terça-feira, 25 de abril de 2017

As "Grandes/Pequenas" Histórias parte 1: O Homem-Aranha

  Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais um especial do Canil do Beagle.   Dessa vez resolvi fazer uma postagem sobre HQs diferente, todo fã de quadrinhos tem a sua lista de melhores histórias de todos os tempos: Watchmen, Batman o Cavaleiro das Trevas, Superman o Homem de Aço, Marvels, Crise nas Infinitas Terras, Desafio Infinito, Guerra Civil e por ai vai...


elas estão em todas as litas

  Percebam que muitas dessas histórias são minisséries ou Graphic Novels, então  resolvi fazer uma lista ao contrário: focar apenas nas histórias publicadas nas revistas de linha, vocês da nova geração podem até estranhar afinal de contas hoje em dia as editoras vivem de mega sagas que duram quase vinte capítulos além dos chamados Tie In (histórias paralelas que complementam a saga principal).

 

não basta uma mega saga precisa ter história paralela

  Mas sabiam ó jovens leitores que antigamente era possível fazer um verdadeiro épico em apenas três ou no máximo quatro edições? E esse será o número limite que a história escolhida para a lista deverá ter.
   Os escolhidos para esse especial são: Homem-Aranha, X-men, Batman, Superman e Liga da justiça. Cada um deles terá uma postagem própria, espero que você goste da lista e até tenha vontade de correr atrás dessas histórias.

O AMIGÃO DA VIZINHANÇA:


  O primeiro da lista foi obviamente o Homem-Aranha, as histórias do nosso querido aracnídeo sempre foram bem contadas e por incrível que pareça ele teve poucas edições especiais ou minisséries, suas grandes histórias foram contadas nas revistas de linha por isso essa foi a lista mais fácil de todas.Então chega de conversa e vamos as indicações:

O GAROTO QUE COLECIONAVA ARANHA:


  A primeira história que vem na cabeça quando falamos de boas histórias contidas é essa, ela chegou a ser eleita uma das 10 melhores histórias do Aranha, na trama o jovem Tim Harrison encontra-se em sua cama. Uma citação de um pedaço de um jornal diz que ele é o maior fã do Homem-Aranha no mundo e recolheu todos os artigos disponíveis sobre o herói, incluindo um álbum inteiro de retrações do Clarim Diário.  De repente, o Homem-Aranha entra em seu quarto, surpreendendo o garoto e, em seguinte, dizendo que queria muito conversar com o mesmo.
Tim pergunta quem realmente é o Homem-Aranha, mesmo na primeira tentativa o garoto não conseguindo arrancar uma resposta positiva, o aracnídeo revela seu rosto, tirando a máscara e se identificando como Peter Parker, e além de dizer que todas as fotos dos artigos que o garoto tem, foi ele mesmo quem as tirou. Após Tim jurar que não revelaria a identidade do super herói, o Homem-Aranha parte após um abraço; A última das legendas do jornal afirma que o único desejo do menino era conhecer o herói em pessoa, porque ele vai morrer de leucemia em poucos dias.
  A história é tão emocionante que foi adaptada para o desenho do Aranha da década de 90, só que no lugar do jovem Tim tivemos uma garota chamada Taina.


 No Brasil, saiu em Homem-Aranha 19 da editora Abril.

O SEXTETO SINISTRO:


 Para a primeira edição da revista anual do Homem-Aranha a Marvel decidiu fazer uma história épica, na trama os seis maiores inimigos do Aranha: Dr. Octopus, Homem Areia, Mystério, Abutre, Electro e Kraven se unem e formam o grupo: sexteto sinistro, para derrotar o nosso herói, para isso eles sequestram a tia May pois sabiam que Peter era uma espécie de fotógrafo oficial do Aranha, desesperado o aracnídeo parte para o resgate, o problema é que ele perde seus poderes temporariamente no meio da  maior batalha de sua vida até então.
  Divertida história, um épico de apenas 48 páginas recheado de aparições especiais de vários heróis da editora e com muita ação.


No Brasil, saiu em: Origens dos Super -heróis Marvel 3 da editora Abril e Coleção Histórica do Marvel:Homem-Aranha 4 da editora Panini.

HOMEM-ARANHA NUNCA MAIS:


  Uma das mais emblemáticas histórias do Homem-Aranha, após vários problemas, perseguições do Clarim Diário e decepções, Peter Parker decide abandonar a carreira de super-herói jogando seu uniforme no lixo. Enquanto isso surge um poderoso mafioso na cidade: O Rei do Crime e ocorre uma "explosão" de crimes em Nova York, Peter então percebe que todos precisam do Homem-Aranha e decide voltara a ser o herói.
 Mais um épico contado em apenas uma edição, porém a batalha contra o Rei do Crime acontece por mais duas edições.A história é tão importante que serviu de base para o filme Homem-Aranha 2.


No Brasil, saiu em Grande Heróis Marvel 23 da editora Abril e na Coleção Histórica Marvel: Homem-Aranha 6.

A NOITE EM QUE GWEN STACY MORREU:

 

  A mais dramática história do Homem-Aranha foi publicada em apenas duas partes, na trama Norman Osborn recupera a sua memória e volta a ser o Duende Verde, o vilão sequestra a namorada de Peter, Gwen Stacy, e a leva para a Ponte George Washington. O Duende e Homem-Aranha lutam, e o vilão atira Gwen da ponte. Homem-aranha lança sua teia em suas pernas  para pega-lá. No entanto, ele rapidamente percebe que ela está morta. O seu pescoço foi quebrado devido a parada súbita. O Duende Verde escapa, e Homem-Aranha o persegue até encurralá-lo em um de seus esconderijos, os dois lutam até o limite, mas o vilão acaba morto por seu planador após tentar atingir o Aranha.
  Em apenas duas edições a Marvel virou a vida do escalador de paredes pelo avesso, matou a namorada de um herói pela primeira vez e decretou o fim da Era de Prata nos quadrinhos.


No Brasil, saiu em Marvel Especial 2, A teia do Aranha 23 da editora Abril e Coleção Histórica  Marvel: Homem-Aranha 1 da editora Panini.

O DUENDE VERDE VIVE OUTRA VEZ:


  Harry Osborn descobre que Peter Parker, seu colega de apartamento, é o Homem-Aranha.   Convencido de que este matou seu pai, Harry assume a identidade secreta do Duende Verde e busca vingança:ele sequestra tia May, Mary Jane e Flash Thompson e os prende, cada um em um ponto diferente da cidade, a uma cadeira armada com uma bomba. Porém, apenas uma dessa bombas é verdadeira.
  O Homem-Aranha terá que descobrir qual dos três está preso à cadeira com a bomba verdadeira em apenas 6 minutos.
  História em duas partes que mostra Harry Osborn o melhor amigo de Peter  assumindo o manto do pai e se tornando um Duende Verde mais ameaçador e louco que o anterior.


  No Brasil, saiu em A Teia do Aranha 27 e 28  da editora Abril e Coleção Histórica Marvel:  Homem-Aranha 11 da editora Panini.

24 HORAS PARA MORRER:


  O Dr Smythe resolve se vingar do homem-aranha e de J.Jonah.Jameson, os dois são presos a uma algema-bomba programada para explodir em 24 horas, os dois rivais precisam se unir para descobrir a solução do problema.
  Divertida história em que os dois maiores rivais da Marvel são obrigados a ficarem juntos, a trama também foi adaptada para o desenho animado dos anos 90.


No Brasil, saiu em Homem-Aranha 6 e A Teia do Aranha 47 da editora Abril.

FLASHBACK:


  Ao visitar o túmulo do tio Ben no aniversário de sua morte, o Homem-Aranha relembra toda a sua carreira.
  Belíssima história, mostrando os principais fatos da vida do aranha, percebemos que o herói carrega até hoje o sentimento de culpa pela morte do tio Ben e a promessa de que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.


 No Brasil, saiu em Homem-Aranha 49 da RGE e A Teia do Aranha 49 da Abril.

NINGUÉM PODE DETER O FANÁTICO:


  A Madame Teia é ameaçada de morte pelo Fanático,ela entra em contato com o Aranha e este se mete num problema maior do que poderia resolver. Mas o herói tenta, com todas as forças, deter o avanço do Fanático.
  Em uma das mais fantásticas histórias do Aranha, nessa história em duas partes vemos o franzino herói tentando deter a todo custo o gigantesco e "imparável" Fanático.


No Brasil, saiu em  Homem-Aranha 37 da editora Abril.

RÉQUIEM:



  Nesse épico em quatro partes a Tia May é dada como morta, desolado Peter visita a casa de sua tia e descobre que tudo não passa de um plano do vilão Mystério e para completar todo o drama Parker finalmente fica cara a cara com o assassino do Tio Ben.
  Uma história emocionante que começa com a morte da tia May, no decorrer da história vemos que tudo não passa de um plano do Mystério e por fim vemos o inesperado confronto do Aranha com o homem que matou o seu tio.



No Brasil, saiu em Homem-aranha 8 e 9 e em A  Teia do Aranha 52 e 53 da editora Abril.

O DUENDE MACABRO ATACA:


 Após uma perseguição com o Homem-Aranha, um bandido acaba encontrando o antigo esconderijo do Duende Verde. Um misterioso comprador acaba pegando o equipamento para si e cria um novo vilão:o Duende Macabro.
  Outra grande História em apenas duas partes acompanhamos o surgimento do mais emblemático inimigo do aranha durante a década de 80:o enigmático Duende Macabro. O mistério de sua identidade permeou toda a década.


 No Brasil saiu em Homem-Aranha 47 e em A Teia do Aranha 60 da editora Abril.

QUANDO EMERGEM AS LEMBRANÇAS:


 Durante a saga do uniforme negro Peter descobre que tia May vem recebendo cartas de um antigo namorado da juventude e que ele na verdade é um velho criminoso.
  História tocante em que conhecemos um pouco mais do passado da tia May e do Tio Ben e sua coragem de livrar a amada das garras de um criminoso, em quanto no presente Peter tenta fazer a mesma coisa, além disso vemos como o uniforme negro está dominando o herói.


 No Brasil, saiu em homem-aranha 75 da editora Abril.

HOMEM-ARANHA VS WOLVERINE:


  Nessa edição especial vemos Peter Parker e Ned Leeds viajarem para a Alemanha Oriental, para realizarem uma reportagem, no meio do caminho surge Wolverine que pede ajuda ao Homem-Aranha para resolvei um caso de espionagem, no decorrer da trama Ned é assassinado. 
  Umas das grandes tramas do Aranha do fim dos anos 80 no limiar da Guerra Fria, com um clima de espionagem no melhor estilo dos filmes de 007, além disso temos uma ótima luta entre o Homem-Aranha e o Wolverine.


  No Brasil, saiu em Homem-Aranha 94 da editora Abril.

IDENTIDADE REVELADA:


  Mais uma grande trama em apenas 3 partes, continuação dos fatos do especial com o Wolverine.  Após trazer o corpo de Ned Leeds da Alemanha Oriental, Peter descobre que ele era na verdade o vilão Duende Macabro, abalado pela revelação o Aranha precisa enfrentar um novo Duende Macabro muito mais violento que o anterior.
 O maior mistério do universo do Aranha da década de 80 era a identidade do Duende Macabro, tudo foi revelado nessa trama, porém a identidade deixou os leitores decepcionados, fato esse que seria corrigido no futuro.


  No Brasil, saiu em Homem-Aranha 95 e 96 da editora Abril.

VENOM:


  Ao chegar em seu apartamento, Peter encontra Mary Jane aterrorizada após ser surpreendida por uma criatura sinistra vestida com um uniforme negro quase idêntico ao do Aranha. Após uma incansável busca pela cidade o herói se depara com o maligno inimigo e descobre que na verdade ele é Eddie Brock, um jornalista que caiu em desgraça após o Aranha provar que uma de suas reportagens era falsa e nutrindo um ódio mortal foi escolhido pelo Simbionte para ser seu hospedeiro.
Mais uma vez, em apenas uma única história temos um clássico do escalador de paredes,além disso temos o surgimento do mais emblemático inimigo do Aranha da década de 90: Venom. uma história muito bacana muito anetes da banalização do personagem.


No Brasil saiu em Homem-Aranha 105, O Melhor do Homem-Aranha 1 da Editora Abril e Homem-Aranha Grandes desafios 1 da editora Panini.

A GUERRA DOS DUENDES:


 Durante a saga Inferno o novo Duende Macabro ameaça a família de Harry Osborn, irritado ele resolve vestir novamente seu uniforme de Duende Verde e resolve partir para o ataque. Enquanto luta contra o caos que tomou conta da cidade o Aranha se vê no meio da luta dos dois duendes.
  História muito bacana, passada durante a saga Inferno em que Nova York foi invadida por demônios, temos o sonho de vários fãs das HQs: o confronto entre o Duende Verde e o Duende Macabro.


  No Brasil saiu em Homem-Aranha 110 e 111 e o Melhor do Homem-Aranha 2 da editora Abril.

FOME DE VINGANÇA:


  Em apenas três partes acompanhamos a mais tensa batalha entre o Aranha e Venom, com o vilão, ameaçando todos os seus amigos e cercando o heróis dentro da casa da tia May.
  Na minha opinião foi a ultima grande história com o Venom, aqui ele ainda era realmente assustador, depois disso o vilão foi totalmente banalizado chegando a virar um anti-herói típico dos anos 90.


  No Brasil, saiu em Homem-Aranha 114, O Melhor do Homem-Aranha 3  da editora Abril e Homem-Aranha Grandes desafio 1 da editora Panini.

HOMEM-ARANHA VS VINGADORES:


  Enganado pelo vilão Fantasma do Espaço,o Homem-Aranha forma uma equipe de foras da lei composta pelo Puma, Homem-Areia,Rocket Racer e o Gatuno, eles acabam entrando em colisão contra os Vingadores.
  Divertida história em três partes, onde vemos o escalador de paredes sendo feito de bobo e por causa de um mal entendido parte para cima dos heróis mais poderosos da Terra.


No Brasil, saiu em Grande Heróis Marvel 44 da editora Abril.

MEU MELHOR INIMIGO:


 Harry Osborn, o Duende Verde se muda com a família para o mesmo apartamento que Peter e passa a atormentá-lo, ele acaba sequestrando Mary Jane e enfrenta Peter, o vilão acaba se redimindo e salvando a esposa do heróis da explosão de um prédio, no final Harry morre nos braços do Aranha.
 Uma das mais tocante histórias do Aranha, vemos que a esquizofrenia de Harry foi o que sempre o afastou de Peter.
  Essa é uma trama que se desenrolou em Homem-Aranha anual 5, A teia do Aranha 76, porém teve sua conclusão nessa história única.


 No Brasil, saiu em Homem-aranha 158 da Editora Abril.

  Bem, é isso ai pessoal, espero que tenham gostado dessa lista e que possam correr atrás dessas histórias, algumas  são clássicos lembrados pelos fãs, outras são pouco comentadas, mas todas são divertidas. Na próxima parte irei falar das "pequenas/grandes" histórias do Batman, até a lá!.  

2 comentários:

  1. Eu era viciado na Teia do Aranha, as melhores estórias do Aracnídeo se encontravam nela. Ótima matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Tempo em que as histórias do aranha eram boas, tive quase todas, mas logo depois veio a Saga do Clone e parei, tentei o retorno na fase do Strazinsk mas veio os filhos da Gwen com o Osborn e parei de ler completamente.

    ResponderExcluir