quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Wes Craven e a hora do pesadelo parte 2

   Olá a todos,espero que tenham gostado da primeira parte da minha homenagem tardia ao mestre Wes Craven,como prometido nessa segunda parte irei relembrar e analisar todos os filmes da saga a hora do pesadelo, espero que curtam.

criador e criatura
 
   A série a Hora do pesadelo sempre se diferenciou dos demais filmes de terror devido a sua qualidade,além disso a série sempre contou com bons diretores:Wes Craven,Chuck Russel(diretor de o máskara), Renny Harlin(duro de matar 2),e Stephen Hopikins (predador 2), além de um bom elenco com atores de filmes B ou futuros astros do cinema como: John Saxon(operação dragão), Johny Depp(piratas do carbie),Lawrence fishburne(matrix), Yaphet Kotto( alien),Patricia Arquette(boyhood), entre outros.

- a hora do pesadelo: Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono. o primeiro filme da série e meu favorito,aqui o Freddy é um personagem sério,frio e cruel, esse é o filme que marcou minha infância.

o primeiro e melhor filme da série

- a hora do pesadelo 2- a vingança de freddy: tudo começa quando uma família se muda para a antiga casa de Nancy a sobrevivente do filme anterior na Elm Street. Logo o jovem Jesse  passa a ter horríveis pesadelos com freddy krueger querendo dominar seu corpo. Lisa, sua namorada, investiga e descobre o passado da casa. Entretanto, Freddy já está de posse do corpo de Jesse e o obriga a cometer alguns assassinatos.
  Acho esse o filme mais esquisito da série pois joga fora diversas coisas do primeiro filme e cria um monte de absurdos: freddy tentando possuir o corpo de Jesse, freddy vindo para o mundo real e mantendo seus poderes,mas existem coisas boas como o diário de nancy fazendo uma ligação com o primeiro filme e a expansão da mitologia do personagem.Como filme de terror é bacana agora como filme da franquia a hora do pesadelo, só perde para a ridícula parte 6.

a esquisita parte 2

-a hora do pesadelo 3- os guerreiros dos sonhos: Nancy Thompson a única  sobrevivente dos ataques de Freddy Krueger no primeiro filme, é agora uma psicóloga especialista em sonhos. Ela trata de alguns adolescentes em um sanatório, que são atacados por Krueger em seus sonhos. Para combatê-lo, Nancy ensina as crianças a usarem suas habilidades especiais no mundo onírico. Quando Krueger sequestra um de seus pupilos, Nancy lidera uma busca no domínio do assassino para resgatá-lo.Esse é um dos filmes mais legais da série, A premissa original do filme seria com Freddy Krueger invadindo o mundo real e atacando o elenco e equipe técnica responsável pela série de filmes,porém a ideia foi rejeitada pelo estúdio,aqui temos os personagens mais carismáticos de toda a série: kristen,joey,kincaid,taryn,will,phillip, além disso a série passou a ter um clima de teen movie dos anos 1980.

a espetacular parte 3

- a hora do pesadelo 4- o mestre dos sonhos: Freddy Krueger retorna e logo mata os três sobreviventes do filme anterior. Só que Kristen, que possui o poder de atrair outras pessoas em seus sonhos, consegue transferir seu poder para a amiga Alice antes de sua morte. É a chance ideal para que Freddy se aproveite do poder recém-adquirido por Alice, usando-a para matar outras pessoas.Esse aqui é considerado o blockbuster da franquia,com os melhores efeitos especiais e um diretor TOP da época (Renny Harlin de diversos filmes de ação),portanto foi o momento chave onde freddy se tornou um pop star e o auge da freddymania,tem um clima que lembra  os filmes  adolescentes dos anos 1980 a lá ferris bueller,acho os personagens bem cativantes: alice,dan,rick,sheila,debbie. uma lembrança que eu tenho desse filme foi quando o SBT passou a parte 3 pela primeira vez no cinema em casa (que era as 4ª feiras a noite) e  todo comercial rolava um teaser e até o trailer da parte 4 que ia estrear na 6ª feira.

o blockbuster da série

-a hora do pesadelo 5-o maior horror de freddy: Após sobreviver ao último ataque de Freddy , Alice  tem um período de calmaria até voltar a ter sonhos com o assassino. Desta vez o alvo de Freddy não é Alice, mas o filho que ela carrega na barriga. Seu plano é usá-lo para que possa nascer outra vez. Esse filme sempre gera sentimentos conflituosos nos fãs,eu mesmo a primeira vez que eu vi detestei,achei sem graça,mas com o passar do tempo vi que o filme tem muitas qualidades: o filme tenta ter um tom mais sério em relação a parte 4 com um roteiro inteligente(ao contrário do anterior que não tinha roteiro apenas aproveitava idéias de pesadelos que sobraram do terceiro filmes) abordando também a depressão pré parto,esquizofrenia, e até insinuações de aborto e tentativa de retirar a guarda do filho da Alice ,reparem que existe um grande arco envolvendo as partes 3,4 e 5, um clima tétrico,sombrio e com uma excelente direção de arte,poucas piadas(mais ligas ao super freddy),foram apenas 3 mortes (em contra partida do festival de mortes da parte 4) e ainda tivemos uma personagem cética que num fato inédito e único na série escapa do ataque de freddy.
   O grande problema desse filme são os coadjuvantes, totalmente sem carisma principalmente se comparados aos personagens das partes 1,3 e 4 em que o público se apegava e até hoje muitos fãs sabem os nomes de todos já os da parte 5? quem se importa?!
  A série poderia ter acabado aqui com dignidade e seriamos poupados da execrável parte 6 .
PS: a titulo de curiosidade o VHS nacional desse filme é absurdamente escuro,praticamente quase não dá pra ver nada,só fui admirar o filme em sua totalidade com o dvd.

o filme mais incompreendido da série 

-o pesadelo final a morte de freddy: Maggie Burroughs é uma psicóloga que consegue penetrar nos pensamentos do jovem John Doe, onde Freddy Krueger o ameaça.Foragido de Springwood, a cidade onde Freddy apareceu pela primeira vez, é o último sobrevivente jovem da região. Desmemoriado, ele afirma ser o filho de Freddy e caberá a drª.Maggie descobrir a verdade sobre esse fato que revelará um segredo de sua infância.
  Ah a parte 6 de a hora do pesadelo,quanta história tenho pra contar desse filme, o ano era 1992 eu morava em Natal no Rio Grande do Norte com minha mãe e minha irmã mais velha quando o filme estreou por lá, óbvio que eu queria ver, o problema é que ele era censura 14 anos e eu tinha apenas 11,minha irmã falou que não tinha problema e lá fomos nos dois para o shopping, ingresso comprado, chegando na porta da sala  eu fui barrado por causa da minha idade, vocês não tem noção do meu desespero, minha irmã havia me metido numa furada como muitas posteriores, aliás um dos esportes preferidos dos irmãos mais velhos e colocar o irmão mais novo em roubadas,não adiantou chorar,espernear fui barrado mesmo, só entraria com um responsável maior de idade, fomos até um orelhão,explicamos a situação para a minha mãe que foi no shopping ficou com o ingresso da minha irmã e entrou junto comigo pra ver o filme enquanto minha irmã foi ver as lojas, entrei no meio do filme, mas mesmo assim adorei a experiência principalmente por ser exibido em 3D nos 15 minutos finais, o único problema é que esse é o pior filme da franquia onde freddy foi transformado em um palhaço que não usa suas garras.

 a execrável sexta parte

-o novo pesadelo o retorno de freddy krueger: O filme "A Hora do Pesadelo" está perto de completar 10 anos, a atriz Heather Langenkamp que interpretou nancy no primeiro filme, fica assustada ao ouvir por telefone uma voz bastante parecida com a de Freddy Krueger. Pouco tempo depois o marido dela morre em um acidente de carro, sendo encontrado com as famosas marcas provocadas pela garra metálica de Freddy. Heather descobre que Wes Craven, diretor do filme original, está escrevendo o roteiro de uma sequência. É quando percebe que, para enfrentar Freddy, precisará voltar a interpretar Nancy Thomson, sua personagem no filme.
   É um dos meus episódios favoritos da franquia!Assisti pela primeira vez em VHS (da saudosa América Vídeo), Acho a idéia desse filme muito boa. O melhor é ver os atores interpretando eles mesmos, Além de Heather Langenkamp, o diretor Wes Craven, Robert Englund, John Saxon (que interpreta o pai de Nancy no primeiro e terceiro filme) estarem no longa como eles mesmos, a cena do funeral do marido de Heather, conta com um monte  de participações especiais de atores que participara dos filmes anteriores como Amanda Wyss, que viveu Tina e Jsu Garcia, que interpretou Rod, ambos no primeiro filme e Tuesday Knight, que fez o papel de Kristen na parte 4,além disso temos reedições de cenas como Heather falando um “dane-se seu passe” para uma enfermeira (em alusão a cena do corredor da escola) e a morte da babá Julie, que reedita o assassinato da primeira vítima de Krueger.

a bela homenagem da parte 7

   Depois disso freddy só voltou as telas de cinema em 2003 no crossover com jason da série sexta-feira 13 e no remake de 2010,porém sem a mesma fama de outrora.
   Apesar do texto gigante espero que tenham gostado dessa homenagem mesmo que tardia a Wes Craven e sua maior criação, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário