos fãs.

o famoso assobio

  Mesmo com essas mudanças, a série marcou uma geração de fãs que cresceram nos anos 90 e viram em desenho animado quase os mesmos problemas que eles viviam no mundo real.Bem é isso ai pessoal, espero que tenham conhecido ou matado a saudade dessa série espetacular, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário